Plantas vivem em Ecossistema Fechado

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Muito legal essa experiência, qualquer um pode fazer!

Complementando algumas dúvidas:
Marciel e Rodrigo, acredito que o vidro verde funciona sim mas não tem vantagem porque dificulta você observar o sistema, que é o mais interessante. O fato do vidro refletir a cor verde não atrapalha outros fótons passarem, só atua como um filtro de luz.

Paulo, quando a planta consome água não significa que ela esteja destruindo essa matéria prima, acontece uma conversão e no final a água permanece conforme essa equação: 12 H2O + 6 CO2 + LUZ ? 6 O2 + 6 H2O + C6H12O6 (glicose)

Quando ela usa a glicose durante a respiração acontece o seguinte: C6H12O6 + 6 O2 ? 6 CO2 + 6 H2O + energia
Aliás, "surgem" moléculas de água ao final da respiração. Parece estranho mas, sim, nós produzimos água, usando o oxigênio que inspiramos que capta hidrogênio ao final da respiração no processo de fosforilação oxidativa.
Quem quiser entender os detalhes e for curioso o bastante veja nesse link: Respiração celular

Então a água nunca vai sumir ali dentro. É importante ressaltar que existe uma coisa chamada ponto de compensação fótico, é quando atinge-se um equilíbrio entre a velocidade de fotossíntese e da respiração.

Eu lembro de ter visto essa matéria e esse Sr. havia colocado acho que 3 ou 4 espécies diferentes e só uma espécie sobreviveu todo esse tempo, então foi a que se adaptou melhor nesse sistema, talvez o metabolismo dela seja adequado ao tamanho do vidro e a quantidade de água, juntamente com as bactérias e fungos eventuais que estão no substrato.
Ou ela competiu com as outras e se deu melhor.
Resumindo, teve um aspecto de sorte aí.
Editado pela última vez por ivan em 06 Mar 2013, 18:46, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

ivan escreveu:...Rodrigo, acredito que o vidro verde funciona sim mas não tem vantagem porque dificulta você observar o sistema, que é o mais interessante. O fato do vidro refletir a cor verde não atrapalha outros fótons passarem, só atua como um filtro de luz.
Opa, então vou ver se aplico esta técnica com o garrafão de vinho usado que tenho por aqui e vejo como será o desenvolvimento da planta. Preciso apenas descobrir qual espécie colocar ali :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Muito bacana Ivan.
Valeu as informações!

Gostei das fórmulas, heheh : joia :

Vai de encontro com o que sempre imaginei e apliquei no meu cultivo e em algumas experiências com seedlings.

Sobre o vidro, acho que não somente a cor verde vai ser parcialmente refletido no garrafão (verde), mas parte consideravel das demais vai ser bloqueada também, como em um óculos solar. Além de, como você disse, atrapalhar a visualização do interior.

Abç


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Fiz um experimento em ecossistemas fechados já faz uns seis meses...
Usei um musgo que esta abundante nas orquídeas para ser a cobaia do experimento,
Adicionei também algumas sementes de Epidendrum Cinnabarinum, coletadas há mais de um ano e meio, só para ver se nasciam, não custava tentar, se nascessem seria bom, se não eu tentarei outra vez, afinal, "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" :)
O único problema é que ainda não germinaram, então fica para a propagação in vitro mesmo :D
Aqui estão algumas fotos que mostram a realidade do experimento hoje:
Imagem
Imagem
Imagem
Material onde está plantado o musgo: Algodão e um pedaço pequeno de casca de pinus a qual ele está aderido
Ultima vês que foi aberto: 23 de setembro de 2012


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem