Pimenta Rosa

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pimenta Rosa

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Um de meus hobbies é cozinhar e sou muito bom nisso. Pois bem a mais de 10 anos eu conheci a pimenta rosa, um grão semelhante a pimenta do reino, mas muito mais suave e com sabor delicado.

Muitas vezes imaginei e preparei algum prato usando a pimenta rosa que é muito cara, hoje eu verifiquei e está na base de R$ 45 o kg comprando a granel.

O engraçado aconteceu a uns 4 anos, eu estava indo num domingo para São Paulo de ônibus e parou num pequeno engarrafamento e quando olhei do lado tinha uma arvore com um monte de sementes que pareciam a pimenta rosa e tirei a foto abaixo.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=633[/thumbnail]

Quando voltei para casa fui pesquisar sobre a pimenta rosa e descobri que ela nada mais é do que a semente da aroeira, uma arvore muito comum no Brasil. :oops:

E por que estou postando isso agora? Simples, porque uma rua acima de onde moro tem uma aroeira que está carregada de sementes e toda vez que passo por lá colho um monte.

Detalhe, a pimenta rosa é muito consumida na europa e grandes chefes brasileiros de cozinha a conheceram lá e importavam pagando um preço alto quando aqui você pode pegar em qualquer lugar.
O maior uso da aroeira aqui no Brasil é medicinal.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ...eu verifiquei e está na base de R$ 45 o kg comprando a granel.

...descobri que ela nada mais é do que a semente da aroeira, uma arvore muito comum no Brasil. :oops:

...a pimenta rosa é muito consumida na europa e grandes chefes brasileiros de cozinha a conheceram lá e importavam pagando um preço alto quando aqui você pode pegar em qualquer lugar.
É vivendo e aprendendo Paulo, rs.

O negócio é colher o máximo que puder e fazer uma promoção de pimentas rosa, heheh. :mrgreen:

Abç

ps 100 sementes a R$ 15,00 no ML. Caraca! :shock:


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Aqui onde eu moro ela é chamada de pimenta-aroeira, dá em tudo quanto é lugar, até na beira da praia, as vezes quando a maré sobe fica embaixo d'água, com mais ou menos 10 cm³ de cacho de sementes
Legal saber que vale alguma coisa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:...hoje eu verifiquei e está na base de R$ 45 o kg comprando a granel...
45 mangos o kilo :shock2: ? Uiii, isso é que eu chamo de uma facada no bolso. Agora fica aqui a pergunta; se a árvore é comum no Brasil porque esse preço absurdo para suas sementes?


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Sensacional.
Sempre pensei que fosse pimenta mesmo.
Hahaha


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

A primeira foto foi tirada anos atrás de dentro de um ônibus na marginal do rio Sorocaba, tem um monte delas lá e foi um close.

Na foto de baixo está a aroeira minha vizinha, como o Marciel disse que vale R$ 15 cada 100 sementes no ML então essa pequena arvore vale um bom dinheiro, se for em conserva deve valer mais.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=643[/thumbnail]

E como foi falado em preço olhem essas palmeiras imperiais.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=644[/thumbnail]
Então, até 2003 eram paineiras e como estava encerrando o mandato do prefeito foi resolvido troca-las pelas palmeiras ao custo de R$ 20.000,00 cada. Opa eu estava esquecendo a dona da empresa de paisagismo que vendeu era mulher do prefeito.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Paulo escreveu: Então, até 2003 eram paineiras e como estava encerrando o mandato do prefeito foi resolvido troca-las pelas palmeiras ao custo de R$ 20.000,00 cada. Opa eu estava esquecendo a dona da empresa de paisagismo que vendeu era mulher do prefeito.

Paulo
Isso tá cheirando a uma velha realidade brasileira que é a corrupção política, sem falar que uma rua de paineiras fica mais bonito do que de palmeiras, especialmente em flores...
O que foi feito das paineiras? Viraram forma de o prefeito lucrar também?


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem