Pesticidas biológicos, naturais e químicos para uso em PCs

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Pesticidas biológicos, naturais e químicos para uso em PCs

Mensagem por rdrgobra »

Já faz um tempo que tenho almejado fazer um tópico a respeito de determinados produtos que poderiam ser usados com segurança em nosso hobby para combater pragas. Eu escolhi aqueles que de alguma forma não apresentariam perigo a nós, nossos parentes e animais (em especial cachorros, gatos e pássaros) e dentre todos aqui saiu a lista que segue:

Óleo de Neem Vitaplan - Pesticida que tem como princípio ativo a Azadiractina um composto natural extraída do Nim Indiano (Azadirachta indica) uma árvore considerada sagrada na Índia. este produto é eficaz contra Ácaros (não todas as espécies), Cochonilhas, Fungus gnat (larva e mosquito), Lagartas, Pulgões e Thrips.

Fumo líquido Vitaplan - Produto natural a base de fumo, indicado no controle e prevenção de pragas como Lagartas e Pulgões.

SPUZIT AF/ NEUDORFF - O mais caro de todos, aparenta ser novidade no mercado. Este pesticida tem como base o extrato natural de Crisântemos, cujo princípio ativo é o composto Piretro. Este tem um amplo espectro de ação eliminando praticamente as mesmas pragas que o Óleo de Neem Vitaplan exceto, pelo que pesquisei, Ácaros.

Forth Defende - tem como princípio ativo a Rotenona. Esse composto é extraído do Timbó (Derris urucu), uma planta da Amazônia. Elimina as mesmas pragas que o óleo de Neem.

ORGANOBAT - Esse daí é uma "mistureba" danada. O mesmo é composto por óleo de Neem, óleo essencial de citronela, extrato de Capsicum sp. (pimenta vermelha), sabão de coco, óleo mineral, óleo vegetal não transgênico e água. Devido a esta "miscelânea" na sua formula o mesmo elimina uma ampla gama de pragas de cultivo.

Dimy Pronto Uso - A base do composto químico Cipermetrina. Elimina Ácaros, Cochonilhas, Lagartas, Mosca Branca, Pulgões, Percevejos e outros insetos que danificam as plantas.

Dimy Jardim (Multinseticida) - Inseticida em Aerosol a base de Tetrametrina, Esbiotrina e Fenotrina. Usa água como propelente e por isso pode usado nas plantas para combater Cochonilhas, Cupins, Formigas, Lagartas e Pulgões.

Dimy Pel - Inseticida biológico que tem como princípio ativo o Bacillus thuringiensis var. israelensis, uma bactéria que atua no intestino de Lagartas e larvas de Fungus gnat cristalizando esse órgão o que implica na morte dos insetos.

Dimy Enxofre - Fungicida de contato usado para controlar Ácaros, Cigarrinhas, Pulgões e alguns tipos de fungo (Fumagina, Oídio e Ascomycetes).

FUNGIDOR SPRAY - Fungicida de contato usado cono controle da Mancha Negra (Diplocarpon rosae) e do Oídio. Tem como principio ativo o composto Difenoconazole do grupo químico Triazol.

REPMAX ALHO - Produto a base de alho que se mostra eficaz no combate de insetos (Pulgões e Thrips) e fungos (Míldio e Oídio).

Extrato pirolenhoso (sem marca específica) - Também conhecido como ácido pirolenhoso é um produto extraído da queima da madeira e atua tanto no controle de pragas como na adubação. Foi desenvolvido no Japão há seculos atrás e ainda hoje mostrasse presente na agricultura daquele pais. No brasil é vendido em algumas floriculturas ou orquidários.

Combate Ácaros, Cochonilhas, Gafanhotos, Gorgulho, Lagartas, Mosca branca (Bemisia argentifolii), Nematóides, Podridão Mole causada pela bactéria Erwinia sp. , Percevejos, Pulgões, Thrips etc.

Straik Mata-larvas - O Aedes aegypiti não é uma praga de cultivo, porém nas condições que mantemos algumas de nossas PCs podemos estar tornando nossos lares um criadouro deste mosquito e por isso resolvi incluir este produto nessa lista. O mesmo tem como princípio ativo o composto químico Piriproxifeno que mostrasse letal para as larvas tendo ainda um efeito prolongado o que garante sua ação por meses.

Obs.:

1) A maioria dos produtos pesquisados é do tipo pronto uso com exceção do Dimy Pel, Dimy enxofre e extrato pirolenhoso.

2) O Dimy enxofre, diferente do enxofre comum, pode ser diluído na água.

Bom espero que isto ajude aqueles que tenham que enfrentar insetos indesejados ou quaisquer outras pragas de cultivo.

Até a próxima e fiquem na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

interessante, Rodrigo...

Estou "brigando" há tempos com um ataque de cochonilhas em duas plantas aqui (não carnivoras). Sempre usei o oleo de neem da marca sempre verde e ele sempre foi eficiente...só q dessa vez, as danadas das cochonilhas estão resistindo! E eu começo a pensar cá com meus botões: será q elas já estão criando resistencia ao neem? :roll:

Vou tentar algum outro inseticida dessa sua lista pra ver se consigo dar um jeito nelas por aqui, pq tá complicado!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

É até possível que elas tenham ganho imunidade ao óleo de Nem desta marca, Fátima, porém mais do que exterminá-las seria interessante que você desse cabo de quem as estão levando para suas plantas e as protegendo. Mas como assim Rodrigo? Simples, as Formigas são as responsáveis pela manutenção desta infestação e fazem questão de protegê-las em troca de um liquido adocicado produzido pelas Cochonilhas.

Em outras palavras, acabe com as Formigas e poderá exterminar essa praga ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

putz.. bem lembrado, Rodrigo... por coincidência, a pouco tempo comprei aquelas iscas em forma de gel e me parece q agora elas sumiram... mas nem tinha me atinado de ligar uma coisa com a outra, até pq nunca vi formiga nesses dois vasos.... será q então agora dou jeito de controlar essa praga? tomara.. pq são duas plantas cujas flores eu gosto bastante... :?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

nossa, isso e algo para se salvar nos favoritos mesmo, tópico de suma importância amigo, irei ate compartilhar no face pq a galera tem que saber desses detalhes. muito obrigado pela ajuda com esse conteúdo complexo para se explicar amigo.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
LuizEd
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Mar 2018, 17:04
Localização: Rua Santa Isabel, número 46, Campo Alegre, Alagoas.
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por LuizEd »

Alguns colegas usam produtos naturais, como o próprio óleo de nim feito de maneira caseira, com sabão e álcool, usam também uma diluição feita com pimenta e também usam urina de vaca. Acho que esses três são os caseiros mais eficientes que já vi alguém utilizar em plantas que não sejam carnívoras, vale a pena testarmos também já que são, teoricamente, de fácil acesso.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

LuizEd escreveu:Alguns colegas usam produtos naturais, como o próprio óleo de nim feio de maneira caseira, com sabão e álcool, usam também uma diluição feita com pimenta e também usam urina de vaca. Acho que esses três são os caseiros mais eficientes que já vi alguém utilizar em plantas que não sejam carnívoras, vale a pena testarmos também já que são, teoricamente, de fácil acesso.
mas em carnívoras é diferente. sou a favor de toda experiência, mas esta ser em uma só e somente qdo se tem várias das mesma. sempre analisar os resultados de uma, senão poderá matar todas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Isaac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Abr 2018, 11:45
Localização: Sales Oliveira - SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Isaac »

LuizEd escreveu:Alguns colegas usam produtos naturais, como o próprio óleo de nim feio de maneira caseira, com sabão e álcool, usam também uma diluição feita com pimenta e também usam urina de vaca. Acho que esses três são os caseiros mais eficientes que já vi alguém utilizar em plantas que não sejam carnívoras, vale a pena testarmos também já que são, teoricamente, de fácil acesso.
Creio que a urina de vaca irá acrescentar muitos minerais ao substrato, o que poderá comprometer a planta.


LuizEd
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Mar 2018, 17:04
Localização: Rua Santa Isabel, número 46, Campo Alegre, Alagoas.
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por LuizEd »

Edson Poscai escreveu:
LuizEd escreveu:Alguns colegas usam produtos naturais, como o próprio óleo de nim feio de maneira caseira, com sabão e álcool, usam também uma diluição feita com pimenta e também usam urina de vaca. Acho que esses três são os caseiros mais eficientes que já vi alguém utilizar em plantas que não sejam carnívoras, vale a pena testarmos também já que são, teoricamente, de fácil acesso.
mas em carnívoras é diferente. sou a favor de toda experiência, mas esta ser em uma só e somente qdo se tem várias das mesma. sempre analisar os resultados de uma, senão poderá matar todas.

Vdd concordo. Só que em experimentação científica nós fazemos acima de 4 repetições pra poder ter análise estatística válida e ai ver se foi eficiente ou não. Mas é vdd, com carnívoras tem que ter esse cuidado msm kkkk.
Isaac escreveu:
LuizEd escreveu:Alguns colegas usam produtos naturais, como o próprio óleo de nim feio de maneira caseira, com sabão e álcool, usam também uma diluição feita com pimenta e também usam urina de vaca. Acho que esses três são os caseiros mais eficientes que já vi alguém utilizar em plantas que não sejam carnívoras, vale a pena testarmos também já que são, teoricamente, de fácil acesso.
Creio que a urina de vaca irá acrescentar muitos minerais ao substrato, o que poderá comprometer a planta.
É, de fato. Tem que fzr uns testes ai.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem