D. magnifica, a mais nova Drosera nacional

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

D. magnifica, a mais nova Drosera nacional

Mensagem por rdrgobra »

É com prazer que anuncio a todos que mais uma PC nacional acaba de ser oficialmente descrita, trata-se da D. magnifica, espécie endêmica do Pico do Padre Ângelo (MG) numa altitude de aproximadamente 1500 m.

Fotografada pelo orquidófilo Reginaldo Vasconcelos, que disponibilizou sua foto no Facebook, ela chamou a atenção dos botânicos Fernando Rivadavia e Paulo Minatel que imediatamente perceberam algo de especial nesta planta, tanto é que ao analisá-la em seu habitat a mesma recebeu provisoriamente a alcunha de D. sp. 'Diva', sinal de que sabiam tratar-se de uma nova espécie.

Ela esta entre as 3 maiores Drosera de que se tem noticia (as outras são a sul africana D. regia e a australiana D. gigantea). Bom sem mais delongas seguem algumas fotos dela:

[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=5653DBFA[/thumbnail][thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=56594512[/thumbnail][thumbnail]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/ ... dad5c8d338[/thumbnail]

Quem quiser se inteirar um pouco mais acerca deste assunto eu sugiro que leiam o artigo que o amigo Francois Mey disponibilizou em seu blog:

Drosera magnifica, a new species from Brazil

Abs,

Rodrigo F. Costa

Crédito das fotos - Carlos Rorhbacher


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma excelente planta, a terceira maior do mundo !!

penso aqui no Brasil ainda ter muitas, e outras já foram extintas. penso ser raro uma pessoa conhecer, eu e muitos a um ano atrás poderia passar por cima de uma e nem imaginar que fosse carnívora. até hj, só poderei reconhecer uma q seja por mucilagem ou jarro e se estiver prestando muita atenção por onde andar. muitos q moram proximos das existentes desconhecem.

não me levem a mal, fugir do assunto. mas perceberam na ultima foto do link onde a pessoa encontra-se sentada segurando a planta, na pedra em q está sentado na parte direita aparenta ter 2 cortes verticais retos na pedra? como aqueles cortes tão perfeitos feitos em pedra pela própria natureza? é de se pensar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O tamanho da planta e a inflorescência são impressionantes! :shock:

Tinha visto o artigo no blog do François. Valeu compartilhar no fórum, Rodrigo. : joia :


Abç


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá Rodrigo : joia :

New!! : love :

[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=5653DBFA[/thumbnail]

Foto esplêndida....parabéns a turma pela descoberta.

Com certeza deve ser um prazer inigualável..."Brasileiríssima".


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

Nossa , interessante . Existe um tópico com as espécies nacionais ?


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabrielrcr escreveu:Existe um tópico com as espécies nacionais?
Tem um que fala sobre o Complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies, mas só e nada mais.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eita,

Mais uma especie, cada vez a natureza me surpreende mais.
Rodrigo, valeu por compartilhar. : joia :
E agora fica uma pergunta. Quanto tempo vai levar para elas aparecerem no Ebay?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:E agora fica uma pergunta. Quanto tempo vai levar para elas aparecerem no Ebay?
Vixe, essa daí vai demorar uma vez que o que ela tem de bonita tem de tinhosa para se manter em cultivo. Que o diga os hobbystas brasileiros que colaboraram com o Fernando Rivadavia e o Paulo Minatel no estudo desta PC. Eu conversei com um deles a respeito deste assunto e o mesmo não tem a mínima ideia de quando e, se sua planta produzirá algum dia sementes :? ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Uausis : preved :

E eu achando que ia ficar sem ID pelos próximos 20 anos, como a D. riparia :mrgreen:
Mais uma adicionada a lista do preciso ver no habitat.


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para terem um real noção do tamanho desta Drosera deem só uma olhada na foto abaixo:

Imagem

Do lado esquerdo temos o Paulo Minatel com sua prensa para herbários e do lado direito o Fernando Rivadavia, em êxtase, ao segurar em mãos três belos exemplares desta PC :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Crédito da Foto - Carlos Rorhbacher


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem