Fabricação de Fibra de Coco caseira

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Marcelo Soares escreveu:duvida, tem diferença a fibra do coco um pouco verde comparado com a de um coco seco :?:
abraço
bem amigo no processo, sim te muita diferença, no produto final acredito que tenha muito pouca, não sei ao certo a que tentei com fibra verde ele tipo azedou ficou com um mal cheiro e tal, acho que devia ter secado ela primeiro. acredito que na durabilidade a fibra seca seria bem melhor que a verde tb, diria que ela esta mais madura e mais resistente, pela logica você pode conferir isso nos cocos, aquele que caem do pé de vez apodrecem rapidinho enquanto os secos ficam anos debaixo sem problemas.

o nosso amigo Edson estava em testes com a fibra verde mais não sei como finalizou a mesma. a seca eu fiz e aprovei os resultados o problema e so a trabalheira para triturar a fibra, ja quebrei a cabeça com algum método melhor e mais viável para fazer o processo mais não achei, ele e chato de mais para fazer mesmo porem e uma saída muito viável e acessível.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

fibra verde não deu certo comigo, mas tem um detalhe importante.

- retirar toda sujeira e coco verde interno.
- é mais fácil para cortar e fazer cubos para bater em eletrodomésticos de trituração. mas o importante é após isso deixar em água e trocar diariamente uns 3 ou 4 dias. após isso deixar secar de todo e vir a usar após +/- uns 30 dias. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
halansm
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Ago 2016, 10:12
Localização: porto velho, rondonia
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por halansm »

muito bom smart2, otima opçao, pois ja estava precisando de musgo, agora irei tentar esta otima alternativa, valeu : joia : : joia : : joia :


Marcelo Soares
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jul 2016, 21:13
Localização: Juazeiro-BA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Marcelo Soares »

obrigado pela resposta, então vou deixar o coco secar mais um bocadin rsrs
: joia :


Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

Boa ricardao... 7 dias limpando acho q nao mata ngm kkkk nem o tanino morre completamente.... Vlw ricardo vou atras de coco pra fazer meu substrato flww forte abraço


Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

Ótimo tópico, vou tentar a técnica para "apressadinhos", vou trocar a água por uns dias depois ferver até a água sair clara. Vou utilizar em nepenthes mesmo, onde já é comum o uso. Você chegou a testar secar artificialmente?


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então acredito não funcionar ja que o tanino não evapora ate onde eu sei, então o unico metodo q vi funcionar seria esse de ir lavando msm, pq se pensar bem o coco seco tem tanino igual ao verde. então secar ele na vdd não vai mudar em nada isso, o lavar faz sentido pq sai na agua né, assim como o ferver, quanto mais escura a agua mais tanino tem nela, quando ferver e ela sair clara e pq ta bom


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

smart2 escreveu:então acredito não funcionar ja que o tanino não evapora ate onde eu sei, então o unico metodo q vi funcionar seria esse de ir lavando msm, pq se pensar bem o coco seco tem tanino igual ao verde. então secar ele na vdd não vai mudar em nada isso, o lavar faz sentido pq sai na agua né, assim como o ferver, quanto mais escura a agua mais tanino tem nela, quando ferver e ela sair clara e pq ta bom
Eu estou me referindo a secar depois de todo o processo de retirada do tanino.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

crazyplantcarol escreveu: Eu estou me referindo a secar depois de todo o processo de retirada do tanino.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
então, seu medo e de mofar? embora retiremos uma enorme quantidade de tanino, sempre fica resticio, e isso no final e bom, pq grandes quantidades são prejudiciais mais dificilmente chegam a ser fatais, porem pequenas quantidade eu vejo ja como beneficas, mais veja tire o maximo pq essa pequena quantidade será o que fica ainda, sempre fica... ela pequena quantidade mão chega a ser um veneno mais age como um repelente, para micro organismos, isso ajuda na vida util do mesmo ja que sem fungos nela a decomposição será mais lenta, dificil aparecer algas, parasitas inclusive no protinho de agua. claro que com o tempo isso vai diminuindo.

mais voltando a sua pergunta, não vejo problema em secar ela, eu guardei uma boa quantidade por um bom tempo seca aqui, porem sequei ao tempo, no sol msm que aqui e forte pra kct.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

Show esse tópico!

Na cidade onde moro não achei musgo e nem fibra de coco, então também fiz a fibra só que sem triturador e sem deixar de molho os 7 dias, pois minha plantas já tinham chegado.
Peguei um coco bem seco, "triturei" na pedrada msm. :lol: depois fervi duas vezes em uma panela aberta e uma vez na pressão para acelerar e economizar gás. rs ai já plantei minha Sarracenia e minha Dio. o que sobrou de fibra coloquei de molho para ver se ia sair tanino ainda, e pelo q vi não saiu não. :) ai postar o resultado se elas vingassem, a Sarracenia soltou bastante folhas :D a Dio começou apresentar resultados agr. então acho q deu certo! :) qnd tiver mais tempo posto fotos!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem