Pesticidas provocam perda de biodiversidade

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Pesticidas provocam perda de biodiversidade

Mensagem por MarcielS »

Nature.com - Sharon Oosthoek - 17 jun 2013
Produtos químicos agrícolas afetam invertebrados em riachos e solo, mesmo em níveis "seguros".

[thumbnail=center]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... female.jpg[/thumbnail]
O uso de pesticidas pode reduzir a biodiversidade de insetos, como a libélula imperador (Anax imperator).

Defensivos agrícolas têm sido associados a generalizada perda de biodiversidade de invertebrados em dois novos trabalhos de pesquisa.


O uso de pesticidas reduziu drasticamente a biodiversidade regional de invertebrados, tais como efêmeras e libélulas, na Europa e na Austrália, constata um estudo publicado hoje na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Pesquisas anteriores mostraram reduções similares, mas o estudo de Mikhail Beketov, ecologista, no Centro Helmholtz para Pesquisa Ambiental em Leipzig, na Alemanha, e seus colegas analisaram os efeitos dos pesticidas sobre grandes regiões. A equipe examinou 23 córregos nas planícies centrais da Alemanha, 16 nas planícies do oeste da França e 24 no sul de Victoria, na Austrália.

Eles classificaram fluxos de acordo com três diferentes níveis de contaminação por pesticidas: não contaminados, ligeiramente contaminada e altamente contaminado.

Os pesquisadores descobriram que havia até 42% menos espécies em córregos altamente contaminados que em córregos não contaminados na Europa. Fluxos altamente contaminados na Austrália mostraram uma diminuição no número de famílias de invertebrados em até 27% quando comparada com fluxos de contaminação.

"Isso mostra que nossas avaliações de risco não funcionam", diz Beketov. "Eu acho que devemos nos preocupar com isso, porque os invertebrados são uma parte importante da cadeia alimentar."

Emma Rosi-Marshall, uma ecologista do Instituto Cary de Estudos de Ecossistemas em Millbrook, Nova York, diz que os resultados são convincentes. "Estamos em um momento de crise, com a perda de espécies em uma escala global, especialmente nos ecossistemas de água doce. Considerar pesticidas, juntamente com outras ameaças conhecidas para a biodiversidade, pode ser crucial para travar o declínio de espécies", diz ela.

Mas o toxicologista Keith Solomon, da Universidade de Guelph em Ontário, no Canadá, diz que não tem preocupações sobre o tamanho da amostra do estudo. "Isso levanta a questão de saber o que está acontecendo em todos os outros fluxos lá fora", diz ele. "Se estes fluxos são representativos do pior caso, em seguida, os efeitos podem ser confinado apenas a estes tipos de cenários e não se aplicam a todo o ambiente."

A ameaça do Inseticida

O segundo artigo, de Dave Goulson biólogo da Universidade de Sussex, Reino Unido, analisa o risco ambiental representado por inseticidas neonicotinóides. O trabalho de Goulson inclui dados de empresas agroquímicas e sugere que os neonicotinóides acumulam-se no solo, em níveis que podem matar os invertebrados, tais como Eisenia foetida, um tipo de minhoca. "A maior parte destes estudos sugerem que a meia-vida destes produtos químicos é entre um e quatro anos", diz ele. "Se você aplicar esses produtos químicos, uma vez por ano nas culturas, eles se acumulam."

A revisão de Goulson também cita estudos anteriores que sugerem que as aves granívoras como perdizes, podem estar morrendo depois de comer apenas cinco sementes tratadas com neonicotinóides. O inseticida é mais freqüentemente aplicado como tratamento de sementes para culturas como milho e soja.

Ambos os documentos demonstram a importância da realização de avaliações ambientais após o uso de pesticidas, diz ecotoxicólogo Ken Drouillard da Universidade de Windsor, em Ontário, Canadá. "Não podemos pensar que o nosso trabalho seja feito somente após a avaliação de risco", diz ele. "Infelizmente, durante a crise econômica global, os cortes orçamentais à custa de vigilância da saúde do ecossistema."

... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem