Minha dioneia esta saudável ?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Amigo, eu utilizo uma bacia branca com no máximo 2 dedos de água, a bacia possui cerca de 4 dedos de altura, e os potes das plantas 5 dedos, e deixo em cima daqueles caixotes de verdura de supermercado, a água aqui nunca esquenta, já fiz o teste ao meio dia, com sol rachando e calor insuportável, ela não fica fresca, mas não chega nem a ficar morna, agora depois das 16h, quando o sol pega somente na lateral, a água fica bem fresquinha até...
Eu já vi pessoas que no exterior enterram as bacias no chão, ficando só a beiradinha da bacia para fora, assim, o calor que seria acumulado ali é dispersado para a terra... fato curioso não?
O que você precisa cuidar com relação a isso, é de não deixar em cima de superfície que retenha calor, e tentar não deixar essa bacia encostada em paredes ou vidros...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

Boa Tarde a todos,
uma outra duvida que tenho é sobre o inverno, aqui na minha cidade no inverno chega a dar dias com geada, estou deixando minhas dioneias e drosera na rua, quando chegar o inverno troco de local ? ou ela pode pegar geada e tal, até para ela fazer a dormencia sozinha ?
obrigado

estava pensando em fazer tipo uma caixa de plastico transparente, para deixar a noite, quando amanhecer eu tiro a caixa, ficaria tipo uma mini estufa, poderia furar nos lados, para não aumentar a temperatura dentro e não aumentar a umidade também, só com proteção em cima para a geada não pegar na planta, o que acham ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sendo dionaea, não se preocupe. você dando uma procurada irá ver dionaeas de todo congeladas.

em países onde há a neve melhor ainda para a dormência de dioaneas. você aí, poderá ter dias de geadas, mas logo dias de sol. mas sem dúvida é a melhor de outras regiões do Brasil qto a dormência. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

Boa tarde e em questao da drosera ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ozzyblank escreveu:Boa tarde e em questao da drosera ?
você deverá ter cuidados é com as nepenthes. estas sim exigem atenção qto a isso.

acho que sem problemas, talvez poderá haver exceções. vamos aguardar mais dicas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

sobre pragas, estou querendo aplicar Oleo de NEEM para previnir pragas, é aconselhavel ?
se sim, como devo aplicar?
li que devo aplicar a noite, e deixar UM dia a planta na sombra sem sol, confere ?
Obrigado


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Minha opinião, se sua planta não está apresentando sinais de pragas e continua crescendo bem não há por que utilizar neem, é a mesma coisa de você tomar um remédio de gripe sem estar gripado, neem é bom, mas é meio forte, causa um certo desconforto na planta se não aplicado corretamente, para a maioria das pragas uma solução muito efetiva e nada prejudicial é deixar a dionaea submersa em água por 24h.
Caso ainda queira utilizar, deve passar a noite, já sem claridade, borrifar a uma distância de 30cm da planta e deixar 24h sem sol direto, principalmente se a planta estiver debilitada ou estressada, a diluição vem no frasco, que precisa ser o concentrado, e é de 5ml para cada litro, faça só o necessário, não deixe a solução pronta para ser guardada.
Caso note alguma praga ou inseto diferente posta aqui que o pessoal vai te ajudar.. : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

boa tarde a todos, no meu substrato de uma das dioneas apareceu um minhoca branca, tipo vermes, mas não é o fungus gnats, pois é mais comprido e fino, não sei o que é, seria como uma minhoca branca, porém fina, será uma praga ?


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Consegue tirar uma foto? Ou achar uma imagem parecida no Google? Eu já li algum tópico sobre isso por aqui, mas não me recordo se seria o mesmo caso, porém, não é interessante ter insetos adentrando os substratos, por via das dúvidas, seria bom tomar alguma precaução, talvez trocar todo o substrato ou utilizar dimy pel.. Ou ainda algo mais fácil, que mata muitas das pragas, que seria deixar o vaso com a planta submersos por 24h na água, afinal, tudo que respira irá morrer...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

boa tarde, seria mais ou menos assim:

[thumbnail][/thumbnail]

as plantas estão apenas duas semanas em casa, não seria perigoso deixar ela submersa em agua já tão cedo ?
obrigado


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem