Duvidas Dioneia !

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

E ai cara tudo bem? legal sua dioneia se recuperando parabéns. Quanto a sua drosera acho que você tem que fazer a troca do substrato dela, pela foto ta parecendo substrato genérico de floricultura. Mas espera a opinião dos mais
experientes. Sorte ai
Abç


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

É uma drosera Venusta que tem ai?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Pedro.

A profundidade razoável de substrato para Dionaea é de 10 a 12cm. Se tiver isso no aquario tudo bem. Sua Dio precisa receber mais insolação direta para ter forças para caçar e desenvolver-se adequadamente. :geek:

A Drosera é uma D.spatulata. Assim como a Dio, deve receber a iluminação solar direta para ficar saudável. Dessa forma, os tricomas ficarão avermelhados. 8-)

Abç


pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por pepewhs »

opa, valeu a ajuda, então elas estão em uma janela de casa que nao bate vento e recebe bastante sol na parte da manhã, vou procurar um lugar q bata mais sol e nao bata vento, hj de manha vi minha drosera e ela esta c mais uma haste floral hahahah e quanto a dioneia, eu tenho o musgo aqui, o q eu faço ? ponho o musgo novo em baixo e o musco c a planta por cima ? deve ter uns 5 cm de musgo so.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal.

Acho que deveria fazer como disse e aumentar a profundidade do substrato, mesmo que isso deixe a Dio para fora da proteção do vidro. A planta vai agradecer. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fico feliz que a sua Dio esteja se recuperando e torço para que a mesma venha a bombar nesta Primavera/Verão. Quanto a Drosera, eu fico com o palpite do Marciel no que diz respeito a sua ID e reforço o pedido dele para que a exponha a mais horas de luz solar direta para que a plante se recupere e volte a ter a coloração vermelho/rosado da espécie.

Eu ia sugerir a troca do substrato, porém a planta eta florindo e sendo assim seria melhor esperar ela terminar essa fase uma vez que se fizer o replante ela pode abortar a produção de sementes e você vai acabar no prejuízo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pode uma muda recém adquirida, pq já estar nascendo haste? tenho uma dionaea e está nascendo uma haste (que eu pensar ser outro folha) em pé. isso então é haste? mas em muda recém adquirida e nova?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dionaea estão aptas a florir desde que tenham completado 1 ano de vida. Dificilmente se adquiri uma planta com esta idade em floriculturas/Garden Centers e, neste caso, apesar dela ser pequena é bem provável que seja um exemplar com no mínimo 2 anos de vida.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por pepewhs »

ola amigos, aumentei a profundidade do substrato e vou esperar a drosera florir pra trocar o sub dela, hoje esta chovendo aqui, vou aproveitar para coletar água, uma duvida, a germinação de novas sementes se faz no próprio musgo?


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Você pode germina-las no lugar definitivo ou pode germina-las em outro lugar, outro vaso e transplanta-las posteriormente, sim direto no musgo, tem muitos tutoriais aqui no forum explicando ;D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem