Dionaea domada?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaea domada?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Penso que as dionaeas que já estão a bastante tempo no Brasil já tenham sido domadas.
Digo isso porque 3 que eu comprei/ganhei deram sementes agora, ou seja no inicio do nosso verão quando em seu habitat o verão acontece no meio do ano.

Semana que vem deverei estar de retorno em casa e postarei fotos.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Acho que elas dão sementes de acordo com a estação de onde estão, independente do país.
Editado pela última vez por Wictor em 05 Jan 2016, 17:02, em um total de 1 vez.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Se fosse uma Dionaea trazida diretamente dos EUA ela realmente demoraria um ou dois anos pra se adaptar à diferença entre a primavera brasileira e a americana. No entanto todas as dionéias nascidas no Brasil (por clonagem ou por semente) já nascem "sabendo" quando é a nossa primavera. Isso porque o gatilho interno para a planta iniciar floração ou entrar em dormência são elementos como fotoperíodo (quantidade de horas de sol que a planta recebe) e umidade do solo.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se possível, publique tbm novas fotos de sua germinação de dionaeas q tinha algumas diferentes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:se possível, publique tbm novas fotos de sua germinação de dionaeas q tinha algumas diferentes. : joia :
Edson,
Eu também quero ver minhas plantinhas, tem quase um mês que não em Sorocaba. Estou resolvendo os problemas de inventário de meu pai. Meus irmãos são uns i..............

As que deram sementes agora são as que tenho aqui em Osasco, mas estou sem ferramentas para postar fotos.

Sobre as domadas que tenho aqui, concordo plenamente sobre a adaptação, mas junto na mesma floreira tenho mudas que são frutos de sementes que vieram do exterior.
Agora quero saber como as de casa vão se comportar, pois elas não sofrem variações de luz, a temperatura varia pouco, etc., já que o cultivo é indoor com iluminação artificial.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Pendragon escreveu:Se fosse uma Dionaea trazida diretamente dos EUA ela realmente demoraria um ou dois anos pra se adaptar à diferença entre a primavera brasileira e a americana. No entanto todas as dionéias nascidas no Brasil (por clonagem ou por semente) já nascem "sabendo" quando é a nossa primavera. Isso porque o gatilho interno para a planta iniciar floração ou entrar em dormência são elementos como fotoperíodo (quantidade de horas de sol que a planta recebe) e umidade do solo.
Dessa eu não sabia, pensei que depois que germinavam demorava um bom tempo para as plantas aprenderem sobre as estações diferentes de seu hábitat.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

A planta não aprende, ela sente as estações assim sabe qual é.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal Paulo, isto é sinal de que elas gostaram bastante do local aonde as acomodou e, digo mais, você não foi o único a a ser agraciado com sementes de suas Dios uma vez que as minhas produziram um bom número delas :mrgreen: .

Obs.: O curioso é que não as polinizei e mesmo assim a "safra" foi relativamente boa. Será que realmente é preciso polinizar manualmente esta PC?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

rdrgobra escreveu:
Legal Paulo, isto é sinal de que elas gostaram bastante do local aonde as acomodou e, digo mais, você não foi o único a a ser agraciado com sementes de suas Dios uma vez que as minhas produziram um bom número delas :mrgreen: .

Obs.: O curioso é que não as polinizei e mesmo assim a "safra" foi relativamente boa. Será que realmente é preciso polinizar manualmente esta PC?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Acho que como os órgãos reprodutores masculinos ficam próximos ao órgão feminino pode acontecer a polinização sem precisar da nossa ajuda, mas não custa nada dar uma ajuda.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

quem me dera ter essa sorte... tenho umas 10 Dionaeas aqui e nenhuma resolve florar...

obs caso sobre algumas sementes lembrem se dos amigos... : joia : e Doe para o Banco de sementes

mais informações
banco-de-semente-t6673.html
Editado pela última vez por smart2 em 06 Jan 2016, 11:14, em um total de 1 vez.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem