Perguntas sobre bonsai

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Perguntas sobre bonsai

Mensagem por Dioneia »

Eu tenho um bonsai de Tuia Azul de 3 meses para cá as folhas ficaram secas mas o bonsai não morreu. Então gostaria de saber ele prescisa de adubo ou não? Ele é um bonsai joven, acredito que tenha menos de 5 anos.

SE sim:


1- Tenho aqui em casa um pacote de Torta de Mamona + Farinha de osso devo usar nele? Se sim , qual a quantidade?

2-Posso usar adubo químico? Se sim, qual a quantidade?

3- Devo mudá-lo de vaso? Qual é o procedimento?

4- :?:

Fotos:

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg687/sc ... es=landing[/img]

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg17/sca ... es=landing[/img]


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
thiago m
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 21 Fev 2011, 21:29
Localização: buritis-MG
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por thiago m »

olha não sou nenhum Experte em bonsai,mais vou te dar uma dica que muitos bonsaistas me deram,coloque em um vaso maior,ou mesmo uma mamadeira.e lembre se de uma coisa fundamental com os bonsai,paciência,e outra coisa se sua planta esta debilitada não adube-a por agora observe o substrato se não esta muito compactado,dê bastante sol e água com moderação.


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Bom, as fotos estão ruins, mas parecem um daqueles "mal-sai" de mercados... eu diria pra você passar pra um vaso maior com substrato adequado e esperar a recuperação, tuias são lentas e não indicadas pra principiantes, são muito sensiveis também, se quiser se aventurar na arte busque no google sobre a maneira de lidar com eles e compre mudinhas normais saudáveis e desenvolvidas em floriculturas, não esses galhinhos em bandeja apertada : joia :


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

João as dicas que o matheus te deu estão corretas,você deve coloca-la em um substrato areado(areia de rio,caquinhos de tijolo bem moido,etc),te aconselho a visitar este site https://www.atelierdobonsai.com.br/forum,ele" onclick="window.open(this.href);return false; é de um bonsaista bem conhecido,o mestre Mário A.G.Leal,é muito bom,inclusive tenho conta lá...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Olha, a minha tuia passou por esse problema de secagem e não consegui recuperar. :cry:

Esse forum que o Thássio recomendou é ótimo.

O substrato que uso é composto por caco cerâmico com granulometria de 3 cm em média, pedriscos e uns 15% de matéria orgânica. Como é seu substrato?
Como está debilitado, sugiro tomar sol não muito forte (pode ser a causa da secagem das folhas) e não fazer rega em abundância para que as raízes não apodreçam.
Sim, Torta de Mamona + Farinha de osso são ótimos, mas a planta deve se recuperar primeiro.
Também uso NPK 10-10-10.
Eu cortaria os galhos secos.
Experimente a técnica da mamadeira.
Também não me recomendaram a tuia por ser iniciante. Opte por ficus, jabuticabeira, romã... essas de cultivo fácil.


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Pra mim a planta mais indicada pra iniciantes é a acerola que é muito resistente a poda e também poda radicular outra é a pitanga que sicatriza muito rápido e é bem resistente também!!eu tenhp pré bonsais de acerola e gameleira(ficus sp.)e umas plantas para futuros "yamadoris"(na cultura oriental é o ato de retirar plantas quase formadas para bonsai na natureza)...

um abração João e fique com Deus!!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

Lucy escreveu:Olha, a minha tuia passou por esse problema de secagem e não consegui recuperar. :cry:

Esse forum que o Thássio recomendou é ótimo.

O substrato que uso é composto por caco cerâmico com granulometria de 3 cm em média, pedriscos e uns 15% de matéria orgânica. Como é seu substrato?
Como está debilitado, sugiro tomar sol não muito forte (pode ser a causa da secagem das folhas) e não fazer rega em abundância para que as raízes não apodreçam.
Sim, Torta de Mamona + Farinha de osso são ótimos, mas a planta deve se recuperar primeiro.
Também uso NPK 10-10-10.
Eu cortaria os galhos secos.
Experimente a técnica da mamadeira.
Também não me recomendaram a tuia por ser iniciante. Opte por ficus, jabuticabeira, romã... essas de cultivo fácil.
Lucy,

O meu substrato eu acho que é só terra...


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

A planta pode estar sufocada. O bonsai gosta de solo bem ventilado.


leonardo.fillipe
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Ago 2010, 23:39
Localização: Recife PE
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por leonardo.fillipe »

Eu uso como adubo o Osmocote 15-09-12 nos meus bonsai e mais seguro. No inicio perdi algumas plantas por conta da torta de mamona e farinha de osso, esse adubo em excesso queima as raizes e mata a planta. Em relaçao ao substrato procure utilizar um bem drenado que näo retenha muita agua pois essa especie näo tolera e pode deixa-la em pleno sol. Procure da uma boa pesquisada para conhecer melhor sua planta como alguns colegas informaram.


Abs.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem