Não resisti e comprei minha primeira Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
viniexx
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 17 Jun 2016, 02:00
Localização: Leme - São Paulo
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Não resisti e comprei minha primeira Nepenthes

Mensagem por viniexx »

Eaí galera, suave?

hoje fui visitar uma nova estufa q abriu aqui na minha cidade e acabei encontrando uma nepenthes por apenas 20 reais, logo eu com grana no bolso, pergunto a vocês : Consegui resistir? Não, claro que não, peguei e trouxe a belezinha pra casa, porém notei que seus jarros estão sem o liquido dentro, apenas um contém, outros parecem estar meio murchos, notei que algumas folhas tem algumas manchinhas brancas, Os jarros vazios são normais? Quais cuidados devo tomar?

pelo que li em um dos posts de 'cultivo basico' a planta necessita ficar em lugar com altitude, deve ser regada regularmente (por borrifador ou simplesmente por a agua?), deve receber de 3 a 4 horas de sol direto. A minha ficará do lado exterior de casa.

também não sei qual a sua espécie, mas desconfio que seja das mais comuns como a alata

estou colocando uma foto para ver se conseguem me ajudar melhor, todo tipo de dica é bem vinda, pois sou inexperiente com nepenthes, Valeuuuuuu! : joia :

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img924/5254/ThOyBn.jpg[/thumbnail]
Editado pela última vez por viniexx em 12 Nov 2016, 00:00, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

essa espécie é uma alata sim ou como os outros dizem uma graciliflora, cara pelo menos aqui comigo não tem mistério cultivar elas, eu não deixo no sol aqi pq já quase matei elas apesar de 3 ou 4 horas, aqi esse horário pode matar pq como aqui é muito úmido, absorve mt rápido a umidade da planta junto com o sol e acaba matando por qualquer descuido de um ou dois dias, as minhas se desenvolvem mais na claridade do que no sol, apesar das nepenthes ser uma planta de sombra, aqui no Sul a umidade é de quase 100% e quando não é, todos os dias então nem me preocupo mas se você tiver um lugar muito úmido, ela se desenvolve tranquilo, agora em questão de deixar em lugar alto isso é de cada um, as minhas ficam no chão e nunca isso afetou em nada, eu não tenho a alata mas com a minha n. belli e raflesiana mini, nunca aconteceram esses n fatores de problemas, e enquanto a jarros secos pode por 1 colher de agua dentro dos jarros pra dar equilibrada só se quiser, isso n afeta tbm, ou pelo menos com as minhas n deram nada, com o tempo os jarros vao secar...
Abraço.


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
viniexx
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 17 Jun 2016, 02:00
Localização: Leme - São Paulo
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por viniexx »

Vitor Matheus escreveu:essa espécie é uma alata sim ou como os outros dizem uma graciliflora, cara pelo menos aqui comigo não tem mistério cultivar elas, eu não deixo no sol aqi pq já quase matei elas apesar de 3 ou 4 horas, aqi esse horário pode matar pq como aqui é muito úmido, absorve mt rápido a umidade da planta junto com o sol e acaba matando por qualquer descuido de um ou dois dias, as minhas se desenvolvem mais na claridade do que no sol, apesar das nepenthes ser uma planta de sombra, aqui no Sul a umidade é de quase 100% e quando não é, todos os dias então nem me preocupo mas se você tiver um lugar muito úmido, ela se desenvolve tranquilo, agora em questão de deixar em lugar alto isso é de cada um, as minhas ficam no chão e nunca isso afetou em nada, eu não tenho a alata mas com a minha n. belli e raflesiana mini, nunca aconteceram esses n fatores de problemas, e enquanto a jarros secos pode por 1 colher de agua dentro dos jarros pra dar equilibrada só se quiser, isso n afeta tbm, ou pelo menos com as minhas n deram nada, com o tempo os jarros vao secar...
Abraço.

hmmmmmm, interessante o cultivo somente com luz, tenho um ambiente perfeito em casa onde bate luz o dia inteiro e é coberto contra chuva e fortes ventos, porém, minha duvida enquanto a isso é, só em claridade elas desenvolve suas cores? Você rega as suas jogando agua diretamente no substrado 1 vez ao dia?


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Se deixae só na claridade os jarros vão continuar verdinhos, para dar uma bronzeada neles tem q tomar sol direto. Se for fizer isso aumente a exposição dela ao sol aos poucos, a minha alata adora o sol, toma sol direto quase o dia todo. Porém é minha única nepenthes que toma bastante sol, as demais tomam sol por algumas horas apenas.

Abraço!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Foto indisponível, favor alocá-la em outro provedor de imagens antes de compartilhá-la novamente ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

eu borrifava minhas neps mas hj em dia como meu borrifador estragou pq a agua da chuva tinha aquelas pequenas sujeiras pretas, ai acabou entupindo mas hj eu so jogo agua normal sobre as folhas... é a mesma coisa, mantem a umidade de qualquer jeito então não tem segredo cultivar elas... diferente das outras carnivoras


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
viniexx
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 17 Jun 2016, 02:00
Localização: Leme - São Paulo
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por viniexx »

rdrgobra escreveu:Foto indisponível, favor alocá-la em outro provedor de imagens antes de compartilhá-la novamente ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa
transferi a outro servidor, está disponível agora? Pra mim está normal, obrigado e abraço, vlww


Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

É uma N. Alata, que com o passar dos anos foi renomeada para N. Graciliflora. : joia :

Abçs. !


Avatar do usuário
viniexx
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 17 Jun 2016, 02:00
Localização: Leme - São Paulo
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por viniexx »

galera, hoje fui olhar minha neph e avistei uma coisinha em seu substrato que não sei como, não tinha visto antes, se repararem a foto, entre as folhas dos dois jarros da frente, o solo tem uns pontinhos verdes, aehuaehu é uma droseira que está nascendo ali, devo tirar ela de lá ou posso deixar ela nascer sem problemas? aheueau o solo não é tão úmido como os que as minhas ficam.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não consigo ver. se for uma comum, q você já tem, deixa lá mesmo. se for alguma q você ainda não tenha e irá por em vaso separado, pode sim tranquilo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem