Erva mate contra o cancer de cólon

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Erva mate contra o cancer de cólon

Mensagem por MarcielS »

fonte: ScienceDaily

[thumbnail=center]https://www.vida10.com.br/extranet/arqu ... b1c642.jpg[/thumbnail]
Tomar um gole de erva mate pode prevenir o câncer de cólon?
Em um estudo recente, da Universidade de Illinois, EUA, cientistas mostraram que as células cancerígenas desse tipo de câncer morrem quando ficam expostas a um número de compostos bioativos presentes na bebida.

“Os derivados da cafeína presentes no mate não apenas induzem a morte de células cancerígenas do cólon, como também reduzem processos inflamatórios”, comenta Elvira de Mejia, professora de química e toxicologia alimentar.

Ela comenta que isso é importante porque a inflamação pode acelerar os passos da progressão do câncer.

No estudo in vitro, os pesquisadores purificaram, e então trataram células cancerígenas do cólon humano com ácidos cafeoilquínicos (ACQ) derivados da erva. Conforme os cientistas aumentaram a concentração de ACQ, as células do câncer morreram por apoptose.

“Falando de maneira simples, a célula cancerígena se autodestrói porque seu DNA é danificado”, afirma a pesquisadora.

De acordo com ela, a habilidade de induzir a apoptose, ou morte celular, é uma tática promissora para intervenções terapêuticas em todos os tipos de câncer.

O mecanismo que levou à morte da célula cancerígena é simples. Certos derivados de ACQ diminuíram muito os agentes de inflamação, incluindo o NF-kappa-B, que regula muitos genes. No fim, as células do câncer morrem com a indução de duas enzimas específicas, a caspase-3 e a caspase-8.

“Se nós conseguirmos diminuir a atividade do NF-kappa-B, o importante agente que liga a inflamação e o câncer, nós podemos controlar a transformação das células normais em células cancerígenas”, diz.

Os resultados do estudo sugerem que os derivados da cafeína na erva mate atuam como agentes anticâncer, e podem ser importantes contra outros processos associados a inflamações.

Mas, como o cólon e sua microflora têm um grande papel na absorção e no metabolismo de compostos relacionados à cafeína, os efeitos podem ser mais úteis nesse local.

“Acreditamos que há muita evidência de apoio ao consumo de erva mate pelos seus benefícios bioativos, especialmente se você tem razões para se preocupar com o câncer de cólon”.

...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não sei quanto a vocês mais eu já experimentei Chimarrão e, digo-lhes com propriedade, que o troço é ruim :vomitei: . Talvez, pelo fato de não estar acostumado, eu o tenha repudiado, mas sabe como é né; a primeira impressão é a que fica :roll: .

Se eu depender de tomar o chá desta erva para me curar do câncer aí danou, porém se conseguirem isolar o princípio ativo que destrói as células cancerígenas, convertendo-o em um remédio a ser administrado via oral, aí já será outra história :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Que baita notícia.
Muitas pessoas, como o Rodrigo, não tem o hábito de tomar um belho chimarrão, mas para nós aqui do sul essa bebida é praticamente indispensável todos os dias.

Gostei.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal estas informações.

Rodrigo, acho que alem de não ter gosta do chima, na primeira tomada normalmente se tem esta reação, voce não curte chá de ervas então não está acostumado para tomar chimarrão, acho que é muito forte comparado com chás mais comuns. Mas depois que se acostuma a tomá-lo é uma maravilha, vira um costume ou digamos, vício.

Não existem contraindicações, voce pode beber chimarrão o dia todo que não fará mal.
Deem uma olhada nos benefícios que ela traz, a uns tempos atraz eu não intendia por que se fico tempo sem tomar fico com uma suposta abstinencia e necessito tomar :lol:
http://www.erva-mate.com/beneficios_da_erva_mate.html


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:... eu já experimentei Chimarrão e, digo-lhes com propriedade, que o troço é ruim :vomitei:
Hahahah.

É falta de costume (hábito) mesmo, rs. :lol:
Dimas Mascarello escreveu:... para nós aqui do sul essa bebida é praticamente indispensável todos os dias.
Felipe_Steinthaler escreveu:... na primeira tomada normalmente se tem esta reação, voce não curte chá de ervas então não está acostumado para tomar chimarrão...
Exatamente.

E para os japoneses e decendentes não é problema, pois é habito tomar chá verde ou de ervas. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

tomei uma unica vez, há muuuuuitos anos atrás.... e gostei pra caramba.... :D

Agora lendo essa materia, me deu uma vontadinha.... :roll:

Pena q não tenho a cuia e nem a... bomba (??) e pra ajudar nem sei como preparar.... :cry:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
yago
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 14 Jul 2013, 17:47
Localização: ouro fino mg
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por yago »

e afinal quem gosta de remedio ?????
naum sou muito fan dessa bebida mas para quem gosta : joia :

abç : yago pagani


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem