Pinguicula gigantea com manchas brancas

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

As novas folhas estão perfeitas, Fatima.
E muito lindas.
Fico feliz. ;)


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ressuscitando o tópico... :roll:

Essa mesma ping voltou a apresentar o mesmo problema (manchinhas brancas nas pontas). Qdo identifiquei o problema, já me lembrei desse primeiro episódio e me lembrei tb do q o Rodrigo disse sobre a falta de ferro, zinco ou boro...

Na primeira vez, contornei o problema com a ração de gato, dessa vez, testei outra coisa... lendo o rotulo de um fertilizante foliar pra orquideas (q uso em minhas orquideas), vi q ele tinha esses 3 nutrientes.. então resolvi arriscar... Fazendo a aplicação 1 vez por semana, por 3 semanas, os resultados são muito visiveis! Não só parou de surgir folhas brancas, como as pontas das folhas q apresentavam esse problema estão voltando a ficar verdes :shock:

Mas assim... usei o fertilizante com muuuita parcimônia.. borrifava "no ar" e passava o vaso pela nuvem... ela só pegou aquela nuvem bem fraca de fertilizante.. quase nem se percebia q recebeu respingos, é coisa beeeem de leve meeeeesmo...

Só sinto por não ter feito fotos do antes das aplicações, mas as pontas das folhas estavam tão brancas qto da outra vez...
seguem fotos feitas hj, quase 4 semanas depois (após 3 aplicações de fertilizante foliar)
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-qSxx ... CN3983.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-KZ0d ... CN3984.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-b6je ... CN3985.JPG[/thumbnail]


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

as minhas são manchas amarelas, começaram tem uns 3/4 dias. o barco tá afundando tudo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Ótima experiência. Parabéns pelos resultados, Fatima.
Fatikn escreveu: usei o fertilizante com muuuita parcimônia.. borrifava "no ar" e passava o vaso pela nuvem
Olha a elegância! Passou fertilizante como se fosse perfume francês. Agora tá explicado porque essas plantas te adoram. :rever:

Obrigado por compartilhar seus resultados. : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:as minhas são manchas amarelas, começaram tem uns 3/4 dias. o barco tá afundando tudo.
Edson,

Só para você ter uma ideia, eu tinha 2 pinguiculas giganteas e as folhas eram muito maiores do que o vaso abaixo que é o original de uma delas. No inicio eu usava um substrato sphagnum + vermiculita + carvão, depois de dois anos as folhas começaram a ficar amarelas, uma morreu e a outra consegui salvar, mas ficou anã.
Agora ela está num substrato só de mineral, informação dada pelo Rodrigo, areia + perlita e nesse ano coloquei uma bolinha de osmocote.
Veja como está agora, antes esse vaso era pequeno para uma, hoje a central é a que sobrou a a do lado é um clone.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1299[/thumbnail]
Fátima
usei o fertilizante com muuuita parcimônia.. borrifava "no ar" e passava o vaso pela nuvem.
Qual a marca de fertilizante que usou? Como eu disse acima estou usando uma bolinha de osmocote, melhorou, mas não muito.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Aloysio escreveu:Olha a elegância! Passou fertilizante como se fosse perfume francês. Agora tá explicado porque essas plantas te adoram. :rever:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .. morrendo de rir aqui...
Paulo escreveu:Qual a marca de fertilizante que usou? Como eu disse acima estou usando uma bolinha de osmocote, melhorou, mas não muito.
Paulo, comprei pras minhas orquideas um da sempre verde... esse da foto abaixo:
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-SdJn ... CN3990.JPG[/thumbnail]

Como o "problema" praticamente foi solucionado, eu já parei com as aplicações e vou observar agora como ela irá se comportar... tenho medo de exagerar e pôr tudo a perder.. hehehehehe :mrgreen:

Nem pensei em usar o osmocote...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem