Duvida sobre minha nova nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
gabrielm
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 75
Registrado em: 18 Nov 2013, 00:14
Localização: Cachoeira do sul RS
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Duvida sobre minha nova nepenthes

Mensagem por gabrielm »

Pessoal sei que estou postando muita coisa em tão pouco tempo, e exigindo bastante ajuda de vocês, é porque agora estou com muitas plantas,
sementes e lidando com substratos que não conheço. Então qualquer coisa é só falar!

Bem recebi esta nep. de presente, está bem debilitada, o pior e que pelo que soube o vendedor estava dando água com cloro :afraid: ,
não sei que espécie é, e se o substrato etá correto (pelo que vi possivelmente não).

[img]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x60 ... 0/k891.jpg[/img]


[img]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/12/qf7v.jpg[/img]

Abraços. : joia :

ps.sabendo o tipo de nep. irei pesquisar sobre.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Gabriel.

É uma Nepenthes alata.

A planta aparenta estar saudável. Identificar o substrato é difícil. Parece que tem sphagnum, mas não dá para saber a proporção.

Ela gosta de local bem iluminado. Suporta receber luz direta matinal. O substrato deve ser mantido umido mas nunca encharcado.

Regas somente com agua descansada (sem cloro).

Abç

ps o cultivo está aumentando heim. : joia :


Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Gabriel, trata-se de uma bela Nepenthes Alata(me corrijam se estiver errado).

Ela não está tão debilitada. Aconselho que troque o substrato o quanto antes, pois mesmo sendo musgo, o substrato não é confiante, podendo levar sua planta a óbito a médio, longo prazo.

Como substrato te recomendo

Musgo + isopor
ou
Musgo + isopor + chips de coco

(a escolha do substrato é uma coisa meio que pessoal)

Sobre a água com cloro, as nepenthes são mais resistentes do que outras carnívoras, não a problemas em rega-la com água com cloro, mas te aconselho a raga-la com água sem cloro, para uma melhor saúde da planta.

Leia este tópico do nosso amigo Marciel: Cultivo básico de nepenthes.


Abraços, Yuri F. Ávila
gabrielm
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 75
Registrado em: 18 Nov 2013, 00:14
Localização: Cachoeira do sul RS
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por gabrielm »

Obrigado pela ajuda de todos : joia :

irei trocar o substrato, como o Yuri_Gpi sugeriu.

PS.: Para não criar outro tópico, sobre a coloração dos jarros, como fazer eles ficarem mais coloridos?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Diferentemente de outras pcs, quando se trata de Nepenthes, não existe 'truques' para deixar os ascidios mais coloridos.

A coloração do jarro está relacionada com a saúde da planta.

Abç


gabrielm
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 75
Registrado em: 18 Nov 2013, 00:14
Localização: Cachoeira do sul RS
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por gabrielm »

Então quando a planta está saudável o jarro é colorido e quando não é colorido a planta não está saudável, é isso?

ps. se é isso as minhas neps. não estão tão bem assim.


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Não necessariamente Gabriel, cor é uma expressão da especie (e da variedade) que está intimamente relacionada aos fatores ambientais dela, bem como nutrientes disponíveis, idade da planta e desenvolvimento.

Alem de que o desenvolvimento dos ascidios está ligado a um equilibrio nos fatores, uma constância. Grandes oscilações em luminosidade, umidade, mudanças de local, acabam impedindo uma total expressão.

Como o Marciel disse, a saude da planta está diretamente relacionada, mas não necessariamente diz que a planta não está "saudavel", ela pode estar saudavel, se desenvolvendo, mas não aclimatada as condições. Assim, durante a aclimatação ela não vai conseguir expressar cor e forma de maneira plena. Se mudamos muito, ela vai ter de se adaptar mais e mais.

Alem de que, cada especie de Nepenthes vai necessitar de parâmetros próprios para isso (taxa de luminosidade, umidade, aeração do solo, Ph do solo, disponibilidade de nutrientes nos ascidios).

Alem de que mesmo dentro de uma especie a linhagem genetica pode acabar expressando mudanças leves nos fenótipos (aparência), logo uma alata minha pode ter cores mais intensas do que uma alata sua, mesmo estando nos mesmos parâmetros.

Acho que o importante é focar na saude da planta, ela vai se desenvolver e mostrar sua beleza naturalmente. Agora é só ajudar ela nisso. :)

Abraços.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
gabrielm
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 75
Registrado em: 18 Nov 2013, 00:14
Localização: Cachoeira do sul RS
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por gabrielm »

valeu pela ajuda, já entendi : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Isso mesmo Gabriel.

E mais...

Ascidios de Nepenthes de uma mesma planta tem variações sutís na cor e no formato de acordo com a fase que está o ramo (galho).

Existe variações de cor e tamanho entre o ascidio inferior (lower) e o superior (upper).

Variações de cor também ocorre com frequência no peristomio. Por vezes acontece de um jarro de alata ter o peristomio vermelho e o ascidio seguinte não apresentar essa caracteristica ou ter o peristomio rajado. A tampa (opérculo) também apresentará pequenas diferenças.

Um jarro sempre será um pouco diferente do próximo jarro. Não tem dois exatamente iguais.

Abç


gabrielm
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 75
Registrado em: 18 Nov 2013, 00:14
Localização: Cachoeira do sul RS
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por gabrielm »

Realmente dá para notar que o peristomio de alguns ascidios, estão ficando vermelhos e outros não. Obrigado, agora já sei, e também
aprendi o que são ascidios lowers e uppers, como se chama a "tampa", e sobre a coloração.

ps. tenho perguntado muito pois não acho muitos tópicos sobre o que quero saber :roll:.
"sei que tenho que ajudar os outros também" :)

valeu : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem