Substrato

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Re: Substrato

Mensagem por Paulo »

Bom,

Essa é uma mistura bem eclética, os puristas dirão que o correto é musgo + areia ou musgo + areia + perlita.
Mas penso que depois destes anos que não só cultivo, mas também leio muito toda experiencia é válida.
No inicio sobre substrato de nepenthes só se ouvia dizer que elas não gostam de substrato encharcado ou que só se deve usar um tipo de substrato musgo + chips de coco. Aí aparece o Marciel cultivando nepenthes apenas em água e um outro cultivando com terra.

Dessa sua composição eu já experimentei usar pó de coco, comprei já processado sem química, mas minhas plantas se deram bem no inicio e depois reclamaram.
Isopor eu tentei usar uma vez, mas fiquei sem paciência para ficara ralando a placa.

Também eu no inicio fervia o sphagnum, mas degrada rápido, passei a usar sem ferver, mas apareceu um monte de praga vegetal. Hoje eu dou apenas um susto nele.
A propósito o sphagnum já é bem ácido.

Boa sorte aí e nos mantenha informado.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Isopor eu tentei usar uma vez, mas fiquei sem paciência para ficara ralando a placa.
Paulo, eu tbm não tive paciência. há a venda bolinhas minúsculas de isopor, adquiri destas. mas evito usar, particularmente não gostei.

quanto ao tópico publicado, eu já fiz algumas experiências. mas vasos em chuvas desce tudo e acima só fica a serragem. então usei a serragem peneirada.

uso-de-serragem-fina-experiencia-t8275.html#p103259


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu:
Isopor eu tentei usar uma vez, mas fiquei sem paciência para ficara ralando a placa.
Paulo, eu tbm não tive paciência. há a venda bolinhas minúsculas de isopor, adquiri destas. mas evito usar, particularmente não gostei.

Vou ensinar algo pra vocês então... (só não contem para as esposas)

Coloque um pedaço pequeno de isopor no liquidificador e ligue... Isopor em bolinhas instantaneamente!
Pra tirar vai parecer dificil por conta da estática... só coloque um pouquinho de água e pronto!
frederickleite escreveu:Daqui 1 mês posto o resultado.
Precisará acompanhar bem mais tempo que isso... Faça os acompanhamentos mensais mas pense em continuar com esse controle de resultados por mais de 1 ano para ter algo mais concreto.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Acho que para melhorar se substrato você deveria remover a casca de côco, pq ela praticamente só serve pra acidificar mas o sphagnum ja é acido logo não há necessidade, a casca de coco nesse seu substrato vai se deteriorar mais rápido que os outros componentes, desse modo vai compactar mais rápido do que se estivesse sem a casca
E trocaria a vermiculita por perlita, ja vi muita gente falar que depois da perlita não volta mais para a vermiculita

Bom, é isso espero ter ajudado.


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

frederickleite escreveu:Na mistura que fiz tem mais pó de coco e esfagno do que vermiculita e serragem.Sinceramente não sei o que vai acontecer quando a serragem começar a se decompor mas estou de olho.Não acredito que vá compactar tão fácil Rs..
Tipo,tem gente que cultiva em Pó de coco e areia e dá certo.

Amigo,

É uma boa experiencia e tomara que dê certo, assim abre caminho para muita gente cultivar que mora fora dos grandes centros e depende dos preços absurdos do correio.
E tem mais uma coisa, os grandes produtores vendem suas plantas em substrato serrapilheira https://pt.wikipedia.org/wiki/Serrapilheira que é uma bomba de nutrientes.

Boa sorte,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
melk9
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 07 Fev 2014, 21:28
Localização: Salvador-Ba
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Mensagem por melk9 »

Valeu pelo post. Aqui em Salvador-Ba não encontro o sphagnum tenho sempre que comprar fora. Tenho aqui em casa disponível a fibra de côco e vermiculita. Vou fazer uma mistura e usar. Se eu tivesse visto antes as minhas gemas de drosera teriam sido plantadas numa mistura como esta.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem