Dúvida - Projeto de "Estufa"

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Estou tentando minha segunda semeadura, primeira de drosera, até agora sem sucesso, ao contrario de você estou tentando em um vaso definitivo. O jeito é esperar de 15 dias a alguns meses temos que ser pacientes.
Boa sorte para nós espero que germine logo!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sem fotos fica difícil dar uma opinião mais apurada, mas mesmo assim seu fosse você seria mais paciente. Germinação de PCs não é uma "ciência" exata uma vez que depende de "n" fatores para as sementes nascerem tais como; viabilidade das sementes, horas de Sol, umidade, substrato etc.

Quanto aos pontos verdes , tanto podem ser algas como cianobactérias. No caso das primeiras elas não representam perigo, porém as segundas são um problema visto poderem sufocar as sementes/seedlings pondo o cultivo em risco.

Poste ao menos uma imagem para que possamos avaliar melhor seu caso e aí saberemos se de fato tem um problema rolando por aí : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Ocinzento
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Jul 2015, 09:52
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Ocinzento »

Olá Pessoal,

Voltei pra mais um Update.
Sobre a dúvida das algas, podemos ignorar por um momento.

Eu tirei os potinhos do aquário, e coloquei em um suporte que já havia mostrado aqui no fórum anteriormente:

[thumbnail=left][/thumbnail]

Mudei ele de lugar também, agora ele pega sol direto no período da manhã, essa foto, foi retirada às 10H.

Uma coisa que eu tenho de fazer sempre é colocar água nesse suporte, pois ela acaba sempre secando.
De todas as sementes que eu coloquei apenas 1 Dionéria está germinando, acredito que perdi as sementes de Dróseras
devido ao calor da primeira estufa que eu fiz.

Já fazem 7 semanas que eu fiz a semeadura, acham que eu devo ainda deixar os potinhos lá ou posso dar elas por perdidas?

Valeus!
[]'s


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ontem fez 4 semanas
Fique tranquilo, nada de anormal. Tem sementes q germinam rapidamente outras demoram um pouco mais. por vezes menos de 1 semana por vezes mais de 2/3 meses.e algumas espécies bem mais.
vários fatores interferem, ex. a idade da semente, espécie, as condições de plantio, tempo de sol e outros. importante é o equilíbrio de tempo de sol (não muito q cozinha a semente) e o substrato sempre bem úmido. : joia :

uma obs. penso não haver necessidade de sphagnum e outros ao redor dos vasos de germinação, apenas os copos estarem furados abaixo para absorver a água e o recipiente ter sempre 1/4 de água da altura do substrato.
Editado pela última vez por Edson Poscai em 16 Out 2015, 11:21, em um total de 1 vez.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Espere mais um pouco antes de eliminá-las, ainda pode ter surpresas.

Vou te falar de acordo com a minha experiência: Acho muito mais fácil tu colocar lâmpadas econômicas na parte de cima deste aqua, tu não terá problemas com temperatura, não precisa-rá ficar trocando de lugar e acho muito mais garantido. O único contra é a facilidade de aparecerem cianobactérias, mas isso se controla com menos quantidade de água, esperando secar o prato antes de repor. Não é sempre que funciona, mas diminui a incidência.
Outra, faz uma estufa e deixa somente com claridade, sem sol direto. Abafa bem pra manter a umidade, eu nunca tive problemas desta forma, mas germinar no sol, definitivamente não é pra mim :?

Abç


Avatar do usuário
Ocinzento
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Jul 2015, 09:52
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Ocinzento »

Edson Poscai escreveu:Uma obs. penso não haver necessidade de sphagnum e outros ao redor dos vasos de germinação, apenas os copos estarem furados abaixo para absorver a água e o recipiente ter sempre 1/4 de água da altura do substrato.
Como eu preenchi os espaços envolta dos copos com brita, coloquei um pouco de Sphagnum para evitar proliferação de Dengue.
Dener escreveu:Outra, faz uma estufa e deixa somente com claridade, sem sol direto. Abafa bem pra manter a umidade, eu nunca tive problemas desta forma, mas germinar no sol, definitivamente não é pra mim :?
Eu havia feito dessa forma com o aquário, você pode ver na foto do primeiro post, mas vi que o interior dele ficava muito quente, por isso decidi por tirar
dele e fazer dessa forma.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

Poste umas fotos para que tenhamos ideia do que está dizendo, fica muito mais fácil dar uma resposta.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Acho muito mais fácil tu colocar lâmpadas econômicas
Dener e Paulo,.

lhes peço um resumo. uma lâmpada de quantos watts, qual a altura indicada acima do vaso (devemos considerar a distância pela altura do vaso ou pela tábua de apoio do vaso), sendo tipo uma prateleira você calcula a outra (ao lado) em média de qtos cm's, sendo um quadrado qual a distancia de largura/cumprimento e altura indicado, tem q ser tipo uma caixo com todos os lados fechados ou podemos usar somente para efeito de claridade em local aberto, qto tempo ligado por dia, qdo com lâmpada não deve pegar nenhum momento de sol, usando um simples termômetro qual a temperatura indicada e outros... estas dicas ajudará muito a gente.
são fatores q podem fazer este aquecimento ser pouco e não adiantar, como tbm estragar pelo excesso. (foi o q deduzi lendo sobre estufa...)

você pelo explicado e o Paulo pelos exemplos, se puderem passar este resumo a nós, agradeço.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Edson,

Sobre as lâmpadas, eu utilizo duas de 6500k, se não me engano de 25w. Fica uma ao lado da outra, e elas cobrem apenas metade da estufa. Hoje a noite posso postar uma foto de como é a minha, se o criador do tópico não se importar, pois eu fiz de uma forma que fica difícil explicar (as lâmpadas estão sob um espelho), acho que será mais fácil. Elas estão a 30cm da base, fica a menos de 20cm das plantas.

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Dener,

amigo, sugeri tantas dicas no sentido de ajudar nossos colegas. eu em particular temo estufa, não confio em fios, madeira, papelão e outros juntos. mas isso é coisa da minha mente, fazendo com atenção e cuidado, será o bastante.

em meu caso, como as minhas germinações ficam em local de pouca claridade e sol somente uma hora a tarde, penso somente em lâmpadas no sentido de claridade. faz tempo q penso nisso para usar nas ping's (mudas e as já formadas). mas até onde só a claridade irá ajudar não sei, acho q só testando e ouvindo os amigos.

aguardo ver a sua e amanhã vou dar uma procurada geral nas q o Paulo e amigos já publicaram, abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem