Pinguicula macrophylla: dormência

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Também acho que elas saem bem dessa, Fatima. : joia :
O tempo aqui em Londrina também está maluco.
Em 7 dias fomos de uma mínima de 10º para uma máxima de 35º.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Edson Poscai escreveu:Fátima achei muito importante ver isto. eu leigo de todo como sou, de imediato iria considerar perda e reaproveitar o substrato.
Edson, qdo a comprei sabia q passavam por dormencia. Ano passado ela aconteceu sem maiores percalços, mas esse ano...
rdrgobra escreveu:Elas sobreviverão, tenha fé. O tempo em SP esta maluco e isto é o que esta provocando este fenômeno com suas P. macrophylla, mas da mesma forma que estas plantas enfrentam adversidades em seu habitat e seguem em frente eu torço para que ambas se recuperem e venham a lhe trazer muitas e muitas alegrias.

Perseverança Fátima, perseverança.
Rodrigo, tô rezando pra isso... confesso q tô muito apreensiva com a resposta delas a esse tempo maluco, principalmente a menorzinha... vou perseverar... e tentar manter a calma!! :lol:
Aloysio escreveu:O tempo aqui em Londrina também está maluco.
Em 7 dias fomos de uma mínima de 10º para uma máxima de 35º.
Aloysio, se a gente sofre com essa variação maluca no tempo, imagina elas, né? Mas mesmo sabendo q muitas vezes, são essas loucuras do tempo q acabam fazendo tb a seleção natural delas, não consigo deixar de me preocupar... rs...rs...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Fatikn escreveu: muitas vezes, são essas loucuras do tempo q acabam fazendo tb a seleção natural delas, não consigo deixar de me preocupar... rs...rs...
:shock: Nossa, Fatima. É verdade, não tinha pensado nisso.
Nesses momentos aumenta ainda mais minha vontade de construir uma estufa. Mas estamos pensando em nos mudar, e talvez para um apartamento. :?


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

FATIMA, Vou usar seu post!!
Comprei 2 plantas em setembro e elas chegaram ainda em dormência... Depois de 2 meses e do calor da Bahia elas ainda estão em dormência!!!!
Não sei o que faço para acordar elas!!!
É uma cyclosecta e uma moranensis!!! Pior é que parece q a moranensis chegou com folhas carnívoras e aqui em casa desenvolveu a dormência!! :(


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI, Camila!
Acho q não tem muito oq fazer, a não ser esperar... pra você ter uma idéia, tenho um P. calderoniae q chegou aqui em abril (em dormencia) e só agora está dando sinais de q vai acordar...

Essa macrophylla acordou e dormiu de novo com o tempo maluco q faz aqui em sampa... Agora ela tá acordando de novo...

Acho q única coisa a se fazer é esperar pra q elas sintam as melhores condições pra acordar, ou seja, esperar e respeitar o tempo delas... não sei se "forçar" isso pode ser bom a elas...

é só uma opinião pessoal, tá? vamos aguardar outras opiniões de amigos mais experientes : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

É eu imagino isto tb!!! mas é tão triste vê elas produzindo estas folhas não carnivoras e tão pequeninas... da até medo de estarem morrendo rs

Obrigada!!
bjus


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem