Algumas P. lusitanica de minha coleção

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Algumas P. lusitanica de minha coleção

Mensagem por rdrgobra »

Depois de 5 meses, eis que resolvi fazer a mudança de algumas mudas de P. lusitanica para um novo vaso e o resultado é o que vocês podem ver abaixo:

Foto 1 - As plantas no vaso novo

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 1e8d57.jpg[/thumbnail]

Elas estão atrasadas no desenvolvimento, pois ficaram um tempo num local com pouca incidência solar (esta espécie é sensível ao Sol, mas isto não quer dizer que um pouco não seja benéfico a sua saúde :mrgreen: ) e, somente há pouco quando mudei o vaso delas de lugar algumas passaram a se desenvolver de forma mais rápida.

Foto 2 - Close de uma das plantas

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 484e39.jpg[/thumbnail]

Ainda tenho muitas mudas na sementeira, mas por enquanto não farei a mudança delas, isto fica para uma outra oportunidade :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q bonitinhas essas pings! Qdo crescem as folhinhas continuam com esse mesmo formato (mais fechadinhas), lembrando "conchas"?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Lindas e saudáveis. Parabéns Rodrigo. : joia :

Está virando produtor? :mrgreen:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fatikn escreveu:Qdo crescem as folhinhas continuam com esse mesmo formato (mais fechadinhas), lembrando "conchas"?
Fátima - Essa é a característica principal desta espécie de Ping. Note que algumas estão mais fechadas que as outras, sinal que capturaram alguma coisa e, neste caso, as armadilhas se fecham para aumentar a área de contato o que facilita a digestão das presas. Tão logo ela acabe o seu "lanche" as folhas voltam a posição normal, mas sempre com aquele formato emblemático de concha :mrgreen: .
MarcielS escreveu:Está virando produtor? :mrgreen:
Marciel - Quem me dera amigo :lol: , talvez quando eu dominar todos os macetes do cultivo de Pings eu decida partir para algo do tipo.

Até lá considere-me apenas um hobbysta dedicado :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu tinha reparado q umas folhas estavam mais fechadinhas q as outras, mas nem imaginei q isso pudesse acontecer (delas fecharem pra aumentar a área de contato com "a refeição"). E na segunda foto dá até pra ver os pelinhos!! Fantástico!!! Cada espécie nova q conheço e cada explicação q vcs me dão me deixa ainda mais encantada por elas!!! :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Parabéns pelas pinguículas, estão muito bonitas. : joia :
Eu dizer mais seria redundante, pois faço minhas as palavras dos amigos.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, se você reparar em uma das folhas há um pontinho preto, aquilo ali é um Colêmbolo que foi capturado por ela. Cada dia que passa fico ainda mais admirado com as estratégias de atração e captura de presas, por parte destas PCs :mrgreen: .

Paulo, muito obrigado pelos comentários.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

estão muito lindas Rodrigo
as minhas começaram a germinar semana passada, quanto tempo de sol você oferece a elas? e em qual período do dia?


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bruno, pode deixar que a medida que elas forem se desenvolvendo eu vou postando fotos para que todos possam ver o progresso destas plantas incríveis :D .

Nelci, para germinar as sementes desta Ping eu usei o substrato padrão (Sphagnum + areia) e coloquei a sementeira em um local iluminado, mas sem Sol direto. Após 1 mês elas germinaram, mas o "mané" aqui se descuidou e deixou-as no mesmo local por muito tempo, o que atrasou o seu desenvolvimento. Semanas depois de nascidas, as mudas já estão aptas a "saborear" algumas horas de Sol (cercas de 3/4 h) de forma a poderem crescer com saúde. Apesar de tudo, as mesmas estão com uma boa aparência e se tudo der certo daqui há mais 1 ano elas devem estar florindo (esta especie é bianual) e com sorte terei muitas sementes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Cada dia que passa fico ainda mais admirado com as estratégias de atração e captura de presas, por parte destas PCs .
Se você, q já tem um bom know-how nesse hobby se sente assim, imagine eu, q tô chegando agora.... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem