Problema com S. leucophila e S. flava red tube

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Problema com S. leucophila e S. flava red tube

Mensagem por otaviobravim »

Olá amigos

Estou com um problema com minhas Sarracenias. Elas parecem que não saem da dormência nunca, apesar de terem sofrido dormência induzida no periodo correto, ou quase.

Minha leucophila antes só havia dado um jarro, que viveu bastante, todas as outras tentativas da planta secaram a ponta. Agora, mesmo com estufa ela fica queimando a ponta...

Do antes e depois só tenho foto da flava red tube, ai vai:

[img][/img]

E agora:

[img][/img]

Percebam como elas lançam jarros e eles queimam... mesmo com estufa e tudo... sinto que Sarra não é meu forte..

Ideias?

E minha leucophila red

[img][/img]


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Como está a temperatura?
Elas gostam de temperaturas amenas. E várias horas de sol direto por dia.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tenho este problema com uma de minhas S. psittacina, a mesma não evolui e depois de muito pesquisar um amigo me deu uma dica; o substrato, no caso Sphagnum + areia estaria esquentando muito e isso literalmente "cozinha" as raízes e rizoma desta PC comprometendo o seu desenvolvimento e, em alguns casos, a leva à morte.

Atualmente estou cultivando-a num substrato alternativo a base de caca de arroz torrada, vermiculita e turfa (com fertilizante) e percebei que ela esta reagindo. Este novo "solo" mostra-se menos propenso a sobreaquecer e, por hora, a planta segue firme.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Aloysio, as temperaturas estão girando em torno dos 22 a 27 graus, não ta quente e agora ta bem umido tbm. Será que como o Rodrigo sugeriu é um problema de substrato? Como anda sua psittacina Rodrigo??


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

amigo por algum acaso elas não ficam encostando no vidro né...

pode ser substrato mesmo

confira algumas deficiências com sintomas parecidos (testado em plantação de aroz)

Potássio: Inicialmente aparece uma clorose na ponta das folhas mais velhas. À medida que esta clorose se desenvolve, o tecido necrótico toma uma forma parecida com a da letra V invertida partindo da ponta para as margens da folha.

Zinco: O primeiro sintoma aparece nas folhas mais novas caracterizado por uma clorose verde esbranquiçada. Posteriormente, nas folhas mais velhas aparecem manchas longitudinais cor de ferrugem.

eu suspeito do potássio.

fonte: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/g ... 00oyo.html


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Otaviobravim,

Minhas sarras tambem aconteci isso, percebi que deixando elas com alto indice de umidade e sol elas voltam ao normal.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Hummmm, não acho que elas apresentem clorose... Nem falta de zinco... vou tentar trocar o substrato e tbm fazer estufinha.

E não, elas não encostam no vidro não...


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

otaviobravim escreveu:Será que como o Rodrigo sugeriu é um problema de substrato? Como anda sua psittacina Rodrigo??
No meu caso foi a alta temperatura no substrato que levou a morte uma de minhas S. psittacina (a outra que esta naquele substrato alternativo vai muito bem, obrigado), portanto eu sugiro que troque o musgo com areia por algo similar ao que usei. Levando-se em conta que tu mora no DF fica fácil de você ir na loja do Gino e conseguir com ele turfa.

Fica a dica ;) ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi, Otávio.
Então, nesses anos de cultivo eu reparei que nessa época pós dormência as sarracenias ficam bem mais suscetíveis a esses tipos de problema. Ao meu ver parece que não é só problema de substrato não, porque só o substrato superaquecido não faz as folhas enrolarem, elas desidratam e secam, mas nunca reparei que elas enrolassem não.
Será que você não está com problemas com ácaros também???? Bem comum nessa época.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Wfer, não acho que sejam ácaros, já tive e e bem feia a coisa, umas bolinhas horriveis fáceis de notar... acho que deve ser substrato msm, mas posso tentar as duas coisas. Aplicar remédio e posteriormente trocar o substrato. A turfa eu vou ver como consigo, ultimamente não tenho conseguido encontrar com o amigo Gino, mas vou tentar.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem