Minha dioneia esta saudável ?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Edilson marques
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Jan 2018, 12:51
Localização: Mesquita - Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Edilson marques »

Aproveitando o tópico, se permitem, gostaria de perguntar se chegando, plantas carnivoras pelos correios, qual seria o melhor procedimento de adaptalas ao novo ambiente?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

primeiro temos que saber qual planta. há gêneros q são bem delicados, outros já fortes.

eu costumo indicar, mesmo as mais fortes, deixar em um local sem sol e protegido dos ventos. aos poucos ir adaptando a planta. sempre aos poucos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Como nosso mestre Edson falou, sempre faça a aclimatação aos poucos! Se vier por carta registrada, terá q por em um potinho e completar com substrato, se vier por pac ou sedex, de costume vem num potinho, é só deixar num canto com claridade, e mais importante ainda, sem mexer...
Outro ponto, sempre deixar as novas plantas adquiridas, seja de quem for, em quarentena, para prevenir pragas, deixe o mais longe possível das plantas que já tem, inclusive das não carnívoras, e após a recuperação do stress da viagem, trocar totalmente o substrato que veio nela, jogar esse fora, e colocar um novo..
Já tive problemas com isso, não posso dizer ao certo se foi ou não, porém, eu nunca tinha visto gnats aqui, e após receber uma planta pelo correios e deixar junto com outras, houve uma infestação em todas.. Agora já consegui contornar..

Esses cuidados podem variar um pouco dependendo do gênero da planta, você precisar ter em mente qual pretende adquirir...

Quanto a aclimatação ao sol, no início, deixe ela pegar 1 hr de sol, o sol mais fraco possível, até as 9h ou depois das 16h, deixe uns 4 dias assim, posteriormente va aumentando, tanto o tempo de exposição, como o horário, gradativamente, vai usando a regra dos 4 dias para as mudança que dá certo.. Tente fazer isso sem ficar movimento ela de lugar, isso pode comprometer sua saúde..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Edilson marques
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Jan 2018, 12:51
Localização: Mesquita - Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Edilson marques »

Edson Poscai escreveu:primeiro temos que saber qual planta. há gêneros q são bem delicados, outros já fortes.

eu costumo indicar, mesmo as mais fortes, deixar em um local sem sol e protegido dos ventos. aos poucos ir adaptando a planta. sempre aos poucos.
1 Red dragon, 3 sarracenias e 1 pinguicula


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Acredito que os procedimentos acima servem para todas, mas só posso dar certeza para a Red Dragon, pois não cultivo as outras, aguarde os mestres responderem.
Dica, deixe somente um post com esse questionamento, se não vamos ter que cada vez responder nos dois..
Vlw.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

qual espécie de pinguicula?

para as mexicanas, que são a maioria, estas tem que ficarem sem pires com água, em local de sol exceto das 11:00 as 15/16:00.

substrato 1/3 sphagnum e 2/3 areia ou 1/3 sphagnum 1/3 areia e 1/3 perlita (mais indicado).

qq dúvida pergunta. ;)

Boa sorte, bons cultivos

*. qual a espécie de pinguicula, se não for mexicana o cultivo deverá ser igual as demais plantas adquiridas


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Edilson marques
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Jan 2018, 12:51
Localização: Mesquita - Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Edilson marques »

Edson Poscai escreveu:qual espécie de pinguicula?

para as mexicanas, que são a maioria, estas tem que ficarem sem pires com água, em local de sol exceto das 11:00 as 15/16:00.

substrato 1/3 sphagnum e 2/3 areia ou 1/3 sphagnum 1/3 areia e 1/3 perlita (mais indicado).

qq dúvida pergunta. ;)

Boa sorte, bons cultivos

*. qual a espécie de pinguicula, se não for mexicana o cultivo deverá ser igual as demais plantas adquiridas
Pinguicula Weser.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

este tópico abaixo lhe ajudará.

pinguicula-x-weser-t761.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

Boa Tarde Pessoal,
quero comprar um Dionéia B52 JR do Plantas carnivoras do Valdemar
ele mora em SC e eu moro em RS
chega em torno do máximo 2 dias via sedex
eu vi unboxing de compras dele no youtube, vem bem embalado e úmido, comprando dele preciso fazer a aclimatização ?
já que a planta vai ficar poucos dias na caixa?
ou sim tenho que fazer a aclimatização, outra dúvida, ele manda sem vaso, porém com raizes no substrato, troco o substrato que vem ? ou planto no meu substrato junto o dele ?
desde já agradeço.


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Não precisa aclimatar não, planta junto com o substrato que vem. Abraços!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem