Dionaea morendo?!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
leonardohr
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Mar 2015, 15:56
Localização: ribeirão preto sp
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Dionaea morendo?!

Mensagem por leonardohr »

Oi pessoal, de uns dias para cá a minha dionaea só piora, ela está em um substrato feio de sphagnum e areia de rio lavada com argila expandida no fundo, sempre mantenho um prato de água da chuva em baixo do vaso, a questão é que as folhas dela começam a ficar pretas ou amarelas e então morrem, a maioria já morreu, ou então está fechada, só tem duas bem pequenas abertas e quando vou tentar alimenta-las elas não fecham, tem só uma armadilha nascendo e parece que ela não vai para frente... já tentei até iluminação artificial, estufa mas ela não apresentou melhora oque vocês acham? ela está morrendo, é um processo natural, ou vocês acham que eu devo fazer algo? dormência induzida talvez resolva?... aqui estão algumas fotos dela.

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/v2/298x3 ... DsgTJp.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/v2/1920x ... aoLPEM.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/v2/298x3 ... uURghL.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/v2/529x3 ... xF0MSS.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Bom, acho que você na verdade tem duas plantas por aí.
Você deixa ela sob sol direto? Se sim, por quantas hs?
A dormência é um processo natural, mas por não possuir um clima propício para que ele aconteça normalmente, as vezes precisamos induzir. A sua planta passou por isso no último inverno? É uma informação muito importante, assim poderia tentar lhe ajudar melhor.

Eu cortaria todas as folhas que estão morrendo e esperaria para ver.

Abç

EDIT: Fiquei curioso, qual a altura do substrato?


leonardohr
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Mar 2015, 15:56
Localização: ribeirão preto sp
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por leonardohr »

Dener, eu já havia trocado ela de vaso, na verdade é só uma planta, só há um rizoma, sobre o sol eu deixo sempre que possível porque nos últimos dias não bate sol direto aqui, deixo ela o dia todo ao ar livre menos a noite porque tenho medo de cair geada, ela é uma planta nova, a adquiri dia 03/03/2015 então por esse motivo não sei se ela passou por dormência, mesmo assim agradeço pela respostas e vou esperar as folhas escurecerem mais para cortar.

sobre a altura do substrato, oque você quis dizer com isso, a altura do substrato em relação ao vaso? se for isso é um pouco abaixo pelo fato que antes de colocar o substrato no vaso eu o lavei e coloquei , ficou até meio alto então deixei, depois que o substrato secou acho que ele murchou ou algo assim, então ele desceu um pouco...


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Entendi.
Não entendo muito sobre dionaeas, elas sempre me deram muito trabalho :oops: , por isso não sei te dizer se adiantar o processo de dormência resolveria, mas ela não me parece tão ruim.
Sobre cortar as folhas, sempre faço isso em minhas droseras que estão com um pé na cova, e muitas consigo salvar. Mas para isso acontecer, procuro cortar assim que percebo que a armadilha já não está funcional.
Me expressei mal a respeito do substrato :oops: , mas você entendeu certo, erá só uma curiosidade mesmo :)

Boa sorte com ela : joia :

Abç


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Leonardo.

Toda planta leva um tempo de adaptação quando muda de região. Além da viagem que fez até aí, houve a troca de substrato/vaso e a manipulação de raízes, e isso causa um estresse muito grande.

As folhas de Dionaea são ativas por um numero limitado de vezes (três captura/digestão em média), e depois disso apenas existem para realizar a fotossíntese. Portanto não fique preocupado em ter folhas antigas ficando pretas.

Exposição direta a luz solar e muita umidade no solo é regra básica de cultivo de Dionaea. :geek:

Abç


leonardohr
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Mar 2015, 15:56
Localização: ribeirão preto sp
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por leonardohr »

obrigado pelas respostas, a única coisa que me preocupa é que as folhas que não estão pretas também não fecham, ou seja ela não se alimenta, sei que ela não necessita obrigatoriamente se alimentar pois ela faz fotossíntese, mas se ela não está recebendo muito sol então, ela não deveria se alimentar por meio dos insetos?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Leonardo... dê tempo ao tempo... pelas fotos ela não me parece ruim... É como o Marciel disse.. ela precisa de um tempo pra se adaptar.. e esse tempo pode variar de dias a semanas...
Qto às armadilhas q não fecham.. eu sugiro q por um bom tempo você contenha seu ímpeto de mexê-las, ou de alimentá-las.. mesmo com o tempo encoberto, a claridade é o suficente pra q ela faça a fotossíntese. Estimular o fechamento da armadilha da dionaea demanda energia... e nessa fase de adaptação ela precisa dessa energia pra se restabelecer, ok?

Uma coisa q me chamou a atenção, você move a planta todo dia? muda todo dia de lugar?? Movê-la de um canto ao outro é prejudicial à planta... A planta não tem pés, então precisa ficar paradinha num cantinho pra se ambientar... Escolha um canto onde ela receba o máximo de sol por dia e não se preocupe, a principio, com geadas.. Nessa época do ano, dificilmente isso vai acontecer.. e qdo chegar o inverno, acredito q, se por aí chega a gear, é bem capaz q ela entre em dormencia natural (oq eu, particularmente acho bacana) :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
leonardohr
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Mar 2015, 15:56
Localização: ribeirão preto sp
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por leonardohr »

quanto cortar as armadilhas mortas, oque vocês acham? Vi algumas pessoas falando em outros lugares que quando uma armadilha morre eles não cortam ela perto do rizoma, eles só cortam a parte que está preta porque dizem que a armadilha continua viva por muito tempo e por isso continua fazendo fotossíntese, oque vocês acham de fazer isso? ajuda mesmo ou é uma grande besteira?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu, particularmente, prefiro esperar q ela fique totalmente preta pra só então cortar, Leonardo...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Apesar da aparência sofrida eu percebo que o fato dela estar desenvolvendo novas armadilhas é sinal de que por hora não há com que se preocupar com os problemas que relatou.

Apenas não deixe ela sem a dormência quando chegar a época certa, pois talvez ela não sobreviva se for privada da mesma.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem