Aos amantes da nepenthes bicalcarata

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Aos amantes da nepenthes bicalcarata

Mensagem por otaviobravim »

Olá amigos, pra quem curte Neps, especialmente a N. bicalcarata eu resumi e traduzi um artigo interessante sobre o mutualismo dela com uma formiga, leiam que legal! A natureza é linda mesmo, e a aparente paradoxal união entre presa/predador numa vida mutual é de impressionar (pra mim ao menos). Espero que gostem


A escassez de nutrientes essenciais levou plantas a evoluir estratégias nutricionais alternativas, como mirmecotrofia (nutrição de "lixo" derivado de formigas) e carnivoria (predadores invertebrados). A planta carnívora Nepenthes bicalcarata cresce nas florestas do Bornéoe acredita-se ter uma relação de mutualismo com a sua simbiótica formiga Camponotus schmitzi. No entanto, os benefícios proporcionados pela formiga não foram quantificados, apenas testou-se a hipótese de um mutualismo nutricional, utilizando contagem isotópica foliar (Contagem de níveis de radiação) e refletância ( proporção entre o fluxo de radiação eletromagnética [luz, não necessariamente visível] incidente numa superfície e o fluxo que é refletido.) analisando-a e comparando as características relacionadas com os desenvolvimentos diferenciados entre plantas habitadas por formigas e desabitadas.

Plantas habitadas por C. schmitzi produziram mais folhas com maior área (cm²) conteúdo de nitrogênio que as plantas desocupadas. As formigas,Foi estimado, proporcionam um aumento de 200% no nitrogênio foliar das plantas adultas. Plantas habitadas também produziram mais e maiores jarros contendo biomassa de presas maior (i.e. mais captura). Jarros ocupados pela C. schmitzi diferem qualitativamente no tipo de captura e verificou-se que a planta capturou grandes formigas e insetos voadores. As taxas de aborto de jarros foram menores em plantas habitadas, em parte por causa da dissuasão á herbivoria (Eu também não comeria plantas com formigas zanzando em volta) bem como botões abortados pela herbivoria diminuiram com a taxa de ocupação da formiga. Quantidade menor de aborto também foi atribuída a formiga como serviço nutricional através de seus restos (lixo do formigueiro mesmo, não as formigas como presas). As formigas apresentaram valores mais elevados de N15 (nitrogênio radioativo) do que qualquer presa testada e o N15 foliar aumentou com a taxa de ocupação formiga (ou seja, as formigas tem acidentes de trabalho hehe), confirmando o comportamento predatório da N. bicalcarata e demonstrando sua contribuição direta para o N. reciclado pela planta. Estimamos que a
N. bicalcarata deriva, em média, 42% do seu N foliar de resíduos de C. schmitzi , (76% em plantas altamente ocupados). segundo as Structure Independet Index Pigment (estruturas independentes de pigmento, ou seja, várias outras proteínas que não a clorofila e a rubisco, mas como é um teste, deixei com o nome em inglês), plantas sem C. schmitzi estavam expressando proteínas de estresse (Stress Derived proteins) ​​em relação às ocupadas pela formiga, e à plantas sem jarros. Isso comprova a custo fisiológico de produção jarro e a pobre assimilação de nutrientes na ausência de simbiontes. Conclui-se então que a C. schmitzi contribui decisivamente para a nutrição de N. bicalcarata, via proteção de órgãos assimilador, aumento da captura de presas, e mirmecotrofia (ainda não pesquisei se este é o termo mesmo). Esta combinação de carnivoria e mirmecotrofia representa uma estratégia excelente de sequestro de nutrientes.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hummm, interessante. Eu já havia lido um artigo em inglês falando da relação desta espécie de formiga com a N. bicalcarata e, aliás se não me falha a memória alguém daqui chegou a publicar um vídeo aonde esta relação mutualística e mostrada de forma contundente. Em todo caso é sempre bom quando um membro dedica um pouco de seu tempo a a tradução de uma informação relevante como esta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

As Nepenthes são incriveis neh. : joia :
rdrgobra escreveu:... e, aliás se não me falha a memória alguém daqui chegou a publicar um vídeo aonde esta relação mutualística e mostrada de forma contundente.
Neste tópico Bicalcarata e as formigas camponotus schimitzi

Abç


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Droga, e eu achando que era novidade hahaha :D

Pesquisarei outras coisas e postarei, desta vez com ineditismo (ou não :lol: )

Valeu MarcielS e Rodrigo!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Formigas eu já tenho, me falta uma nep Bicalcarata ahahahahahah


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem