posso usar Dithane na germinação de sementes?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
caiogm
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 00:00
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

posso usar Dithane na germinação de sementes?

Mensagem por caiogm »

Olá a todos,

Gostaria de uma ajuda, estou com algumas sementes de Nepenthes, mas não tenho o CAPTAN, que pelo o que vi é o mais recomendados por todos os amigos.

O que eu tenho em casa é o Dithane NT que é o que eu uso para minhas orquídeas e bonsais. Gostaria de saber se posso usá-lo e qual a quantidade devo usar.

desde já agradeço.


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Não sou dos cultivadores mais experientes do fórum, portanto não leve o que vou falar aqui como regra.
O Dithane, por não possuir metais como o Enxofre e o Cobre, creio ser seguro para as suas germinações. Em relação à diluição o correto é utilizar conforme descrito na embalagem, já que concentrações menores podem permitir que algumas culturas de fungos se desenvolvam mesmo à presença do fungicida.
Como falei, são apenas conjecturas da minha parte, então seria prudente aguardar mais alguns cultivadores opinarem para que voce tire suas conclusões.

Abraço.

Andre Gomes


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
caiogm
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 00:00
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por caiogm »

Obrigado Andre,

Quanto a viabilidade das sementes de Nepenthes você sabe me dizer se elas possuem um vida muito curta? pois vou tentar uns testes com algumas diluições diferentes para tentar chegar em resultado mais próximo do ideal.
Quantas sementes você acha que devo colocar para cada grupo de teste?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Caio.

Não utilizo antifúngico químicos e quando preciso faço uso do pó de coco ou de carvão, que tem propriedades antifúngicas, mas vejo com bons olhos sua utilização.

Caso leve adiante a experiência, procure registrar todo o procedimento e publique como tópico para que todos possam acompanhar. :geek:


Abç


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

As sementes de Nepenthes tem baixa viabilidade e duração curta. O mais interessante é plantar assim que sai da mãe. Nesse momento a taxa de germinação pode ficar, com sorte, entre 70 e 80%. Conforme os dias passam essa taxa tende a cair de maneira brusca. Eu aconselho grupos de, no mínimo, 20 sementes para cada concentração. E seria interessante também ter pelo menos um grupo usando diluições 1/1, 1/2 e 1/4.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
caiogm
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 00:00
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por caiogm »

Obrigado pelas dicas.

MarcielS - você que dá preferência aos recursos naturais. uma outra opção que poderia tentar é usar o "chá" das folhas de Terminalia catappa (amendoeira). quando criava killifish usa bastante. É bem conhecido dos criadores, usadas também para tratos de fungos nos pés de canários.
Acho que vale a tentativa.

Na época usava 1 folha por galão, a folha deve ser colhida ainda verde diretamente da árvore e aguardar secar até chegar a coloração bronzeada característica na espécie. Só então coloque em infusão em água a temperatura ambiente.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

caiogm escreveu:... outra opção que poderia tentar é usar o "chá" das folhas de Terminalia catappa (amendoeira). quando criava killifish usa bastante. É bem conhecido dos criadores, usadas também para tratos de fungos nos pés de canários...
Ôpa! Bom saber disso. Valeu! : joia :


Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem