Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Experiencia com Fibra de COCO

Mensagem por smart2 »

ola pessoal como alguns já sabem em outro post meu, iniciei uma experiencia com o substrato de fibra de coco e caqueira de tijolo (substituindo areia de construção), bem como meu post la era sobre semeadura achei por bem separa-lo e postar as atualizações sobre a experiencia em um post mais especifico, pois bem aqui estamos.
antes de passarmos para as imagens gostaria de repassar alguns pontos, a fibra de coco assim como seus derivados contem uma substancia chamada de Tanino que serve como um veneno ou repelente para insetos, o qual e muito prejudicial para as raízes das plantas tb (tanto PC como qualquer outra). sabendo desta informação devemos antes de qualquer utilização fazer a devida remoção desta substancia, os processos para a remoção não são tão complicados, o mais básico seria deixar a fibra em imersão de água, normalmente dentro de um balde e ir trocando a água 1 vez por dia em media por 7 dias, porem você irá ver que no primeiro dia mesmo a água sairá muito vermelha e ao passar dos dias ela irá clareando até que a mesma sai límpida, quanto mais limpa menos tanino terá em sua fibra, alguns ainda recomendam uma fervura na fibra a fim de remover o restante do tanino e possíveis bactérias ou fungos presentes no mesmo, acredito que a fervura deva ser feita assim que a água esteja saindo bem limpa.

no meu caso usei fibra de coco aqui de casa mesmo, usei o triturador da patroa (que estava viajando :mrgreen: ) o qual desfio os cubinhos de casca que coloquei para triturar, mais deu um trabalhão, caso queiram a fibra e vendida em vários lugares como floriculturas, lojas de 1,99 ate em mercado... porem não se esqueça de testar a questão do tanino ao menos 1 dia dentro da água e você já saberá...

19/09/2015
Experiencia 01 - substrato 100% fibra de coco/farelo ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia)
Imagem

Experiencia 02 - substrato caqueira de tijolo acredito que 95% e 5% musgo sphagnum ( tinha um farelo misturado q joguei mais por cima...) ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia)
Imagem

29/09/2015
Experiencia 01 - substrato 100% fibra de coco/farelo ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia)
Imagem

Experiencia 02 - substrato caqueira de tijolo acredito que 95% e 5% musgo sphagnum (acredito que esta meio feia por ter sido feita com divisão de rizoma)
ImagemImagem

15/10/2015
Experiencia 01 - substrato 100% fibra de coco/farelo ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia)
ImagemImagemImagem

Experiencia 02 - substrato caqueira de tijolo acredito que 95% e 5% musgo sphagnum
ImagemImagem

conclusão até o momento.

Dionaea se deu muito bem na fibra de coco, porem no solo com caqueira não.
Dronsera se deu bem nos dois solos porem na fibra aparenta estar melhor (obs estão mais vermelhas que as outras que estão em 100% musgo)

obs: estou preparando mais fibra em breve irei iniciar mais testes com outras especies, de tempo em tempo irei postando as novidades aqui, já ouvi dizer que o problema da fibra e a longo prazo e iremos analisar isso agora, um dos fatores que pensei na grande utilidade da mesma são os fragmentos do tanino que sobram podendo combater melhor a tal ciano bactéria entre outros problemas que enfrentamos alem de ser renovável de baixo custo e fácil acesso tanto em lojas como no quintal de casa... caso alguém queira participar da experiencia fique a vontade para testar e ir postando as imagens junto pois algumas especies eu não tenho condições de testar ainda como as pinguículas, sarracênias, nepenths entre outras e sei que muitos de vocês podem me ajudar nesse teste.

a fibra usada foi feita igual ao tutorial a seguir
viewtopic.php?f=24&t=6777


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

Ótimo experimento, pela falta de musgo na minha cidade penso em fazer futuramente.


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Até agora os resultados são bons. É um bom substituto para o sphagnum que é difícil encontrar por aqui também!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Um ótimo experimento, é bom para quebrar alguns tabus. Mantenha-nos informados do comportamento das plantas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Experimento legal, fico na aguardo de novidades acerca deste assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, hoje tive um acidente em casa, acredito que um gato queria caga no vaso de teste, resultado ele fez um buraco e acredito que desistiu por causa da água né, porem o buraco ficou la, e com ele foi arrancado varias mudas de Dronsera, como vi mais agorinha não devo ter perdido muito, limpei a Dionaea que esta cada dia mais bela com desenvolvimento esplendido a qual não foi afetada pelo ocorrido apenas foi jogado fibra em cima que limpei de boa, ja as Dronsera ao menos 3 não foram afetadas as restantes que eu encontrei no meio do substrato eu replantei porem não sei qual será o nível de comprometimento do mesmo, pensei em trocar a água com medo de urina de gato, porem acredito que o buraco era para as fezes e não urina então apenas aumentei o nível da água a fim de reidratar mais rapidamente as mudas.

Imagem

semana que vem devo postar umas fotos macro dos 2 experimentos.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

hoje tive um acidente em casa, acredito que um gato queria caga no vaso de teste
kkkkkkkkkkk dei risada e muito aqui. bem pelo q conheço de gato, este foge de água. provavelmente sismou q tinha algo e procurou, deduzo.
você replantou, disse não ter aparentado danos maiores, agora aguardar. vai dar tudo certo, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

smart2 escreveu:ola pessoal, hoje tive um acidente em casa, acredito que um gato queria caga no vaso de teste...
Mas minha gente, kkkkkkkkk. Essa valeu o dia...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

kkkkkkkkkkk, sacanagem esse gato


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

A minha gata tem mania de derrubar tudo no chão. E se colocar de novo onde estava ela derruba novamente e ainda arranha a minha perna kkkkkkkkk Sei bem como é gato kkkk


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem