Aquário + terrário. É possível?

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Aquário + terrário. É possível?

Mensagem por Pendragon »

Bom tarde peoples!
Estou com a idéia de montar um aquário misto, com peixes e carnívoras. A idéia é montar um micro habitat com pedras e areia, encher até a metade com água, onde ficarão peixes e acima do nível da água plantar Droseras, Utriculárias e Sarras.
Eis mais ou menos o que eu pretendo:

Área alagada:
Substrato: Areia de rio e pedras
Plantas: U. graminifolia; S. psitacina
Peixes: Cascudos tipo "limpa-vidro" e os outros ainda não decidi.

Área seca:
Substrato: 40% sphagno seco + 10% sphagno vivo + 50% areia
Plantas: U. sandersonii; U. tricolor; S. minor; D. burmanii; D. filiformis.
Algumas dessas plantas ficariam na área de transição, como as U. sandersonii, que ficariam com as armadillhas submersas, mas já em substrato com sphagno.

As perguntas:
Alguém já fez, ou conhece quem fez?
Quais espécies seriam mais indicadas (inclusive quais suportariam ficar constantemente submersas)?
Como lidar com proliferação de algas?
Qual o pH ideal d a água pra essa configuração (dejetos de peixes acidificam a água, o esfagno tambem); e como corrigir a acidez sem usar calcário ou outras coisas que ataquem as carnívoras?

Qualquer idéia ou sugestão será bem vinda.
Abraço.

Andre Gomes


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

O ideal pra o aquário e que fica muito bonito seria usar Utricularia graminifolia.
Quanto as outras duvidas acho que o ph seria entre neutro e ácido quanto aos peixes tem que escolher algum que não vai comer as plantas e que suportem um ph mais ácido. Acho que o substrato vai acidificar muito a água vai ter que estar em constante observação para não matar os peixes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sim Pendragon, este projeto é possível e tem nome; chama-se paludário. Abaixo deixo um link para um projeto deste tipo para que você veja por onde começar:

Paludário

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Parece que vai ficar muito legal, não posso te dar nenhuma dica mais fico ansioso para ver como fica te desejo boa sorte !!!!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

rdrgobra escreveu:
Sim Pendragon, este projeto é possível e tem nome; chama-se paludário. Abaixo deixo um link para um projeto deste tipo para que você veja por onde começar:

Paludário
Rapaz, e eu achando que tinha inventado a roda :lol:
Saber o nome certo do treco abriu todo um novo mundo pra mim aqui. Agora informação nao vai faltar. Obrigado! :mrgreen:


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Estou com esse projeto guardado na gaveta a algum tempo já, é muito legal.

O único problema que vejo é o ph do sphagnum, ele é muito baixo, difícil encontrar algum animal que sobreviva na mesma água. Se tentar subir, a flora pode não resistir, então é um ponto a se considerar neste projeto.

Qual o tamanho do aquário que tu pretende usar?


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Tô com um móvel que me permite colocar um aquário de 80 litros em cima (58 x 35 x 40). Pretendo descer duas "colinas" de pedra dos cantos diagonais traseiros em direção ao centro do aquário, com o nível da água ficando a 20 cm do fundo. Nas pedras deixar entrancias para colocação de substrato de forma a que tenha contato com água para irrigação do substrato por capilaridade.
Ouvi falar em algum lugar que existem peixes de aquário que suportam acidez entre 3 e 4, mas que meu maior problema seria com os peixes predando as plantas submersas.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem