Pinguicula tina Morrendo?

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Pinguicula tina Morrendo?

Mensagem por otaviobravim »

Amigos.

Comprei a umas semanas de um Grupo d carnivoras do Whatsapp duas Pinguiculas. Uma Gigantea e uma Tina.

As duas chegaram bem (fotos em cima do jornal, e eu as plantei em vasos. Como vocês podem ver, a Gigantea se deu bem, ao que parece, mas ao mexer na tina, a mesma descolou do substrado, e eu assustei.

As raizes dela se destacaram? O bulbo apodreceu? Ela tem um bulbo? Porque como vcs podem ver, quando elas chegaram no jornal molhado, elas pareciam ter bulbo, e como elas estavam a muito tempo nos correios, eu apenas plantei (erro de principiante, não lavei as raizes nem nada

A Foto de cima da tina da pra ver folhas novas. Essas REALMENTE são novas, dai eu não acho que faça sentido ela estar morrendo lentamente.

Aguardo os experts em Pings! : joia :

[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Aparentemente eu não vi nada de errado, e você fez certo ao replantá-la imediatamente. Você removeu a bola de musgo? As pinguiculas possuem um sistema de raízes bem curto e frágil, pode ter acontecido por acidente de você ter rompido as raízes (caso tenha removido)... As raízes saem de um pequeno rizoma localizado na base da planta (pelo que parece o rizoma ainda está ai...)
Como garantia, eu aconselharia você destacar umas três folhas e encostá-las no musgo para garantir algumas mudas caso aconteça algo com a matriz.

Vamos esperar a opinião dos demais colegas.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Otávio.

Concordo com Fernando, aparentemente não há erros no procedimento de replante das Pings. Bela compra. : joia :

Caso tenha folhas que se destacaram da planta, siga o conselho e faça delas a leaf-cutting.

Abç

ps caraca, grupo de carnivoras no Whatsapp? :roll:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem