Posso replantar droseras peq?

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Posso replantar droseras peq?

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá caros amigos, estou comprando seeds de droseras burmannii Hong-Kong, spatulata e capillaris com o Ono, 20s de cada. Gostaria de saber se posso semeá-las em uma estufa e posteriormente replantar para outros vasos, ou se devo plantar diretamente no vaso que ela ficará, digo isso pq elas parecem ser bem sensíveis, pelo tamanho. O que os senhores me indicariam? Eu estou querendo ter umas droseras nos mesmos potes das dionaeas pois acho muito bonito..
Quanto tempo costuma levar para germinação? Segundo o Ono algumas seeds são frescas e outras não.
Somente para informação, essa mini estufa que estou montando é toda transparente, com furos nas laterais e tampa, e cabem aproximadamente uns 45 copinhos de café, onde pretendo por as seeds dessas droseras, e futuramente seeds de dionaea e alguns leaf também...
Preciso fazer algum tipo de estratificação?
É a primeira vez que faço isso, aceito dicas e conselhos.. : joia :
Obrigado. :D


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

pode replantar sim... só ACONSELHO a já colocar no vaso que irão ficar.
Digo isso pq se você não tiver uma sensibilidade grande (grande mesmo) vai acabar cortando as raizes que são mais finas que um fio de cabelo e depois na hora de replantar, precisa enterrar elas corretamente também. Ou seja, no meu ponto de vista, trabalho desnecessário.
Aqui faço os falsos transplantes... Coloco num potinho de café para germinar e depois só tiro o plastico e replanto com aquele substrato no novo vaso. Assim é tranquilo...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

É exatamente assim que estou pensando em fazer, recortar o copinho e retirar com musgo e tudo.. : joia :
Obrigado


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Aproposito, eu consigo germinações se deixar no sol? Por exemplo já no vaso das dionaeas?


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

as minhas só germinam no sol!

Como creio que toda planta (com certeza deve existir exceções), o sol é parte vital para a germinação... Sem o calor não nascem.

Recomendo não usar estufa pq mofam bem fácil...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tudo tem os prós e contras.

respeito a todas as opiniões, mas eu em particular prefiro usar o replante. imagine você no vaso definitivo deixar as mudas no local q você as quer? se muitas, bem dividas nos espaços e não ficarem uma sobre a outra e ao lados espaços. isso poderá ocorrer, e no replante você as deixa onde quer.

sol, outro detalhe que meu modo é outro. eu só tenho um local aqui q pega sol sem perigo de chuvas. e neste local é 2,5 a 3 horas de sol que acho ser o necessário. mais de que isso, não tenho boas recomendações.

não estou recomendando/criticando, estou comentando o meu modo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Legal, vou aproveitar e fazer um teste para minha própria experiencia, vou plantar tanto em sol sem estufa como em estufa somente com claridade, e vamos ver no que vai dar!
Obrigado senhores!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Já fiz essa experiencia e pelo que tudo indica, dei sorte! As da estufa nasceram normalmente (msm taxa de germinação, msm tempo, etc.) mas pelas experiencias que sei de alguns amigos, foi sorte minha msm.

só uma pergunta... por que está comprando ao invés de pegar do banco de sementes que temos aqui?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Então, são tres motivos kkk, primeiro, eu não acho justo a pessoa investir dinheiro e tempo nas plantas, cuidar, perder tempo pesquisando e tal, para depois doar as seeds que não vieram de graça, sabe, não sou prepotente, arrogante, nem mesquinho, nem nada, mas eu não me sentiria bem simplesmente recebendo de graça, é meu égo sla.. kkkk mas esse sou eu, e posso estar pensando de maneira errada! Então o minimo que posso fazer é pagar, por mais pouco que seja, ou então ajudar de alguma forma, fazer trocas etc.. Segundo pelo tempo, pois até mesmo carta registrada para MT, de outros estados, demora mais de 2 semanas tranquilamente, devido o correios da capital ser extremamente pequeno e lento para a quantidade de encomendas que chegam lá, então eu teria que mandar um envelope e depois esperar para receber, daria quase um mês e meio, as dios que o Val me mandou por Sedex na segunda passada, tem previsão de entrega só nessa quarta... Terceiro, precisava comprar musgo, pois aqui acabou, e com o Ono foi a opção mais barata que consegui, como cada kit de 20 seeds estava só 5 reais, resolvi pegar 3 kits.. E é isso..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

entendi... era pra saber msm pq ouvi de algumas pessoas que o processo é muito complicado! Aí queria saber se mais pessoas compartilham dessa opinião.

Eu tenho algumas minhas para venda/troca... Uso a grana delas para comprar novas plantas/sementes e ir aumentando o hobby então até te entendo. Inclusive hoje fechei uma troca com um cara de uma espécie que não tem no forum...
Por outro lado, separo sempre mais da metade das sementes do meu cultivo para o banco pois vejo que ajuda bastante gente, especialmente os iniciantes. Essas que peguei nessa troca por exemplo, vindo mais do que vou usar, penso em disponibilizar esse excedente ao banco. Enfim, vai de cada um mesmo e de forma alguma foi querendo te julgar... era realmente curiosidade para entender se o problema visto por alguns é algo visto por muitos.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem