Retirar PC's do habitat natural

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Retirar PC's do habitat natural

Mensagem por Elise »

Boa tarde galera,

Bom, lá vai uma pergunta que me deixa inquieta mas eu gostaria muito de ouvir opiniões. No final do mês vou fazer uma caminhada lá no Caraça (Serra do Espinhaço - MG) de apenas um dia :( . Pelo que eu dei uma olhada se der sorte vou encontrar algumas espécies de droseras e utricularias e com certeza vou tirar muitas fotos :mrgreen: . Porém ... se eu ver um matagal de plantas carnívoras será que posso coletar um exemplar miudinho? :oops: Vocês fariam isso ou acham meio antiético com o meio ambiente ou com o parque?
O outro porém é que tem uma norma que proibe a coleta de qualquer coisa do parque e sim é um Patrimônio Natural protegido por lei :cry:

E aproveitando, vou encontrar algumas sementes nessa época?

OBS: como a pergunta é meio polêmica não quero que me julguem como uma pessoa má destruidora da natureza, ok? : joia : . É dúvida mesmo, porque sempre vemos aqueles pesquisadores coletando aqueles exemplares enormes e não quero fazer algo que eu me arrependa depois...
Editado pela última vez por Elise em 17 Ago 2015, 14:02, em um total de 2 vezes.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

por acaso la e alguma área de preservação? se for pode ate ocorre o crime ambiental...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Elise,
achei ótimo antes de qq atitude você solicitar as opiniões.
como disse o amigo Smart, é área protegida. não entendo de leis, mas seria contra a lei das áreas protegidas, contra a natureza e a ecologia.

Minha opinião, somente fotos das maravilhas q espero você encontrar, ficará ótimo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Há 12 tipos de áreas de preservação previstos na legislação (conforme quadro abaixo): cinco tipos de preservação integral, que não podem sofrer nenhum tipo de exploração econômica, e sete de uso sustentável, que comportam exploração econômica, desde que de forma planejada e que preserve os recursos naturais.

As áreas de preservação federais somam 70 milhões de hectares, perto de 9% do território brasileiro, enquanto os estados possuem reservas com mais de 4% da área do país.

O simples ato de decretar reservas, porém, não tem sido capaz de evitar o desmatamento nem a exploração ilegal de recursos, pois não há uma estrutura de fiscalização e gestão capaz de administrar e preservar as áreas públicas. Existem fortes evidências, conseguidas por meio de satélites, do crescimento da devastação em unidades de conservação na Amazônia, por exemplo.


Unidades de preservação
Veja, a seguir, os tipos de áreas de preservação ambiental previstos em lei no Brasil:

PROTEÇÃO INTEGRAL
Tipo Objetivo Acesso e uso Posse e domínio
Estação ecológica Preservar a natureza Só para pesquisa e educação ambiental. Posse e domínio públicos, sem área privada em seus limites.
Reserva biológica Proteger integralmente a área, salvo medidas de recuperação e manejo. Só para pesquisas e educação ambiental. Posse e domínio públicos.
Parque nacional Preservar ecossistemas naturais de grande relevância ambiental e beleza cênica. Para pesquisas, educação e lazer; aberto ao público. Posse e domínio públicos.
Monumento natural Preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Condicionado ao plano de manejo e regulamento da área. Pode ser constituído por áreas particulares ou públicas.
Refúgio de vida silvestre Proteger ambientes naturais fundamentais para a existência ou a reprodução de espécies da flora e fauna. Acesso condicionado à autorização. Pode ser constituído por áreas particulares ou públicas.

DE USO SUSTENTÁVEL
Tipo Objetivo Acesso e uso Posse e domínio
Área de proteção
ambiental Proteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Geralmente em áreas extensas e com ocupação humana. Ocupação e exploração controladas. Constituída por terras publicas ou privadas.
Área de relevante
proteção ambiental Manter os ecossistemas naturais de importância local e regular seu uso, visando à conservação da natureza. Acesso e uso controlados pelos decretos de criação de cada unidade. Constituída por terras públicas ou privadas.
Floresta nacional Promover o uso sustentável dos recursos florestais e a pesquisa, com ênfase na exploração sustentável de florestas nativas Atividades de pesquisa, educação, recreação e turismo. Posse e domínio públicos.
Reserva extrativista Proteger os meios de vida das populações nativas e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais em área com populações extrativistas Acesso e uso controlados pelos decretos de criação de cada unidade. Domínio público com uso concedido às populações extrativistas.
Reserva de fauna Proteger o habitat de populações animais de espécie nativa, adequada para estudos técnico-científicos. Visitação permitida com caça proibida. Posse e domínio públicos.
Reserva de
desenvolvimento
sustentável Preservar áreas com populações tradicionais, que vivam de sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais. Permitido. Posse e domínio públicos.
Reservas particulares de patrimônio natural Preservar espaços de importância ambiental ou paisagística. Atividades de pesquisa, ecoturismo, recreação e educação. Área privada

lei responsavel: LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000.

tipos de reservas:

I - Estação Ecológica;

II - Reserva Biológica;

III - Parque Nacional;

IV - Monumento Natural;

V - Refúgio de Vida Silvestre.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não vejo com bons olhos a retirada de PCs do seu habitat por leigos. Na maioria das vezes as plantas coletadas acabam morrendo alguns dias/meses depois sem que se consiga propagá-las adequadamente, fora quando não corremos o risco de introduzir um patógeno (erva daninha, fito-vírus, fungo, inseto etc) em nosso cultivo.

E tem mais, ainda podemos incorrer em crime ambiental e como o fórum é acessado por várias pessoas não seria de bom tom que o mesmo endossasse tais práticas.

Ai você (Elise) diz; Poxa Rodrigo, mas tem tanta PC nesse Brasilzão e uma a menos não irá fazer a menor falta, fora que ninguém estará vendo. Aí eu respondo; se formos por este principio em pouco tempo não haverá mais carnívoras na natureza.

Obs.: As Drosera da Serra do Caraça são as mais tinhosas de se manter, de forma que é perda de tempo tentar cultivá-las adultas. Uma forma de não impactar tanto o meio ambiente aonde elas estão inseridas é a coleta de sementes, porém mesmo assim seja comedida pegando poucas cápsulas. As plantas obtidas a partir de germinação costumam ser mais adaptadas as condições de nosso hobby.

Fica a dica ;)

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CássioMeneghel
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 29 Jul 2015, 09:19
Localização: Cariacica-ES
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por CássioMeneghel »

E no caso de coletar algumas sementes das PC's tbm seria errado ou não aconselhado ? caso ela ja esteja num ponto propicio.
E a retirada da planta eu tbm não acharia muito legal
Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

rdrgobra escreveu:Uma forma de não impactar tanto o meio ambiente aonde elas estão inseridas é a coleta de sementes, porém mesmo assim seja comedida pegando poucas cápsulas.
Pra bom entendedor...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Pessoal, obrigada pelos conselhos e avisos. : joia :

Somente irei adquirir plantas provenientes do cultivo em cativeiro. Agora fotos maravilhosas podem esperar ( se não achar nenhuma PC pelo menos coloco uma do Caraça mesmo). Esta atitude de retira-las do seu habitat natural realmente não é legal mesmo, além de ficar com o peso na consciência devido ao incumprimento de alguma lei, aquela espécime que eu retirei da natureza deixará de gerar diversas plantas, ou seja, aumentando o risco de extinção da espécie naquela área. Também há o fato citado pelo Rodrigo, de que iniciantes no cultivo provavelmente deixariam o exemplar morrer.

Propagarei essa ideia ;)


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Cheguei meio tarde...

:arrow: Retire apenas se já tiver um ambiente para aclimatá-las depois.
:arrow: JAMAIS retire plantas vivas (pelo menos não de Drosera), só sementes. Elas tendem a morrer muito fácil e rápido
:arrow: A Serra do Caraça é patrimônio privado da biosfera (RNPP). A retirada é legal apenas por meio da autorização do proprietário (no caso, pelo santuário)
:arrow: Se já tiver pronto um vaso com umidade ambiente adequada e condições favoráveis ao cultivo de algumas espécies, vale a pena a retirada de sementes (maior variabilidade genética e maiores as chances de sucesso) para introdução em cultivo.

A Utricularia reniformis do Caraça é bem rara no cultivo. A retirada de um pedaço de estolão (contendo uma ou duas folhas) não afetará a população (ainda mais se estiver crescendo em Sphagnum), mas se permanecer em condições inapropriadas, acaba secando em poucas horas.

Tira foto dos esfagnos laranjas pra mim :D


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Vou tentar ver se encontro algum sphagnum por lá para registrar, o problema maior é que é excursão escolar então vou ficar meio limitada para onde ir. :?


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem