Plantas em quarentena

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Plantas em quarentena

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

A quarentena de novas plantas já foi discutida em algumas postagens, mas não existe ou não achei um tópico sobre isso.

Depois do acontecido com nosso amigo Edson Poscai cheguei a conclusão de qualquer planta seja quem for o fornecedor vendedor ou hobbista quando recebida é necessário ficar de quarentena.

Não sei o tempo exato, mas espero que os mais experientes postem sobre isso.

Ninguém quer enviar plantas que podem destruir a coleção de outros, mas nunca se sabe quando uma planta está doente até que apresente os sintomas.

Fica a recomendação,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Período de isolamento que era originalmente de 40 dias e pode ser imposto a pessoas, animais ou mercadorias portadoras de doença contagiosa. Estados, cidades, pequenas comunidades, habitações, indivíduos e até animais estão sujeitos às leis de quarentena. O período de quarentena depende do tempo necessário como proteção contra a propagação da doença em questão. O nome quarentena provém do fato de antigamente não se permitir por 40 dias a atracação de um navio suspeito de transportar portadores de infecção.
A Quarentena Internacional é praticada em portos marítimos, aeroportos, estações ferroviárias ou postos rodoviários de fronteira. Todo navio que chega do exterior é visitado por um inspetor médico. Havendo algum caso de doença infecciosa, o navio tem de ficar ao largo até se completar o período de quarentena. As doenças visadas incluem o cólera, a febre amarela, a varíola, o tifo, a hanseníase, a psitacose, a peste e o carbúnculo

bem para plantas encontrei pouca coisa porem acho q ate util, eu não li todo o conteúdo porem parece interessante

Projeto de controle de sanidade vegetal do brasil.
https://books.google.com.br/books?id=rN ... as&f=false


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Sempre adotei o procedimento de quarentena vegetal para as novas plantas e acredito que por isso nunca tive grandes problemas com pragas e patógenos.

Sobre o assunto: "...

2. A INTRODUÇÃO E A QUARENTENA DE PLANTAS

Em muitos casos, não tão raros quanto se imagina, existe o risco da introdução de insetos ou microorganismos, tanto por curiosos como por agricultores, e mesmo por profissionais qualificados que teimam em não seguir os procedimentos recomendados internacionalmente.

O germoplasma introduzido de outras regiões do País, onde haja restrições de trânsito, e do exterior, precisam necessariamente passar por um rígido controle. Tal controle refere-se ao fiel cumprimento da legislação fitossanitária vigente, e se concretiza através de ações que incluem a quarentena doméstica.

O termo quarentena originou-se do latim "quarantum" e, a princípio, era aplicado somente por um período de 40 dias, para os casos de peste bulbônica, cólera e febre amarela, onde ocorria a detenção de navios oriundos de países com epidemias (FERRARI, 1989). Hoje, o tempo de quarentena varia conforme o ciclo do germoplasma e/ou do patógeno.

As liberações, de qualquer germoplasma quarentenado, somente são efetuadas quando este já está comprovadamente isento de doenças e pragas (FONSECA, 1982), pois, além de serem inúmeros os patógenos não detectados no Brasil (BRANCO & REIFSCHNEIDER, 1989), quando as precauções de quarentena são pouco efetivas, os prejuízos tornam-se grandes (WETZEL, 1989).

2.1. O ACESSO DO PRÓPRIO PAÍS

É extremamente vantajoso ao País investir em pesquisas com plantas nativas, como por exemplo, com algumas espécies das famílias Arecaceae, Amaryllidaceae, Bromeliaceae, Eriocaulaceae, Fabaceae, Heliconiaceae, e Rubiaceae, pois, além de não necessitarem de aclimatação, não trazem consigo pestes exóticas, e as despesas com expedições científicas de coleta de germoplasma acabam sendo menores.

Há possibilidade, porém, de organismos exóticos serem introduzidos sem serem detectados, e se adaptarem à outras espécies de plantas; tal fato permite recomendar a quarentena de qualquer germoplasma coletado (VEIGA et al., 1992). Pelas dimensões do Brasil, também existe o risco de se introduzir patógenos desconhecidos, de outras regiões brasileiras, juntamente com o vegetal desejado, inclusive para as plantas ornamentais nativas cuja fitossanidade é desconhecida.

A coleta de germoplasma de populações silvestres ou mesmo de material cultivado ou cultígen, como por exemplo, as coleções de plantas dos índios Caiapós da Amazônia Brasileira que possuem plantas das famílias Araceae, Marantaceae e Zingiberaceae (PLUCKNETT et al., 1987), não dispensam inspeções e quarentena doméstica, mesmo não constando da lista levantada por NÓBREGA (1987), onde constam as plantas que possuíam "interdição de trânsito" no Brasil.

Para plantas ornamentais exóticas introduzidas também fica claro o risco do intercâmbio no próprio País, como o exemplo do que ocorreu com o citros com o foco do cancro cítrico, em 1997, detectado no município de Mogi Mirim - SP, o qual refletiu em imediata ação do Governo de Minas Gerais, baixando Portaria que proibiu a entrada de frutas e mudas oriunda de municípios paulistas.

Alguns exemplos de plantas com restrição ou proibição de trânsito no Brasil podem ser citados: a) famílias Fabaceae, Rubiaceae, e Sterculliaceae; b) gêneros Heliconia, Hevea, e Musa. ..."

LINK da página com o texto completo. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se for possível, peço umas dicas básicas para identificação dos casos mais comuns de fácil reconhecimento q podem ajudar na identificação a qq momento. mais ainda qdo em compra/recebimento a primeira coisa q devemos observar. (algo assim)

pessoal, antecipo, só para os casos mais comuns q podemos evitar. isso ajudará muito os iniciantes...

aproveito e peço uma orientação. irei dar fim em minhas droseras. sementes, cremamos e td bem, mas e qdo muito considerando + de 15 vasos com a planta e o substrato? vasos penso q lavando bem e passando alcool poderei reutilizar. mas peço opiniões do modo correto de me desfazer, sem risco de contaminação onde for parar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... considerando + de 15 vasos com a planta e o substrato? vasos penso q lavando bem e passando alcool poderei reutilizar.
Edson,

Use uma solução de agua sanitária, uma colher para cada litro de água, e deixe os vasos de molho por 10min. Esse procedimento serve para matar os parasitas e bactérias. Depois enxágue tudo muito bem em agua corrente. : joia :

Não utilize alcool.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem