Re: Novas Dioneas: substrato e saúde da planta!

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Re: Novas Dioneas: substrato e saúde da planta!

Mensagem por ifucju »

Olá pessoal! Sou nova no fórum e também no mundo das carnívoras! Comprei hoje, depois de pesquisar muito, duas dioneas para mim. A moça da floricultura, quando fui buscá-las, falou que não tinham experiência com plantas carnívoras, pois era a segunda vez apenas que encomendavam. Trouxe-as para casa e, ao comparar o solo com o Sphagnum, vi que está completamente diferente, parecendo uma terra comum (e bem fértil!), porém, as plantas parecem saudáveis, algumas armadilhas estão, inclusive, ganhando coloração vermelha já!
Queria replantá-las em um terrário, mas não consegui o musgo aqui na minha cidade, to mandando uma foto para que vocês me digam se este solo está ok para a planta ou se devo replantá-las com urgência, também para vocês me dizerem, se possível, se as plantas estão saudáveis.
Também queria saber se tem algum substituto para o Sphagnum, se posso usar musgo normal (retirado da natureza) e outras dicas assim!!
Obrigadinha

Imagem


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Oi Julia
Olha só, tem um outro tópico com dúvidas muito parecidas com as suas. Dá uma olhada lá:

varias-duvidas-ajudem-por-favor-t6609.html

E qualquer outra dúvida é só falar. : joia :

Abraço


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Também queria saber se tem algum substituto para o Sphagnum, se posso usar musgo normal (retirado da natureza) e outras dicas assim!!
busque adquirir o sphagnum, qdo conseguir você faz a troca do substrato. por hora a aparência está boa, não está pedindo.
outro musgo, não amiga, você irá matar a sua planta. no momento deixe as sua dionaeas com pires e água de chuva, ou descansada por 48 hs e em sol. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Sua planta ta muito bonita por estar nesse substrato, a planta aguenta bem com esse substrato mas é melhor trocar pelo sphagnum, com o tempo a planta vai morrer nesse substrato


ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por ifucju »

Consegui fibra de coco, posso misturar ela com areia higienizada e bolinhas de isopor enquanto não encontro Sphagnum?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Julia.

Mantenha as plantas no substrato que vieram até conseguir todo o material necessário para transferi-las para outros vasos. Causará menos estresse as suas Dionaea. :geek:

Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ifucju escreveu:Consegui fibra de coco, posso misturar ela com areia higienizada e bolinhas de isopor enquanto não encontro Sphagnum?
sobre a fibra de coco eu tenho feito testes satisfatórios com ela pura, porem a que uso e caseira e acaba ficando misturada com o Pó de coco, observe isto se for usar, (além do Tanino)

fibra de coco = função de não compactar
Pó de coco = reter agua

Bolinha de isopor = função de diminuir a compactação
Areia = função de diminuir a compactação e diminuir a retenção de agua, melhorar a fixação de raízes

as vezes vem os dois juntos e as vezes separados.

obs: musgo Sphagnum e o que a galera mais indica. Fibra de coco esta em teste, eu mesmo estou testando e sinceramente a curto prazo tenho notado ser ate melhor que o Sphagnum , porem a longo prazo ainda esta em teste.

post do teste: experiencia-com-fibra-de-coco-t6425.html

caso tenha duvidas transplante apenas uma para a fibra de coco, a planta da esquerda, acredito que terá uma divisão de rizoma, pois parece esta saindo folhas pequenas pelo lado dela, quando for transplantar e provável que consiga ver onde separar e terá 2 mudas. porem faça sempre o teste se tem TANINO na fibra antes, (so deixar uma pequena quantia submersa dentro de um copo por exemplo por 1 ou 2 dias, a agua deve sair límpida, quanto mais amarelada mais tanino ela tem, repito a agua deve sair LÍMPIDA) se sair amarelada coloque todo o substrato no mesmo processo dentro de um balde e vá trocando a agua a cada 1 ou 2 dias ate que note que a agua esta saindo limpa. uma fervura adianta o processo tb.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,


Sobre esse tipo de substrato sugiro que leia esse tópico dionaeas-com-substrato-generico-t5728-10.html no qual descrevo uma experiencia que fiz utilizando esse genérico que são utilizados por floriculturas.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por ifucju »

Obrigada pelas dicas!! Vou dar uma procurada pelo musgo em cidades próximas, se não, até o final de semana, vou realizar a troca utilizando a fibra de coco, pois percebi hoje que tem algumas armadilhas mortas sob a planta e uma armadilha que parece "queimada" na pronta provavelmente, morrendo também!

Vou fazer um pequeno terrário com as plantas e depois mostro pra vocês como ficou!!

PS.: Não consegui fazer a troca do substrato ainda pois estou em processo de lavagem da fibra de coco (vou fazer um teste, pois não tem jeito de encontrar o Sphagnum), mas as minhas plantas estão muito bonitas, com armadilhas novas nascendo e tudo mais! O problema é que agora, aqui na minha cidade, temos previsão de OITO DIAS com chuva intensa (o que é ótimo para estocar água da chuva) e não tenho iluminação artificial para as plantas, pois a grana está curta... hehe Queria saber quão prejudicadas as minhas plantas vão ficar por esse período de tempo nublado e se é necessário instalar iluminação artificial :/


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Você pode comprar o sphagnum pela internet!
Quanto a chuva as dionaeas na natureza não tem nenhuma proteção, já deixei a minha na chuva no ano inteiro. Mas isso vai de cada um , se você não sente segurança em deixar sua planta na chuva então não deixe. Se sua pc ficar sem luz solar por 8 dias não vai fazer mal (talvez fique um pouco feinha) veja se tem algum lugar onde ela recebe pelo menos luz indireta, não se esqueça também que a planta não gosta de mudanças tem que deixar ela quietinha no canto dela.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem