Café para Nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Achei super importante seu relato :geek:
Se você conseguiu aplicar essa técnica e obteve sucesso parabéns : joia :
Mas e o café já foi aplicado no seu cultivo?
Particularmente prefiro não usar produtos químicos no cultivo, respeito a diversidade de opiniões, acho fantástico, por exemplo, a Nepenthes ampullaria que se adaptou de forma espetacular com seus ascídios que possuem o peristome aberto e largo e a tampa do jarro pequena e virada para traz, com isso a planta capta pequenas folhas que são digeridas juntamente com os insetos dessa forma complementando sua nutrição, alem disso ela criou ramificações nos jarros formando um "tapete" no chão aumentando a chance de coletar folhas. Já foi observado que ela se alimenta mais de folhas do que de insetos. Então um cultivador que possua essa espécie em sua coleção poderia adicionar folhas aos ascídios reproduzindo assim condições semelhantes as que a planta teria na natureza.
É claro que é tentador seu relato "comprei no inicio do ano com 15 cm, hoje estão com mais de metro de altura" :afraid: é uma opção, porém temo que o Marciel tenha razão em relação a extinção das espécies cultivadas hoje. Não vejo plantas carnívoras como um produto comercial, sei que para alguns elas são, contudo gosto de aprecia-las em seu desenvolvimento normal sou apenas um simples cultivador que tem o cultivo como uma forma romântica de se aproximar um pouco mais da natureza. Muitos poderiam interpretar essa minha opinião como um atraso, sou totalmente a favor da ciência, entretanto gostaria de salientar que não estamos aqui falando sobre soja, feijão, milho etc que têm uma necessidade de produção rápida para atender a uma demanda alimentar. Em fim, o assunto rende muito e é interessante analisar todos os pontos de vista sempre respeitando as opiniões contrarias.

Abs


Thiago H. Camargo


Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Revivendo o tópico...

Fuçando na net achei esses sites:

Fórum da icps: https://icps.proboards.com/thread/3994/ ... -nepenthes

Terra fórum: https://www.terraforums.com/forums/show ... ght=coffee


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Obrigadão Yuri, ainda não tinha visto esses tópicos.

Estou com 2 estacas de Alata, estava pensando em usar em uma delas, para ver se tem impacto no enraizamento, a cafeina ou outro componente. Porem vou fazer um teste futuro, com os seedlings que nascerem dos que estou germinando (isso caso germinem bem, e muitos)... :P

Abraços. :)


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

No tópico do terra fórum tem muitíssimas coisa sobre, inclusive que o cafezinho faz crescer o Sphagnum!!! :D :D

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembram do video que o Marciel postou aqui???????

Perguntei ao garoto do vídeo as seguintes questões:

Eu:
Olá tudo bem?

Eu moro no Brasil e gostaria de saber o quanto o café que você usa para cada nephenthes?
Depois de colocar o café logo depois de jogar bastante água no substrato certo?
Podemos repetir esse processo quantas vezes por ano?
O resultado das aplicações ocupam?
Ele:
Você pode ver exatamente o quanto eu usei para cada Nepenthes no vídeo. Depois de adicionar o café, esperar dois dias e despeje muita água através do vaso. Você pode repetir esse processo, tanto quanto quiser, mas não fazê-lo mais de uma vez a cada 2 meses. Você vai ver os resultados dentro de alguns meses
Eu:
Você usa 3/4 xícara? Eu não sei porque eu não falo Engles, então não sei o que disse no vídeo.
Formulado estas questões de alerta pelo google tradutor.

muito obrigado
Ele
Sim, talvez 1/2 a 3/4 de um copo é bom
Eu:
Muito obrigado, saiba que você está ajudando não só a mim, mas também vários membros do fórum forum.html
Concluindo:
Ele usa de 1/2 a 3/4 (Depende do porte da planta) de xícara de café preto(puro) por planta e 2 dias depois joga bastante água corrente sobre o substrato, e repete o processo 1 vez a cada no minimo 2 meses! : joia : : joia :

Acho que agora ficou mais claro sobre o que fazer. Só não sei se o café deve ser sem açúcar, mas se eu for fazer, farei sem, caso contrario pode atrair formigas.
Editado pela última vez por Yuri_Gpi em 20 Jan 2014, 15:40, em um total de 2 vezes.


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi Yuri, tem essa resposta em um dos topicos que achei na epoca. Ele fala que é para usar café puro, sem nada para aromatizar (baunilha, canela, etc etc) ou adoçantes e açúcar. É o clássico "Black coffee".

Abraços.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Então pronto o básico já sabemos agora é só "botar" na pratica!!!


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Só lembrando, esse é um processo de fertirrigação. Mesmo com todos os beneficios que pode trazer as nepenthes, mesmo sendo doses disponíveis muito pequenas, e dando um Up do crescimento delas (graças a outros componentes do café, alem do N).

Logo, só pode ser feito em plantas saudáveis. Se a planta está se adaptando ao ambiente, ou se a planta passou por uma viagem, praga, poda, replantio e qualquer processo estressante para o organismo dela, a fertirrigação (como qualquer outro metodo de fertilização) pode acabar tendo um efeito contrario, debilitando e/ou matando a planta.

Mesmo sendo uma fonte organica de nutrientes, ainda sim é um processo delicado que tem de ser bem pensado.

Outra coisa, não utilizar essa tecnica em plantas que estão sendo adubadas. Isso pode gerar superdosagens.

É um método de cada vez, não mais de um.

Abraços gente.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Isso mesmo. : joia : : joia : : joia : : joia : : joia :


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi galera, Jaiadeva usa carta "Topico que renasce" (nerd's nerdarão)...

Bem, um dos caras que vi postando na epoca sobre o café para nepenthes foi o Nepenthasis, que tem um canal no Youtube e que sigo.
Ele hoje postou um video de respostas a questões de internautas, entre elas estava sobre o resultado da aplicação de café, ele mostra uma das Neps dele. Vale a pena conferir.

Está mais ou menos em 3min 30 segundos.

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

Abraços gente.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem