Ajuda para remover cianobacterias de droseras

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Ajuda para remover cianobacterias de droseras

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu tenho muitas germinações de droseras a mais de 2 meses vindas de sementes enviadas por amigos.
Meu grande problema é que o substrato está atacado por cianobacterias e preciso fazer o transplante para os vasos definitivos.
Eu não estou querendo levar para esses vasos o raio da cianobac e pergunto.
Existe algum meio seguro de eu fazer isso? Tenho agua oxigenada, mas estou inseguro.

Abraços,


Paulo

[img]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1211[/img]


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eita amigo, agora tu pegou pesado :? . Procure removê-las uma a uma com uma pinça, esterilizando a mesma a cada replante (vai demorar, porém o risco de levar para outro vaso essa praga será menor), que creio que o problema será resolvido.

As Ciano são um tormento, o vaso de minhas U. pusilla esta tomado por elas e não sei como resolver esta questão uma vez que tentar separar estas PCs é um verdadeiro tormento :x .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

Amigo é bom saber que você tbm germina droseiras pois vou germinar 40 sementes de droseiras que comprei e com esse post uma coisa eu ja sei vou germinar todas em vasos separados caso venha a acontecer isso nao sera tao complicado... Quarta que vem sera minhas Burmanis red


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Mensagem por Pride »

Bom dia Paulo!

Não aconselho a utilizar a água oxigenada. Já fiz testes com ela; todas as germinações morrem, somente as plantas adultas que sobrevivem numa boa.

O que eu fiz na última vez foi removê-las uma a uma, com uma pinça, sempre retirando todo o sphagnum das raízes delicadamente, em seguida molhava-as (as raízes) em um pote com água e transplantava as Pcs para o novo bog. Nesse processo eu perdi cerca de 10% das germinações (Acredito que foi lesões nas raízes que as mataram).
Não utilizei pinça esterilizada como o Rodrigo disse, a cada transplante que realizava apenas "lavei" a ponta da pinça em um pote com água.

Do resultado desse processo, apenas duas levaram consigo as cianos; removi-as junto com um pouco de substrato e pinguei H202 no local. Depois disso não tive mais nenhum problema.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Parece que o método mais seguro e recomendável é o da 'catação manual', rs. Separar uma a uma, limpar e replantar. :roll:

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Pois é, eu já fiz o aconselhado por diversas vezes. Eu queria achar um modo de não ficar limpando uma a uma. :roll:

Eu vou fazer seis vasos distintos e um bog com todas.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
humbertomelo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 21 Mar 2015, 18:50
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por humbertomelo »

Cara ja usei leite, coloca uma gota de leite por dia em cima da área afetada, rapidamente perceberá resultados.Funcionou comigo.


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Olha, a um tempo eu tive que fazer isto com minha seeds de droseras e eu coloquei H2O2 em lugares onde tinham algas e não plantinhas e deu certo... (eu dilui ela tb!!)

Mas uma coisa que contraria tudo até então e vem dando muito certo aqui comigo...
Meu últimos vasos eu coloquei a areia que usa pra misturar o substrato por cima (porque sem o musgo é mais dificil de surgir as algas). a minha areia não é da grossa que você usam... mas é a mais grossa que eu acho aqui em casa de material de construção.
Pois bem, minha spatulata, minha capillaris e minha burmanni hong kong germinaram, e mesmo eu tirando as capsulas, as poucas sementes que caíram em cima da areia germinaram muito bem e estão crescendo bem!!

Acho que isto é uma possibilidade viável e vou testar nas minhas próximas germinações (não mais acidentalmente!! :D) porque aqui aparecem algas e bichinhos cinzas antes de aparecerem seeds e isto pode dificultar a germinação!!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Camila, então germinaram em areia pura? estas de deposito de construção, penso lavadas e fervidas. será algo indireto do sphagnum q vem pra areia? farei a experiencia de plantar somente em areia pura com algumas sementes de burmanii q tenho sobrando. "teste/experiência".


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Não Edson, elas germinaram em cima da areia, mas era uma camada de areia por cima do musgo.
Mas a meu vê deste jeito não tem problemas de algas nem outras pragas no cultivo das seeds!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem