Pinguicula emarginata: polinização

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pode ser.

Geralmente, sem a polinização a haste já estaria secando. Como esta inteira ainda dá para acreditar que a polinização tenha dado resultado.

Vamos aguardar mais alguns dias Fatima.

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Entre a ultima foto q mostrei e hj, tive alguns probleminhas com a P. emarginata...Parece q ela não estava gostando de ficar no quintal... não gosto de olhar minhas plantinhas e sentir q estão "jururus"... Não sei explicar, mas as folhas estavam perdendo o viço... por isso as tirei do quintal e a coloquei dentro de casa, perto da janela onde pega apenas muuuuita claridade (é o mesmo local onde descobri ser um bom lugar pras sementeiras: muita claridade o dia todo e ao abrigo de ventos, chuva, sol direto e, o mais importante, longe do alcance do meu gato). Depois disso as folhas voltaram a ficar mais vivas e eis q ontem de noite, ao dar aquela olhadinha pra me certificar de q estava tudo bem me deparei com isso:

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-bQdg ... G_5019.JPG[/thumbnail]

É outra florzinha, né?? As pings estão me enchendo de alegria...

Mas ainda tenho uma duvida com relação a essa pinguicula... as folhas possuem mesmo menos mucilagem aparente, se comparadas à P. x sethos, à P. gigantea, etc? Eu ainda acho q a mucilagem dela é tão "ralinha", ou será q ela ainda está se recuperando/adaptando ao novo local q escolhi pra ela? :roll:

Ah! a primeira haste continua lá... tá ficando amarelada agora...

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-Rwjh ... G_5020.jpg[/thumbnail]

É isso... E viva a primavera : dance : rs...rs...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A P. emarginata e meio chatinha mesmo, Fátima :roll: . Ela não curte muito ficar exposta ao Sol, mesmo que por um tempo mínimo, portanto você vez bem de removê-la do local aonde se encontrava visando salvaguardar sua vida : joia : . Agora, quanto aquela protuberância no centro, saiba de antemão que sua planta continuará a produzi-las até o final do verão, pois é nesta época do ano que elas florescem :D .

Obs.: Continue monitorando esta haste floral, pois vai que dali sai alguma coisa boa :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

O Rodrigo já é o expert em Pinguiculas da comunidade. E já deixou seu veredito que por sinal eu concordo. : joia :
Fatikn escreveu:... Ah! a primeira haste continua lá... tá ficando amarelada agora...
Pôxa, parece que daí não vai sair sementes. A haste não deve amarelar antes de ter a cápsula com as sementes. :oops:

Ainda bem que vem nova haste por aí Fatima. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu: Agora, quanto aquela protuberância no centro, saiba de antemão que sua planta continuará a produzi-las até o final do verão, pois é nesta época do ano que elas florescem .
Rodrigo, fiquei tão feliz com seu comentário q nem me sinto triste por não ter conseguido polinizar essa for tão pequenina... hehehe... a florzinha dela é tão, mas tão lindinha q só de saber q ela ainda pode me dar essa alegria até o final do verão apaga toda e qq frustração com o insucesso na polinização... :mrgreen:
MarcielS escreveu:Pôxa, parece que daí não vai sair sementes. A haste não deve amarelar antes de ter a cápsula com as sementes.
Acho q você tá certo, Marciel... hj a haste tombou... amareladinha, murcha, murcha... já cortei.... A proxima flor vem vindo, mas com sinceridade... é uma flor tão, mas tão pequena e delicada e q me deu tanta aflição de poliniza-la q acho q não tentaria de novo, não... :lol:

Valeu, amigos! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Esta danada produz uma flor atráz da outra e não se cansa kkk Que beleza Fatima, de uma olhada na haste, se o fruto se formou, ele é mais achatado e se rompe quando está maduro, parece que as sementes não caem facilmente com o vento mas tome cuidado no coleta-las pois são poucas, mais ou menos umas 5 a 10 por fruto.

Sucesso!


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Duas de minhas 3 emarginatas florindo agora no verão, devo fazer a polinização cruzada ou não?


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Sinceramente, Vinicius, eu não saberia dizer... pq depois de um tempo, eu perdi essa ping, e das vezes q tentei uma polinização, não consegui sucesso! mas tente! quem sabe dá certo! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem