Dionaeas com substrato generico

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Paulo, você descartou a hipótese de ter algum parasita nessa planta?

Sei que seria difícil, já que a outra está saudável, mas não custa perguntar :roll:

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ainda q sejam clones da mesma planta-mãe, supostamente saudável, as plantas geradas podem apresentar diferenças individuais? tipo: uma ser, por algum motivo, mais sensivel/frágil q a outra?

Me deu esse estalo pq ja tive dionaeas antes de saber realmente do q elas necessitam de fato, e umas, viveram muito até (coisa de meses, quase um ano) e outras, morriam depois de 15 dias...

Desculpa se "viajei" demais... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Você tem razão Fatima.

Assim como todos os seres vivos, as plantas são diferentes umas das outras. Algumas são mais frágeis e sucumbem em situações que não atingem outras mais saudáveis.

Por isso é complicado fazer comparações, pois mesmo que tiver todas as condições controladas e equivalentes, o principal (as plantas) não são exatamente iguais. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Espero que as fotos abaixo todas tiradas hoje ajudem a responder o que aconteceu com a dionaea.

Nessa primeira vejam o estado geral comparado com a que está saudável, vejam que no passo em que ela estava em mais alguns dias estaria morta.
Imagem

Para ver se ainda tem jeito resolvi trocar o substrato, a planta estava dividida em 4 rizomas, vejam o tamanho das raizes dos 2 rizomas que já estavam podres.
Imagem

Mais uma foto delas com o vaso em que estavam para ter uma ideia do tamanho das raízes, o vaso tem 8cm de altura com boca de 8cm.
Imagem

Por final, peguei os dois rizomas com suas raízes e plantei em substrato composto por sphagnum + areia. tive que cortar algumas folhas que estavam pretas.
Imagem

Vou aguardar o substrato generico dar uma secada para tirar fotos e analisarmos, só para constar não há nenhuma praga nele.
Depois de tudo isso irei aguardar e postarei novas fotos da dionaea no novo substrato.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal ver o andamento deste experimento, Paulo. Mal posso esperar para que você nos diga o que há naquele substrato genérico, pois aí saberemos o que de fato ocasionou a podridão nos rizomas de suas plantas.

Obs.: Em breve farei um experimento com pó de coco + areia em uma de minhas Dionaea e verei se ela sobrevive até a Primavera.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Nossa...fiquei impressionada com a proporção entre o rizoma e o vaso!

Será q a falta da espaço tb não foi fator preponderante nesse caso? Ou seria o substrato "ruim" q fez com q ela desenvolvesse um rizoma tão gde, na tentativa de "buscar" um meio ideal? E o ph do substrato generico? será q tem como medir?

Acho q amanheci "perguntadeira".... :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fatikn escreveu: Será q a falta da espaço tb não foi fator preponderante nesse caso? Ou seria o substrato "ruim" q fez com q ela desenvolvesse um rizoma tão gde, na tentativa de "buscar" um meio ideal? E o ph do substrato generico? será q tem como medir?
Fátima,

Suas perguntas são válidas e vou testar o ph com medidor para aquários, vou pedir emprestado para sogra.
O que eu não entendo é que a outra está indo de vento em popa.

Tchau,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
SephHG
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Abr 2018, 09:35
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por SephHG »

Sei que o post é antigo, mas fiquei curioso sobre o que aconteceu com a outra planta que estava indo bem no substrato genérico, e também sobre a composição do tal substrato.


Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Também estou curioso

O que aconteceu depois de todos esse anos ?


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem