Como polinizar e colher sementes de Pinguicula

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que legal Rodrigo, espero que tenham funcionado os cruzamentos que fez, darão plantas bem interessantes :)


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Jogo rápido pessoal; alguém poderia me dizer se a P. primuliflora se auto-poliniza ou se terei que fazer este trabalho para conseguir algumas sementes?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Rodrigo.

A P. primuliflora não tem auto-polinização. 8-)

Abç

ps não lembro como fiz quando a minha deu flor.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Gente... tô com uma dúvida... como é o seedling (de semente) de Pinguicula Sethos? Tô caçando imagens, mas não consegui encontrar... as q encontrei eram de seedlings bem desenvolvidos... :roll:

É q encontrei uma "plantinha" na minha jardineira onde plantei as sementes da P x sethos e não sei se é mato... como vi já no final da tarde/inicio da noite, a claridade não favorece fotos nítidas... vou tentar fotografar amanhã... mas de qq forma, as pings qdo nascem, são parecidas com as dios e droseras (primeiro aparecem os cotilédones e depois as armadilhas) ou elas qdo nascem, já nascem lembrando as pings?

Acho q ficarei na expectativa até amanhã...qdo farei as fotos... :roll:

Uma ótima noite!
Fatima


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, neste tópico, localizado no CPUK, você encontra a resposta para sua dúvida.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, Rodrigo!
Brigada! a foto me ajudou bastante... mas ainda tô meio indecisa :? ... Não consigo ver esse brotinho na mesma posição das fotos do link q você indicou, pq ela simplesmente nasceu entre os grãos de areia. Está no vaso q fiz com aquele substrato mineral q você indicou e fora essa não há mais nenhum outro ponto verdinho. No vaso com sphagnum e areia não vi nada, além de mato... daqueles q parecem alpiste, q conforme nascem, estou arrancando...rs..rs..rs...

Pelejei, mas consegui fotografar.

Olhando assim, achei q não
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-zF-p ... G_4217.JPG[/thumbnail]

Mas depois, ajustando melhor o macro... seriam gotinhas de mucilagem ou gotinhas de "orvalho" da manhã??
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-SqP5 ... G_4223.jpg[/thumbnail]

É mato? deixo lá mais um tempo? Arranco? Eu, sinceramente, não consegui definir...rs...rs...rs...

Um ótimo domingo pra todos!
Fatima


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, se eu fosse você não removeria este seedling, pois o mesmo esta parecendo ser uma mudinha de P. 'Sethos' que germinou das sementes que você semeou ali :D . Espere mais algumas semanas que, creio que o que tem neste vaso irá tomar forma e aí será possível uma identificação 100% segura :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Opa... se você, Rodrigo, q é mestre, diz pra não arrancar e esperar, não vou contrariar :D ... Por enqto é só essa q germinou (se é q é uma ping mesmo), mas como aqui já aconteceu de germinar 1 unica semente e quase um mes depois germinarem as outras (do mesmo potinho)... aguardemos...rs...rs..

Valeu! : joia :

um ótimo domingo!
Fatima


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

oi, pessoal... lá vou eu com minhas dúvidas..rs.. .e acho q ela cabe nesse tópico... :D

A ping gigantea q dei de presente floriu... a flor abriu hj e aí, fica a dúvida: dá pra fazer a polinização com o proprio polen dela? Como é feita? pq olhando, ela é diferente da flor da P x sethos...

só espero q vcs não digam q é preciso rasgá-la como no primeiro video desse tópico... hehehehe :D

Brigadin... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, longe de mim dar uma de pessimista, mas creio que será exatamente isso (destruir a flor) que terá que fazer se estiver afim de obter sementes desta PC. Se não me falha a memória, certa vez o Paulo tentou polinizar a flor desta Ping e não teve sucesso. Foi aí que ele foi pesquisar e descobriu que era necessário partir para uma atitude mais drástica para conseguir a polinização. Da mesma forma que você, o mesmo desistiu desta empreitada uma vez que não teve coragem de destruir tão bela flor :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem