Haste Floral - opinião-

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Haste Floral - opinião-

Mensagem por Hugo Azevedo »

Olá gente, tudo bem ?
Sou novo aqui no fórum, achei aqui no google vcs kkk
Sou biólogo e estou com uma Dionaea Muscipula há 2 meses. Cuido dela de acordo com sua necessidade ( sol indireto, pratinha com água sem cloro etc ) e acabei de reparar que ela está desenvolvendo uma haste floral.
Achei muito cedo pra ela já desenvolver uma haste floral, pois ela é novinha! Portanto eu também não sei se a planta teria energia suficiente para manter tal mecanismo dispendioso.
Gostaria de ouvir a opinião de vcs, pois é a minha primeira experiencia com planta carnívora.
Segue em anexo fotos : joia :

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-Y74F ... 68_HDR.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-bdSN ... 65_HDR.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-D0zW ... 539994.jpg[/thumbnail]


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

Primeiramente se apresente nesta área : apresente-se-f33.html
Aparentemente ela está com uma boa saúde, e deixaria crescer . Que substrato é esse ?


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Hugo Azevedo escreveu:... também não sei se a planta teria energia suficiente para manter tal mecanismo dispendioso.
Olá.

A época de floração está correta. Não se preocupe quanto ao fato de ser novinha. Na verdade, a chance de sua planta ser propagação foliar (leaf-cutting) é muito grande, portanto a idade dela é mais avançada do que parece.

Está com bom aspecto. Acredito que terá muitas sementes pela frente. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

Eu vejo 2 problemas, o primeiro é que essa planta gosta de bastante sol direto e o segundo é o substrato.
O substrato é o famigerado serrapilheira, mais para a frente troque pelo correto que é sphagnum + areia.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

Gabrielrcr escreveu:Primeiramente se apresente nesta área : apresente-se-f33.html
Aparentemente ela está com uma boa saúde, e deixaria crescer . Que substrato é esse ?
Opa, tudo bem ?
Já me apresentei ^^
Paulo escreveu:Olá,

Eu vejo 2 problemas, o primeiro é que essa planta gosta de bastante sol direto e o segundo é o substrato.
O substrato é o famigerado serrapilheira, mais para a frente troque pelo correto que é sphagnum + areia.


Paulo
Pode ser sphagnum+ perlita ?


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Hugo,

Pode ser perlita sim, eu também a uso.
Mas aguarde a haste florir e depois faça a troca, possivelmente vai conseguir umas 3 mudas dividindo o rizoma.
Dá uma olhada nesse tópico dionaea-com-substrato-generico-o-retorno-t6120.html e nele tem outro link sobre o acompanhamento delas nesse susbstrato generico
Na composição do substrato usei sphagnum + areia de filtro de piscina média + perlita, você pode usar apenas sphagnum + perlita.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

Paulo escreveu:Hugo,

Pode ser perlita sim, eu também a uso.
Mas aguarde a haste florir e depois faça a troca, possivelmente vai conseguir umas 3 mudas dividindo o rizoma.
Dá uma olhada nesse tópico dionaea-com-substrato-generico-o-retorno-t6120.html e nele tem outro link sobre o acompanhamento delas nesse susbstrato generico
Na composição do substrato usei sphagnum + areia de filtro de piscina média + perlita, você pode usar apenas sphagnum + perlita.

Abraço,


Paulo

Paulo, e quanto ao sol, eu sempre coloquei ela atras de uma janela por causa do que sempre li nos blogs, dizendo q ela gosta de sol indireto. Eu deveria coloca-la diretamente no sol ? o sol de qual hora do dia é o mais adequado ?
Agradeço desde já


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Hugo Azevedo escreveu:
Paulo, e quanto ao sol, eu sempre coloquei ela atras de uma janela por causa do que sempre li nos blogs, dizendo q ela gosta de sol indireto. Eu deveria coloca-la diretamente no sol ? o sol de qual hora do dia é o mais adequado ?
Agradeço desde já
Hugo,

No minimo 4 horas diretas de sol e o resto com muita luminosidade, tanto faz a tarde como pela manhã.
Pelo que sei são poucas as carnívoras que gostam de sombra, posso citar as nepenthes.
Eu fiz um bog de dionaeas veja em meu-bog-de-dionaeas-t6417.html que pegam sol das 7hs até as 16hs direto.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:No minimo 4 horas diretas de sol...
O ideal são 8 horas de Sol, excepcionalmente 6. Valores abaixo disso seria por em risco a saúde da planta, a menos que possa compensar a falta do "astro Rei" com iluminação artificial. Bom, aí são outros quinhentos...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

rdrgobra escreveu:
Paulo escreveu:No minimo 4 horas diretas de sol...
O ideal são 8 horas de Sol, excepcionalmente 6. Valores abaixo disso seria por em risco a saúde da planta, a menos que possa compensar a falta do "astro Rei" com iluminação artificial. Bom, aí são outros quinhentos...

Abs,

Rodrigo F. Costa
Obrigado Rodrigo *-----------*


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem