Cultivo de Sphagnum

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Cultivo de Sphagnum

Mensagem por delagostini »

Pessoal,procurando aqui no fórum encontrei apenas esse tópico como-cultivar-o-sphagnum-t1227.html (que possui uns links pra outros nas respostas) mas não conseguiu tirar algumas dúvidas que estou a respeito do sphagnum.

Gostaria de saber se ao compra-lo desidratado/seco ainda conseguimos tirar mudas/brotos dele e se a fervura atrapalha esse processo (já li dizerem que sim e já li dizerem que não portanto não sei o que é melhor).


E apenas para esclarecer, de acordo com tudo que li, o certo seria colocar um pouco de turfa/areia no fundo de um vaso, cobrir o restante com o musgo, molhar bem, tampar esse vaso e deixar com luz indireta, seria isso mesmo?

Depois dele vivo, pode-se coloca-lo em sol pleno ou ele morre?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem amigo, com musgo totalmente desidratado acredito que não brota mais, pode haver sementes dele no meio que germinariam. porem musgo totalmente desidratado nem e tão comercializado mais, a maioria vende o semi desidratado que brota com muita facilidade, hoje eu tenho meu cultivo de musgo crescendo. não usei areia eu tenho uma pequena estufa de 1m x 50cm x 50cm (CxLxA) reparti em 3 blocos de +ou- 30x50 dois deles estão com musgo, fiz uma camada de 1cm de musgo que comprei semi desidratado mesmo e como tinha comprado 4kg separei dentro do pacote vários brotos pequenos, ainda verdes e deixei por cima, hoje ja esta parecendo uma grama, assim que conseguir um tempinho quero montar um tópico explicando como fiz ate para ajudar outros membros.

fervura mata tudo no musgo, inclusive ele, essa e a função dela, matar bactérias e sementes de ervas daninha...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Essa questão da fervura era o que eu imaginava mesmo! Mas vez ou outra leio algum doido falando que os esporos não morrem no processo. Mas bom saber!


Como identifico os brotos?
O que estiver verde/vermelho é mais chance de sucesso?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

delagostini escreveu:Gostaria de saber se ao compra-lo desidratado/seco ainda conseguimos tirar mudas/brotos dele e se a fervura atrapalha esse processo (já li dizerem que sim e já li dizerem que não portanto não sei o que é melhor).
Não sou tão experiente em carnívoras como o Smart2, mas sei um tantinho sobre musgos, basicamente, musgo é muito dificil MORRER de vez. Ele reativa as partes vegetativas, além de sempre carregar consigo esporos. Fervura atrapalha sim, pois esta mata tudo que estiver ali, poucos seres vivos sobrevivem à fervura. Além de, no cultivo de plantas carnívoras, a fervura reduzir o tempo útil do musgo, uma vez 100% morto, ele não tem bacterias ou fungos logo após a fervura, mas depois de um tempo, enquanto o musgo caso estivesse vivo se defende das infecções, o que está morto, é apenas materia orgânica, e não se defende de nada
delagostini escreveu: E apenas para esclarecer, de acordo com tudo que li, o certo seria colocar um pouco de turfa/areia no fundo de um vaso, cobrir o restante com o musgo, molhar bem, tampar esse vaso e deixar com luz indireta, seria isso mesmo?
Depois dele vivo, pode-se coloca-lo em sol pleno ou ele morre?
Eu recomendo por em sol pleno desde o início de todo o processo, eu fiz um bog de droseras e semeei, ele está em sol pleno sob um sombrite apenas, todo o musgo já deu sinal de vida, enquanto os vasinhos que semeei que estão sob luz solar indireta, não deram sinal algum de vida.

Eu testei com:areia por baixo e musgo por cima, deu certo, musgo por baixo e musgo por cima, deu certo também. basicamente, tudo dá certo com o musgo, as vezes só demora.
smart2 escreveu:bem amigo, com musgo totalmente desidratado acredito que não brota mais
Brota de boa, musgo eu chamo da plantinha imortal. Quardamos exsicatas em herbarios, por décadas sem umidade nenhuma, e uma vez hidratados, alguns musgos até começam a fazer movimento de ciclose novamente. Outros demoram mais a ser ativados, mas todos conseguem.
smart2 escreveu:pode haver sementes dele no meio que germinariam. porem musgo totalmente desidratado nem e tão comercializado mais, a maioria vende o semi desidratado que brota com muita facilidade
Os esporos de musgo Sphagnum, pelo que percebi, são os ultimos a darem sinal, pois o proprio musgo fica verdinho antes e começa a realizar suas funções.
smart2 escreveu: assim que conseguir um tempinho quero montar um tópico explicando como fiz ate para ajudar outros membros.
Vai ser bem interessante que faças essa postagem de como conseguistes cultivar teu musgo.



Se não encontrar em floricultura nenhuma, compre pela internet, pelo facebook procure Valdemar Schosland ou Marcos Ono, ambos comercializam musgo e carnívoras, o musgo deles basta por no sol com agua, estão lá brotando lindamente.

Boa sorte!


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

você já tem dicas de monte. apenas complemento o meu modo...

eu faço de um modo parecido, mas uso o sphagnum desidratado com areia (50:50) com ou sem argila expandida. usando o semi desidratado só para plantio.

retiro broto a broto do novo e os planto como uma planta comum. borrifo sempre e os deixo em meia sombra. as bases q foram retiradas as pontas as misturo com areia (1/3) fazendo um substrato. abaixo uso o substrato com o seco, acima outra camada feita com os novos.

assim você aproveita as pontas e as bases do semi desidratado somente para plantio acima. tbm e mais ainda, lhe aconselho a usar sphagnum mais novo e melhor indicado para este cultivo. há um vendedor em SP e você sendo do mesmo estado, o frete não fica tão caro. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

a questão SOL que aprendi foi o seguinte...

na sombra o crescimento e acelerado, porem fios como cipó...
no sol o crescimento e lento porem mais bruto como moitas grossas.

musgo gosta muito de umidade, e esse e o segredo. no sol isso complica muito, na estufa isso e moleza. do resto e isso mesmo, acho estranho falar de esporos de musgo... entendo que esporos são de cogumelos e o musgo e como se fosse uma grama...porem eu não so botânico para dar nomes aos troços né kkk


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

com relação a sol, você terá q analisar as experiências. aqui comigo o sol é forte e se deram melhor em local de meia sombra. com poucas horas de sol, ou sol fraco. no sol direto em muito tempo, não se deram tão bem.

é o começar, o analisar o desenvolvimento q fará você descobrir o melhor modo. já tem boas e bastantes dicas.

Boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Caramba! Quanta informação...

Acho que já deve dar pra eu tentar dar vida para aquela "estopa" que tá no armário la de casa (que infelizmente nao sei se é nova ou velha... Comprei de um fornecedor do RS pelo ML faz uns 2 ou 3 meses)

Quanto ao nome esporos, também não sei Smart! hahahahaha ouço a galera falando e como sou novo no negócio, faço como papagaio e repito!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...Quanto ao nome esporos...
se eu não estiver engano, esporos são os brotos do sphagnum. esporos brotos, agora se de qq espécie de planta, eu não sei :(

****

Em Biologia, chamam-se esporos as unidades de reprodução das plantas (no sentido da taxonomia de Lineu, ou seja, incluindo não só as plantas verdes, mas também as algas, os musgos e os fungos). São também denominados esporos as formas latentes de muitos animais ou seus embriões, de protistas e de bactérias.
Esporo – Wikipédia, a enciclopédia livre

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esporo

procurando, achei este de modo fácil entender.
Os esporos e as sementes são métodos de reprodução das plantas. Os esporos são produzidos por aquelas que se reproduzem assexualmente, enquanto as sementes estão presentes nas de reprodução sexuada. Ambos têm o objetivo de espalhar o código genético de uma planta a um novo território para que a nova geração possa crescer longe da planta mãe.
fonte: https://www.ehow.com.br/funcao-sementes ... os_312131/


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem pessoal eu ia fazer outro topico mais resolvi adicionar valor ao que ja temos... confiram la...
post98060.html#p98060


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem