ajuda em induzir a dormência.

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal Edson, torço pra que todas estejam bombando na Primavera/Verão ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

resultados após a dormência hoje,

ImagemImagemImagemImagemImagem

A ultima foto, sarracência psittacina ficou somente 1 mês, a metade do tempo indicado e as demais 8,5 semanas. Observei as pc's crescendo já em ritmo acelerado em final de agosto e início de setembro (dias antes do início da primavera)

Este assunto é amplo e varia de região e opinião.
observei as plantas q eu induzi a dormência no final de maio, estão muito bem e em crescimento acelerado (já tive q cortar hastes). a outra q pediu a dormência só em final de julho não teve o tempo recomendável de 8 semanas e terá q ser induzida o ano q vem novamente, as demais daqui a 2 anos.
mesmo na geladeira, em inicio de setembro já em crescimento, dias antes da primavera.

*o período q me aparentou ser melhor e mais indicado para dormência é de 01 a 20 de junho para início e 01 a 20 de agosto para retirar da dormência, mesmo q a planta ainda não esteja pedindo. Hoje em minha primeira experiência penso em fazer assim.

peço opiniões sobre a minha pré dedução.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Edson.

Muito bom amigo. : joia :

Olhando suas plantas e vendo a qualidade das novas armadilhas, percebe-se que a dormência é realmente importante para este gênero. A dormência deve ter duração de 60-90 dias. Pelo visto encontrou o tempo correto das suas Dios e Sarras.

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

: Clap : muito bom, Edson!!!

E tem flor a caminho!!! Maravilha!!

Parabéns!!! Isso é q é dedicação e feeling pra perceber a reação de cada plantinha e buscar o melhor pra elas!!! : Clap : : Clap : : Clap :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dificilmente plantas que passam por dormência podem ficar sem esse processo biológico. Ao comparar imagens de Dios e Sarras que não descansaram com essas fotos que o Edson publicou pode-se perceber o quão as plantas ficam saudáveis após uma longa e merecida "soneca".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Elas ficaram muito bonitas!
Eu acredito que a dormência da pc deve ser induzia no começo do inverno do lugar onde ela está independente de onde a especie veio. Eu tenho um bonsai que no outono as folhas caem e na primavera cresce, a especie não é brasileira e na minha cidade não temos inverno e outono típico, parece verão o ano todo :lol: e mesmo assim o bonsai perde as folhas no outono e as folhas crescem de novo na primavera mesmo com as estações sendo em datas diferente de onde a especie veio.


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Parabéns amigo!!!
Semana que vem quem vai tirar sou eu as minhas da geladeira... Pena que eu fiquei sem saber se colocava ou não uma Dio, e acabei perdendo ela no inverno... Mas ta beleza!!

PS: Obrigada pelas dicas : joia :


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

E então Edson, como estão suas plantas hoje ? Agora que já se passaram 4 longos anos, devem estar enormes né ?

Sobre o processo de induzir as Sarracenias e as Dionaeas a dormência, você continua realizando ele ?

Alguma consideração a fazer depois de todos esses anos ?


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eco-matheus escreveu: 20 Jan 2019, 21:37 E então Edson, como estão suas plantas hoje ? Agora que já se passaram 4 longos anos, devem estar enormes né ?

Sobre o processo de induzir as Sarracenias e as Dionaeas a dormência, você continua realizando ele ?

Alguma consideração a fazer depois de todos esses anos ?
só fiz essa vez. me lembro após uns 6 meses, terem entrado em dormência naturalmente por si só.

atualmente é raro, nem mais comentamos o induzir a dormência. deixar a natureza seguir e vindo a dormência que pode ser em pleno verão, apenas a recomendação de menos água, menos sol. (pouca coisa)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Gabrielmiranda
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Out 2019, 19:51
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gabrielmiranda »

Edson Poscai escreveu: 20 Jan 2019, 22:03
Eco-matheus escreveu: 20 Jan 2019, 21:37 E então Edson, como estão suas plantas hoje ? Agora que já se passaram 4 longos anos, devem estar enormes né ?

Sobre o processo de induzir as Sarracenias e as Dionaeas a dormência, você continua realizando ele ?

Alguma consideração a fazer depois de todos esses anos ?
só fiz essa vez. me lembro após uns 6 meses, terem entrado em dormência naturalmente por si só.

atualmente é raro, nem mais comentamos o induzir a dormência. deixar a natureza seguir e vindo a dormência que pode ser em pleno verão, apenas a recomendação de menos água, menos sol. (pouca coisa)
Já estava pesquisando como induzir a dormência da minhas dioneia e sarras, então não é necessário amigo? Elas conseguem passar pelo inverno apenas diminuindo a água e menos sol?
Esse menos sol seria mais ou menos quantas horas de sol por dia???
Diminuir a água significa tirar o pires de água, e agoar por cima??


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem