Plantas murchando

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

forest pelo que vejo seu substrato esta uma bela mistureba mesmo, e tb indicaria a ação proposta pela elise, porem como ela aparenta estar saudável acredito que seja bem mais vantajoso aguardar mais uns dias e fazer essa troca na primavera (se não me engano a partir de 20/10) pois a planta sofreria menos. outra dica e mesmo trocando o substrato salve essas mudas de sphagnum que estão verdinhas ai, acredito que o vaso fica bem mais harmonioso com a coloração verde ( ou inicie a produção de seu próprio sphagnum)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Bom, eu esperaria mais um pouquinho para fazer a troca do substrato, ela aguenta até o final do inverno. Mas é o que eu faria, pois essas plantas são fáceis de encontrar por aqui e acho que valeria a pena arriscar.
CássioMeneghel escreveu: As folhas mais largas e a diminuição das armadilhas são sinais de dormência...
Pra mim folhas mais largas significam falta de sol, ela aumenta sua área para a fotossíntese...

Smart, acho que não é sphagnum aquele musgo

Abç


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Si_995 escreveu:... aspecto murcho, as folhas amarelas e com as pontas escuras.
Esse substrato já era (virando lama), providencie um novo para sua planta. Retire todo o substrato antigo e confirme se o rizoma apresenta boas condições. Se estiver branquinho, está saudável.

Falta apenas um mes para o inicio da primavera. Não acho que 30 dias de dormência fará alguma diferença. Como a planta está debilitada não convém deixar a haste progredir.
forest escreveu:... Também estou em dúvida se devo trocar o substrato da minha agora.
A aparência do substrato ainda é boa, apesar de ser o genérico, aguenta por mais um tempo. Monitore diariamente o estado do substrato. Na primavera providencie um novo.


Abç


forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

Vou esperar mais um pouco para trocar o substrato, vamos ver no que dá, obrigado pelas respostas.
smart2, realmente não é sphagnum, quando conseguir um verde pretendo cultivá-lo.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ok se dizem que não e sphagnum eu não irei contra vc6, porem na parte superior me pareceu muito ser um broto de musgo, somente na parte de cima o resto tem aparência de lodo mesmo...

outra observação e que a meu ver deve ter umas 2 ou 3 mudas no meio ai (divisão de rizoma)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem