Primeira semeadura

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ricardo,
não tenho certeza, antecipo. mas li q o tanino é conservante das fibras, logo sub-entende-se q você colhendo o natural não haverá tanino, ou um índice bem abaixo.
outro detalhe, a fibra de coco e o chip é recomendável somente no cultivo de nepenthes.
eu em seu caso, após separar as mudas preferidas e antes de dispensar as demais mudas (pelo excesso) faria testes com estas. se as mudas em excesso serão cremadas e jogadas não custa tentar e ver os resultados. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

estava lendo ate agorinha sobre a fibra, praticamente todos não a recomendam... porem observei que o problema de tal substrato e a degradação, que neste caso solta substancias nocivas as plantas, ou seja, pelo que entendi elas se dão bem e tals assim como no substrato genérico porem depois de certo tempo quando ele inicia sua degradação final a coisa fica feia...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

como lhe disse, seria testes em mudas q vier a ter muitas e q não serão utilizadas. as que mais germinaram e você tem de monte, q serão cremadas e destruidas. "apenas experiência"


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson Poscai escreveu:Ricardo,
não tenho certeza, antecipo. mas li q o tanino é conservante das fibras, logo sub-entende-se q você colhendo o natural não haverá tanino, ou um índice bem abaixo.
Na verdade o tanino é uma substância presente naturalmente não apenas no coco, mas em muitas plantas e que tem como princípio a proteção das mesmas contra eventuais ataques de fito-vírus, fungos, insetos ou mesmo evitar a predação por animais herbívoros uma vez que esta substância tem gosto amargo ;) . É possível eliminar a maior parte dele através de sucessivas lavagens e fervendo o chips, fibra ou pó de coco, porém sempre sobrará alguma concentração.

Cabe lembrar que a expectativa de vida do substrato será abreviada, ou seja, se com o tanino ele duraria 3 anos, sem ele sua durabilidade cai pela metade...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradeço a colaboração com seus os esclarecimentos.
agora uma outra duvida:

Cabe lembrar que a expectativa de vida do substrato será abreviada, ou seja, se com o tanino ele duraria 3 anos, sem ele sua durabilidade cai pela metade...
então, a troca de substrato de nepenthes composto com fibra ou chip de coco (q adquirimos sem ou com baixo índice ou a q preparamos para a redução do tanino deixando em água, etc...) deve ser de no máximo um ano e meio, observando se a planta não pedirá até antes?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson Poscai escreveu:...então, a troca de substrato de nepenthes composto com fibra ou chip de coco (q adquirimos sem ou com baixo índice ou a q preparamos para a redução do tanino deixando em água, etc...) deve ser de no máximo um ano e meio, observando se a planta não pedirá até antes?
Um ano é meio é um prazo estimado, podendo o mesmo ser abreviado ou estendido dependendo da saúde da planta ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

informação que considero muito importante, minhas nep's graciliflora o substrato já têm um ano. estão ótimas, mas agora ficarei atento a qq anormalidade. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rdrgobra escreveu:tem como princípio a proteção das mesmas contra eventuais ataques de fito-vírus, fungos, insetos ou mesmo evitar a predação por animais herbívoros uma vez que esta substância tem gosto amargo ;) .

Cabe lembrar que a expectativa de vida do substrato será abreviada, ou seja, se com o tanino ele duraria 3 anos, sem ele sua durabilidade cai pela metade...

Abs,

Rodrigo F. Costa[/align]

olha noticias boas ae já... já passa a ser um substrato mais resistente a algumas pragas...
em vários tópicos que li o problema mais observado e sobre a degradação do mesmo, sendo que e ae o problema, pelo que ja entendi o que sobra de tanino e relevante, porem quando a fibra começa a se decompôr e que vem o problema. sendo assim e o mesmo principio para Nepenthes, o cuidado e observar e trocar o substrato digamos que 1 vez por ano, e se desfazer do mesmo, mesmo ele apresentando um bom estado visível. tipo todo ano no final de agosto alguns dias antes da primavera da uma geral em todas... estou ficando animado com as informações...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

eu sei que não to tendo muito o que fazer ultimamente e que to atualizando muito meu topico :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
mais vamos la heh

1 novidades boas, mais uma mudinha saindo por divisão de rizoma...
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-ns8S ... CN3274.JPG[/thumbnail]
2 esta muda tem a mesma idade das outras, acredito que esta sentindo falta de hibernação né? ja esta tarde d+ para hiberna-la esse ano né
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-vGPJ ... CN3273.JPG[/thumbnail]
3 imagem do local do acidente que falei, pena que não tirei foto do buraco que fico, mais o desespero foi tamanho que queria socorrer o mais rápido possível como se fosse amenizar alguma coisa...
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-a9Wv ... CN3276.JPG[/thumbnail]
3 minhas mudinhas de Byblis fazendo a festa aqui, porem observei que esta aparecendo algumas bolinhas que não consegui identificar oq são, seriam restos de insetos ou alguma praga?
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-GEKS ... blis02.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-uJ7X ... byblis.jpg[/thumbnail]
4 processamento da fibra de coco que estou preparando para o teste, como podem ver no balde ficou quase 48h e a agua ainda esta limpa, acredito que esteja limpa do tanino já.
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-409V ... CN3271.JPG[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/--X8h ... CN3272.JPG[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-Z0T1 ... CN3279.JPG[/thumbnail]

pessoal, outra coisa mês que vem teremos um festival de flores de Holambra aqui na cidade, e conversando com um dos organizadores sobre pedidos eles me informaram que caso eu queira era para fazer uma lista de quais plantas eu gostaria que se eles encontrassem teria como trazer, porem fiquei com duvida ja que a quantia de espécies são enormes, estou pensando em algumas espécies de Nepenthes e Sarracênias ja que são difíceis de se propagarem por sementes, porem queria saber se alguém me indica alguma espécies mais indicada


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Acho muito legal compartilhar o desenvolvimento do seu cultivo. Sempre acabamos tirando esclarecendo várias dúvidas e antecipando possíveis problemas futuros que poderão vir a ocorrer. Com a primavera chegando, suas PC's vão se desenvolver rapidamente e vão ficar lindas.
Não se preocupe com acidentes, minha irmã inventou de me ajudar a trocar a água da minha estufa e com isso perdi uns 5 copinhos com sementes devido a queda no chão, quem me dera se as sementes fossem um pouco maiores para ajudar a resgatar algumas :lol:

Não conheço muito ainda sobre espécies de Nepenthes e Sarracênias então vai ficar com os mais experientes na área. ;)


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem