Pinguicula Sethos - Crescimento acelerado

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Pinguicula Sethos - Crescimento acelerado

Mensagem por MarcielS »

Pessoal,

O que vou mostrar tem relação com o assunto atual, sobre Pinguiculas e alimentação das plantas carnivoras.

Aqui como era uma das bandejas de Sethos a 2 dois meses atrás.
Imagem

Hoje. Pouco mais de 1 um mes recebendo toda sorte de porcarias (cocô e ração de pássaros).
Imagem
ps desconsiderem a falta de uma planta da primeira foto (foi a que eu enviei ao Rodrigo)

A causadora desse crescimento acelerado.
Imagem

Ganhei essa calopsita da minha mãe, a dois meses, contra a minha vontade. Mãe é mãe neh. :roll:

Encaixei a gaiola no único lugar disponivel, perto das minhas plantas (não tive opção) e acabei por colocar o que estava mais proximo (uma bandeja de Sethos) em frente da gaiola para 'aparar' a sujeira da ave.

Percebi que apesar do caos (da sujeira) no visual das plantas elas estavam crescendo bem mais rápido que o normal. Passei a observar com mais atenção, pois até então achava que as plantas não resistiriam muito tempo como lixeira. É fato que elas adoraram.

Em tempo, essa bandeja de Sethos não fica o tempo todo recebendo a 'sujeira' da ave. Somente quando chego em casa e solto a calopsita é que ela vai para o poleiro (galho) que fica para fora da gaiola. Então a quantidade de excremento e ração é proporcional a este tempo (horas).

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Quer dizer que sua ave aduba naturalmente as suas P. 'Sethos', mas que informação interessante. Eu deduzo que o nitrato contido nas fezes da Calopsita consiga suprir com sucesso as necessidades nutricionais que a planta precisa para viver e pela aparência saudável delas creio que não esteja fazendo mal algum as mesmas :mrgreen: .

Muito obrigado por compartilhar conosco um assunto tão "polêmico" como este, meu amigo ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Pelo visto suas pinguículas estão recebendo uma tremenda dose de nitrogênio.
Está aí uma boa para adubar as plantas. :mrgreen:

Agora vem uma pergunta. Será que elas não sentirão em curto espaço de tempo?


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Marciel, gostem ou não, recebendo esse monte de "sujeira" elas estão como no ambiente natural.
Provavelmente produzirão mais hastes florais desta vez : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:... sua ave aduba naturalmente as suas P. 'Sethos', mas que informação interessante.
Paulo escreveu:... Será que elas não sentirão em curto espaço de tempo?
ivan escreveu:... Provavelmente produzirão mais hastes florais desta vez : joia :
Pois é amigos,

É quase uma simulação do que ocorre na natureza, rs.

O resultado observado durante este período foi, além do crescimento acelerado das plantas, um aumento no numero de vezes que elas dividem-se.

A Sethos tem como caracteristica de propagação, após a floração, dividir-se em duas plantas adultas (não confundir com brotação na raíz). Acontece que depois dessa 'adubação natural', tem plantas alí com 3 três ou mais divisões. E não passaram pela floração. :shock:

Minhas outras P.Sethos que não estão recebendo essa forcinha da calopsita estão com flores e hastes.

Aproveitando que a fabriquinha de cocô funciona 24h, estou distribuindo manualmente na medida do possível, este 'lanchinho' para algumas Nepenthes. 8-)

Agora fico imaginando cultivar um tapete de N.ampullaria dessa forma, rs. :lol:
Para pcs rasteiras este método parece ótimo.

Abç

ps não tem somente vantagens nesta história, reparem que tem uma haste floral caída na segunda foto, e a causadora foi a calopsita.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bela idéia kkk por o cagão para ajudar no cultivo, enquanto ele canta e caga voce arruma e aduba as PCs :mrgreen:
As plantas realmente deram uma turbinada haha, aqui as minhas pings começaram a crescer melhor depois que começou a esfriar.
Espero que esta idéia de certo, pois é vendido esterco de áves, vai que funciona (o cheiro que é uma beleza) :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu: ...Espero que esta idéia de certo, pois é vendido esterco de áves, vai que funciona...
Foi justamente nisso que pensei Felipe! 8-)

Abç

ps será uma 'descoberta' e tanto para o cultivo de pcs.
"Alimente sua planta carnivora com titica de galinha", hahahahh!


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q interessante... arrumou uma ajudante emplumada.... :)

Será q o esterco de galinha não é muito mais forte q o cocozinho da calô? fora q o de galinha fede, mas o de passaros como as calos, papagaios, canários não é tão fedorento... O de passaros pequenos eu até cogitaria usar, mas o de galinha...... heheheheh :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... Será q o esterco de galinha não é muito mais forte q o cocozinho da calô? fora q o de galinha fede, mas o de passaros como as calos, papagaios, canários não é tão fedorento... O de passaros pequenos eu até cogitaria usar, mas o de galinha...... heheheheh :D
E é?

Tá vendo? Vivendo e aprendendo.

Esta eu não sabia, rs. Valeu Fatima. : joia :

Abç


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Daqui a pouco vai surgir a nova tendencia do mercado:
Alimente sua planta carnívora com as fezes delicadas e exóticas de aves silvestres especialmente treinadas para um bom desenvolvimento de sua planta
O novo biofertilizante (ecológicamente correto) da empreza Natureba para sua planta bombar e fazer ciúmes a outros cultivadores, cujas plantas demoram muito mais para crescer
:lol: :lol: :lol:


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem