Dúvidas - Substrato Dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Dúvidas - Substrato Dionaea

Mensagem por jubgp »

Oi Pessoal ! Estou com dúvidas sobre o cultivo de Dionaea muscipula. Comprei a minha "pequena" na sexta-feira (24/11) e a mesma veio com o seguinte substrato:

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

Não sei se devo trocar ou deixá-la onde está. Que "terra" é essa ?
O vaso é pequeno. Estou aos poucos a colocando no sol, mas estou com medo de matar a recém-chegada. O sol em Recife está bem intenso :shock:
Hoje as armadilhas da parte de baixo estão amareladas. O que pode ser ? Falta de sol mesmo ?
OBS: mantenho o pratinho sempre com água.

Agradeço a ajuda ! :)
Editado pela última vez por jubgp em 27 Nov 2017, 14:36, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Esse substrato chama-se serrapilheira, se quiser não há necessidade de trocar, pode trocar quando ele ficar bem velho +- daqui 1 ano. Você vai matar ela caso não a coloque no sol. Vá acostumando sua planta ao sol(aos poucos) até ficar o dia todo, as armadilhas da parte de baixo devem estar ficando amarelas pq irão morrer, processo natural delas, nada a se preocupar.

Tire essas pedras brancas do pote, elas podem soltar algo na água e matar sua planta, se quiser coloque areia ou improvise um fundo de garrafa pet para proteger dos mosquitos.

Abc


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Juliana,

pedimos você dar uma lida no tópico abaixo para publicação de suas fotos.

publicar-fotos-t5702.html

o seu erro, foi o comum, normalmente a primeira a vez... você irá clicar na foto e com a foto em aberto você irá copiar a url ou o endereço de imagem. este que deve ser usado, com thumbnail... antes e depois.

estou corrigindo a primeira, a segunda aguardo você regularizar, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por jubgp »

Edson Poscai escreveu:Juliana,

pedimos você dar uma lida no tópico abaixo para publicação de suas fotos.

publicar-fotos-t5702.html

o seu erro, foi o comum, normalmente a primeira a vez... você irá clicar na foto e com a foto em aberto você irá copiar a url ou o endereço de imagem. este que deve ser usado, com thumbnail... antes e depois.

estou corrigindo a primeira, a segunda aguardo você regularizar, : joia :
Olá, Edson ! Obrigada pelas informações. Irei corrigi-las. Exato, foi a primeira, rsrsrs. Irei ler as informações do link e já altero. : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

deve ter umas duas ou três mudas. qdo você vier a fazer a troca de substrato, qdo a planta vier a pedir, terá ainda mais.

Boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por jubgp »

maurovalek escreveu:Esse substrato chama-se serrapilheira, se quiser não há necessidade de trocar, pode trocar quando ele ficar bem velho +- daqui 1 ano. Você vai matar ela caso não a coloque no sol. Vá acostumando sua planta ao sol(aos poucos) até ficar o dia todo, as armadilhas da parte de baixo devem estar ficando amarelas pq irão morrer, processo natural delas, nada a se preocupar.
Abc
Muito obrigada, Mauro ! Já retirei as pedrinhas. Providenciarei também um mecanismo contra mosquitos. No momento, ela está na sombra, mas recebe luz indireta. No mais, não toquei em nenhuma das armadilhas. : joia :

Abs


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu te aconselharia a mudar para um substrato (o tipo de “terra” da planta) compostos por principalmente musgo sphagnum, pois ele retem muito mais umidade, e demora mais para compactar e secar em caso de falta de água.. Mas isso é de cada um.. Eu mesmo uso 50% musgo sphagnun, 25% areia de quartzo e 25% de isopor picado, mas tem gente que usa sphagnum puro por exemplo. Da uma olhada no canal Universo das carnívoras no YouTube, você vai aprender bastante lá..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por jubgp »

Pimguim escreveu:Eu te aconselharia a mudar para um substrato (o tipo de “terra” da planta) compostos por principalmente musgo sphagnum, pois ele retem muito mais umidade, e demora mais para compactar e secar em caso de falta de água.. Mas isso é de cada um.. Eu mesmo uso 50% musgo sphagnun, 25% areia de quartzo e 25% de isopor picado, mas tem gente que usa sphagnum puro por exemplo. Da uma olhada no canal Universo das carnívoras no YouTube, você vai aprender bastante lá..
Muito obrigada ! Olhei o canal. : joia : Mas tive que fazer uma mudança emergencial do substrato. A minha Dionaea começou a amarelar, então, como está complicado ir a uma loja essa semana, usei humus de minhoca com isopor. Espero que ela suporte mais sete dias :shock:

Abs !


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Minha nossa :afraid: faça isso não! Esse húmus é um tipo de adubo né? Dionaeas não podem receber nenhum tipo de adubo, pois seu habitat natural é extremamente pobre em nutrientes, então isso mataria suas raízes!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Isso aí é serrapilheira... Usualmente usado como substrato alternativo para plantas carnivoras (em especial nas dionaeas) e não precisa de pressa para mudar. O maior defeito dela é a compactação e isso atrapalha o cultivo mas mudar a planta logo quando a compra é muito arriscado. Já cansei de ver gente que comprou, mudou e em uns 15 dias perdeu as plantas.

Aclimate-a antes... Deixa ela acostumar com a nova casa, com o sol e depois de um ou dois meses, troque por musgo sphagnum (puro ou misturado com até 50% de areia).


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem