Desenvolvimento a partir da semente mostrado em vídeo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Desenvolvimento a partir da semente mostrado em vídeo

Mensagem por ivan »

E aí gente,

Esse vídeo abaixo mostra o desenvolvimento de uma Dionaea nos seus primeiros 80 dias (desde a semeadura). Com a germinação, formam-se as primeiras raízes e os cotilédones se libertam da casca da semente. Podemos perceber como o crescimento para formação da primeira folha carnívora é lento e também notamos que a 2ª folha com armadilha cresce um pouco mais rápido que a primeira, com certeza pelo fato de ter mais energia disponível proveniente da fotossíntese.

Mas mesmo assim, não sei se as condições de cultivo foram ótimas nesse caso, pareceu lento demais.

O autor do vídeo criou um tópico nesse blog com o diário de crescimento também em fotos, pra quem está aventurando-se nas germinações é bom consultar:
https://www.flytrapcare.com/phpBB3/ti-h ... 17762.html

[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Essa lentidão toda é o normal?

Abço.

[hr]
* Ele semeou em algodão, o que facilitou a filmagem, e depois transplantou para musgo esfagno. Durante esse procedimento pode ter danificado raízes ou a planta sentiu a mudança, o que explicaria a demora, talvez seja isso.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bacana o vídeo Ivan.

Ótimo para se ter uma idéia de como é o desenvolvimento da Dionaea.
ivan escreveu:... notamos que a 2ª folha com armadilha cresce um pouco mais rápido que a primeira, com certeza pelo fato de ter mais energia disponível proveniente da fotossíntese.
Devemos considerar também o ambiente/clima, mas acredito que a sua suposição seja correta.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal o vídeo Ivan, mostra direitinho como se da o desenvolvimento desta PC ao longo de 80 dias. Não sei se percebeu, mas as sementes foram semeadas "in vitro" e por isso creio que o cultivo do cara tenha uma assepsia incrível. Por aqui ainda não tive a sorte de ver as minhas sementes de Dio germinarem, porém não desisto. Afinal de contas quem esperou 6 meses para germinar S. rubra ssp. gulfensis, não há de se desesperar por 3 meses :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Legal né Marciel, é difícil encontrar esse processo em vídeo com qualidade boa.

Rodrigo, entre depois com mais tempo no blog onde ele postou e você verá que ele parecia marinheiro de primeira viagem, é até engraçado porque nomeou as plantas, sei que é comum esse apego rs... uma delas acabou morrendo, a Santa. Se você acompanhar as postagens tem algumas fotos em que algumas sementes fungaram e até desenvolveram conídio, é uma estrutura de reprodução dos fungos ascomicetos, na foto parece um Aspergillus. Ele comprou um mix pelo ebay e não descreve se usou método de assepsia nas sementes, só no algodão, talvez adquiriu-as já contaminadas:
[thumbnail]https://farm9.staticflickr.com/8204/823 ... 4131_h.jpg[/thumbnail]

A planta do vídeo, no 153º dia de vida:
[thumbnail]https://farm9.staticflickr.com/8530/867 ... 7200_o.jpg[/thumbnail]
Ao longo do tópico ele mostra plantas adultas que foi adquirindo e outras germinações com fotos macro incríveis.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

ivan escreveu:Rodrigo, entre depois com mais tempo no blog onde ele postou e você verá que ele parecia marinheiro de primeira viagem, é até engraçado porque nomeou as plantas, sei que é comum esse apego rs... uma delas acabou morrendo, a Santa. Se você acompanhar as postagens tem algumas fotos em que algumas sementes fungaram e até desenvolveram conídio, é uma estrutura de reprodução dos fungos ascomicetos, na foto parece um Aspergillus. Ele comprou um mix pelo ebay e não descreve se usou método de assepsia nas sementes, só no algodão, talvez adquiriu-as já contaminadas...
Falha minha amigo, pois ative-me ao vídeo e sequer pensei em acessar o link que passou. Lá pude constatar que ele não fez uso de cultura "in vitro", e sim de algodão umedecido. Do jeito que o cara tirou as fotos macro dava a impressão que o "substrato" era gel, mas era apenas uma ilusão de ótica :mrgreen: . Em todo caso fiquei tentado a fazer uma nova tentativa com as sementes de Dio que ainda me restaram :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem