Possíveis impactos de uma introdução de espécie invasora

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Renato Vilhena
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Fev 2014, 16:58
Localização: Campestre MG
Agradecimentos: 2 vezes

Possíveis impactos de uma introdução de espécie invasora

Mensagem por Renato Vilhena »

Olá pessoal ! :mrgreen:

Estou ampliando meu cultivo e uma possibilidade começou a me "atormentar":
Perto da minha casa tem um brejo, e, embora eu não tenha encontrado pc's nativas nele, acho possível que elas se desenvolvam no local. Pois bem, o que me preocupa um pouco é a possibilidade de alguma semente de alguma pc "invasora" (como Drosera capensis ou Utricularia arenaria) escapar do meu cultivo e se introduzir neste local. Neste caso, poderia haver algum impacto ambiental negativo decorrente dessa "invasão" ? :afraid:


Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Renato,

Acredito que não. O caráter invasor de certas plantas se dá pela alta velocidade de crescimento, multiplicação e adaptabilidade aos mais diversos ambientes. Não sou o mais indicado para responder sua questão, mas pelo que lí, as PCs não possuem esse caráter!!

Sendo assim, vamos esperar pelas respostas dos mais experientes!!

Abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Renato Vilhena escreveu:... me preocupa um pouco é a possibilidade de alguma semente de alguma pc "invasora" (como Drosera capensis ou Utricularia arenaria) escapar do meu cultivo e se introduzir neste local...
Oi Renato.

Penso como o Samuel, mas não é impossível de acontecer. Difícil saber se haveria impacto negativo.

Abç

ps um exemplo real e mais um pouco sobre o tema neste Tópico


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Se uma semente da U. arenaria chegar até esse brejo com certeza haverá impacto.
Essa praga irá se alastrar. Tomará o local inteiro e depois irá invadir outros alagados por perto até dominar o mundo :afraid:

Mas falando sério, toda espécie não nativa é um risco a qualquer ambiente, por menor que seja. É só pensar que Utricularias são predadoras de microfauna. Espécies que se alastram tanto como a U. arenaria podem reduzir drasticamente a população de micro-crustáceos, causando um colapso da teia alimentar.

Ps.: Já viu algum peixe nessa poça?
Você é de Minas, não é? As poças mineiras apresentam um alto índice de rivulídeos anuais, como Simpsonichthys, Notholebias e Hypsolebias, peixes muito coloridos, desconhecidos e ameaçados pelo avanço urbano. A alimentação deles se baseaia na microfauna...
Se puder verifique se encontra algum lá.
Editado pela última vez por gasagarcia em 16 Set 2014, 19:25, em um total de 1 vez.


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Gabriel,

Muito interessante seu relato. Na verdade tenho mais conhecimentos sobre plantas de maior porte que dependem de N fatores para se tornar uma invasora. Como é o caso do Nim Indiano, bastante utilizado na arborização urbana, tinha-se um grande receio dessa planta ser invasora, mas apesar de ser bastante tolerante a seca (no semiárido nordestino), não apresenta tal caráter !

abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Concordo com os argumento do Gabriel, pois PCs como a U. arenaria e U. subulata se espalham de forma rápida e sem controle. Todo cuidado é pouco e, sendo assim convém cautela para não impactar de forma negativa o meio ambiente se sua região.

Obs.: A U. gibba, espécie de Utric relativamente comum nas regiões intertropicais, foi inadvertidamente introduzida na Nova Zelândia e hoje em dia é uma praga sem controle que põe em cheque a existência das Utrics aquáticas nativas deste pais, pois prolifera-se rapidamente e compete de forma injusta com a flora carnívora local.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem