Radicalizando com Neps Graciliflora e xWrigleyana

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Radicalizando com Neps Graciliflora e xWrigleyana

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu resolvi radicalizar com duas nepenthes Graciliflora e xWrigleyana. A primeira como teste pois é barata e fácil de conseguir e a segunda porque mesmo trocando de substrato ela estava ladeira abaixo.

Na casa de meu pai tem um palmeira enorme com uns 4m de altura, certa vez um engenheiro agrônomo me disse que isso era impossível, eu já postei fotos dela por aqui e também da caca que meu cunhando fez tirando a vida que existia em volta.
Pela foto abaixo vejam que ela está dando o troco no cunhado.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1265[/thumbnail]

Bom, eu resolvi plantar no solo ao lado dela as duas nepenthes citadas e para isso eu fiz cortes laterais nos vasos para que entre nutrientes e se caso der certo para que as raízes das plantas saiam.
Um outro detalhe é que na lateral interna do vaso fiz um pequeno furo com o dedo coloquei algumas bolotas de osmocote e depois disso enterrei os vasos.
No lugar escolhido tem bastante luz indireta quase o dia todo, apenas por volta do meio dia é que bate luz direta e mesmo assim tem um arbusto do lado que deixa passar apenas uns raios de luz.

Essa foto é do dia 26/09 (sábado) quando terminei de enterrar os vasos, o da direita é a Graciliflora.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1266[/thumbnail]

Essa outra foto é do dia 05/10, choveu nesses dias e a Graciliflora achou seu caminho e a xWrigleyana sofreu com a mudança, mas no dia que saí percebi que essa ultima estava com 3 brotos laterais que não existiam quando as enterrei.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1267[/thumbnail]

Bom, é isso, na próxima ida a casa de meus pais eu vejo o andar da carruagem e posto novas fotos.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

Paulo, quanto a sua palmeira, aparenta ser da espécie Cycas circinalis, conhecida como palmeira sagu. Mas na verdade não pertence à família das palmeiras (Arecaceae), é uma gimnosperma, família Cycadaceae. Se um eng° agrônomo disse que não poderia atingir esta altura, provavelmente ele acreditava ser outra espécie, Cycas revoluta, que é menor e mais comum em cultivo.
Desejo sorte com suas Nepenthes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O experimento tem tudo para dar certo uma vez que o habitat da N. graciliflora e da outra Neps é similar ao encontrado aí, portanto a mim só cabe desejar-lhe boa sorte em seu experimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

O nome já diz tudo CUnhado... Boa sorte com as neps tomara que de certo!


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Ideia muito boa. Espero que dê certo.
Quero ver palmeira coberta por ascídios. : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

forest escreveu:Paulo, quanto a sua palmeira, aparenta ser da espécie Cycas circinalis, conhecida como palmeira sagu. Mas na verdade não pertence à família das palmeiras (Arecaceae), é uma gimnosperma, família Cycadaceae. Se um eng° agrônomo disse que não poderia atingir esta altura, provavelmente ele acreditava ser outra espécie, Cycas revoluta, que é menor e mais comum em cultivo.
Desejo sorte com suas Nepenthes.
Essa planta quando a casa foi comprada em 1967 já estava lá, claro que bem menor então imagino que ela tenha mais de 50 anos.

Eu pesquisei sobre ela e tem dois fatores que me chamaram a atenção;
1º Ela é tóxica, basta dizer que fizemos um churrasco no dias dos pais e meu irmão colocou um pedaço dela que tinha uma pinha (sei lá o nome) e a fumaça que saiu foi sufocante, tivemos que tira-la da churrasqueira e jogar muita água em cima para apagar. Claro que tivemos que improvisar uma churrasqueira com tijolos, a oficial foi lavada e depois queimamos muitos troncos de arvores do quintal para acabar com o cheiro que o raio da pinha deixou
2º O preço dessa planta é alto e vendem mudas jovens na casa de R$ 100 e o que mais se faz com essa planta é tirar a mudas que nascem e jogarem fora. Vou ver se me aproveito disso. :D

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

Paulo escreveu:Essa planta quando a casa foi comprada em 1967 já estava lá, claro que bem menor então imagino que ela tenha mais de 50 anos.

Eu pesquisei sobre ela e tem dois fatores que me chamaram a atenção;
1º Ela é tóxica, basta dizer que fizemos um churrasco no dias dos pais e meu irmão colocou um pedaço dela que tinha uma pinha (sei lá o nome) e a fumaça que saiu foi sufocante, tivemos que tira-la da churrasqueira e jogar muita água em cima para apagar. Claro que tivemos que improvisar uma churrasqueira com tijolos, a oficial foi lavada e depois queimamos muitos troncos de arvores do quintal para acabar com o cheiro que o raio da pinha deixou
2º O preço dessa planta é alto e vendem mudas jovens na casa de R$ 100 e o que mais se faz com essa planta é tirar a mudas que nascem e jogarem fora. Vou ver se me aproveito disso. :D

Abraço,

Paulo
O preço é realmente alto, pois elas têm crescimento relativamente lento e não produzem grande quantidade de mudas. Por sementes é raro visto que, da mesma forma que Nepenthes, precisa de duas plantas, feminina e masculina para haver polinização (provavelmente a planta na casa de seus pais é masculina).
A pinha que você mencionou também é chamada de “cone”, ou “estróbilo”.
É uma planta bonita e resistente, bastante indicada para ornamentação.
Abç

Douglas


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Ela é tóxica, basta dizer que fizemos um churrasco no dias dos pais e meu irmão colocou um pedaço dela que tinha uma pinha (sei lá o nome) e a fumaça que saiu foi sufocante, tivemos que tira-la da churrasqueira e jogar muita água em cima para apagar. Claro que tivemos que improvisar uma churrasqueira com tijolos, a oficial foi lavada e depois queimamos muitos troncos de arvores do quintal para acabar com o cheiro que o raio da pinha deixou
Paulo, levando-se em conta que o veneno desta planta é neurotóxico eu te digo que você e seus familiares tiveram muita sorte. Tem uma espécie de Cyca que os japoneses de Okinawa usam as suas sementes (aonde a toxidade é maior) para fazer um prato típico. O problema é que até descobrirem como fazer para anular o veneno muitos okinawenses pagaram com a vida :cry: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem