passo a passo estufa climatizada

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
desenho31
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Mai 2013, 10:15
Localização: sao jose dos campos sp
Contato:

passo a passo estufa climatizada

Mensagem por desenho31 »

caros amigos que pretendem fazer sua primeira estufa tenho outras estufas mais simples e ate uma bem complexa mas esta e simples eu achei em minha bagunça de tralhas aqui de casa um gabinete de 16" de um rack de telecom. ai tivi uma ideia de elaborar uma estufa de germinação pegue os sequintes materias entao em casa
lista de material
4 parafusos longos de 6mm para fixa a ventoinha= fan
1 fan de 15cm 24VDC
1 gabinete 16"
1 fonte 120~240\ 24VDC
1 lampa 15W de geladeira
berso colante
fita helerman(fita 7)
conetor agulha e gaveta
sindal

lista de ferramentas
1 chave fenda
1 alicate de corte
1 furadeira
1 broca 8mm
1 broca 32mm
1 faca
entao primeiro fiz 4 furos de 8mm
para fixar apos furar fixei a fan na parte traseira
fixei a fonta na traseira do gabinete e usei o berço colante para guia o cabo
[img]http://imageshack.us/a/img7/3785/20130512121449.th.jpg[/img]
fan e fonte fixadas e cabos guiados por berço colante
apos furei com a broca de 32mm o centro do gabinete e fixei o conetor da lampada no furo com fita 7fiz os dois conetores gaveta num fio
ai ela fico linda asim
mas ainda nao ta 100% pois falta a parte de controle de temperatura que farei amanha com ajuda do meu irmão onde a mesma ira so ligar a ventoinha somente quando a estufa tiver com a temp interna de 30ºc e se desativara a 27°c muito lindo e você podera fazer com um pc velho ke tem jogado em casa vou fazer um asim tb e vou posta pra você ver que nao e dificil e postarei outro projeto a lampada led direto do 220 ou 110


Att: DESENHO31
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Projeto interessante este Jean, estou louco para saber como será quando ele estiver totalmente concluído. Meus parabéns pelo empenho e sucesso aí : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Ficoi muito bom...também fico no aguardo por novidades.

Qual a altura mesmo?
O fluxo de ar é ajustável?

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
desenho31
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Mai 2013, 10:15
Localização: sao jose dos campos sp
Contato:

Mensagem por desenho31 »

colega a autura e 25cm e o fluxo de ar e controlado por um termostato onde a tem fica entre 27 e 30º e nocaso de eu usar uma lampada de baixa temperatura ela nao esqueta e nao perdemos umidades por as partes serem de metal a agua nao eskenta evitando prodrida

geante amanha vo monta o temo stato e passo pra vcs o projeto eletrico do termo
aqui neste tropico pois imdependente de sewr um utro projeto omesmo e anexado aeste pra finalizaçao


Att: DESENHO31
desenho31
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Mai 2013, 10:15
Localização: sao jose dos campos sp
Contato:

Mensagem por desenho31 »

ola gente como prometido o resto do projeto e como o meu celular estava com minha esposa não consegui tirar foto da montagem do termostato mas tenho aqui pra vocês o esquema elétrico gastei R$30,00 pra monta o termostato
lista de componentes
LM35 DZ Precision Celsius (centígrados) Sensor de temperatura
IC2: TL431 2,5 V tensão de referência de precisão
IC3: LM358 . dupla fornecimento único Op-amp
LED1 - LED de 3 milímetros ou 5 milímetros
Q1 - transistor PNP de uso geral (A1015, ... ) com BCE pin-out)
D1, D2 - diodos de silício 1N4148 (ou 1SS133)
D3, D4 - 1N400X (x = 2,,,, 0,7) diodos retificadores
ZD1 --- Zener diodo, 13V, 400mW
Preset (trim pot) : 2.2K (Temperature set point)(# 222 or 2k2)
Resistor : (1/4W ou 1/6W)
R1 - 10K
R2 - 4.7M
R3 - 1.2K
R4 - 1K
R5 - 1K
R6 - 33 O
Capacitores:
C1 - 0,1 uF cerâmico ou boné mylar (n º 104 ou 100n)
C2 - 470 ou 680 mF mF cap eletrolítico. (16V min)
Diversos itens:
soquete de 8 pinos - x 1 pcs
relé miniatura - DC12V SPDT, bobina = 400 O ou superior
agora vamos ver ela com as novas moradoras

novos moradores 8 espesias diferentes estao esperando pra germina mas esta ai qualquer duvida de como montar qualquer parte eu estou aqui pra ensina
e agora gostaria de saber que quer aprender a fazer uma lampada led ligada direto no 220 ou 110 sem presisar de fonte?
quero 10 pedidos de membros diferente pra executar o novo conhecimento
(obs: as 10 pessoas e so pra garantir que meu projeto sera visitado por pelo menso 10 pessoas ok tenho muitas ideias pra dividir


Att: DESENHO31
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Boa noite colega,

Seu projeto é muito interessante, se parece com muitos já descritos aqui exceto pelo controle de temperatura que você usa.
Existe alguma tinta especial na carcaça interna do seu gabinete afim de evitar a corrosão por umidade?

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Desenho, teria como colocar o esquema em outro servidor? no imageshack está ruim para ver, está pequeno demais.
Mas pela lista de componentes, você montou um rele ativado por um op-amp comparador?


desenho31
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Mai 2013, 10:15
Localização: sao jose dos campos sp
Contato:

Mensagem por desenho31 »

Carnivoras_Online escreveu: Existe alguma tinta especial na carcaça interna do seu gabinete afim de evitar a corrosão por umidade?

Abraço
Caro colega o material deste gabinete e especial e uma liga entre latão e aluminio industrial uzado muito em componetes de telecom que presisam ficar expostos a ação do tempo.
Rodrigo escreveu:Desenho, teria como colocar o esquema em outro servidor? no imageshack está ruim para ver, está pequeno demais.
Mas pela lista de componentes, você montou um rele ativado por um op-amp comparador?
passa um outro servidor ou eu te mando o site que eu peguei o esquema eletrico tem ate aplaca pci pra você fazer no acido

mas sim usei um rele ativo recichado de dois polos chamado rvr como ele funciona com baixa tençao nao gastei nada
e sim usei umcontrolador de teção para regular no controlador de teção joguei 0,3 para ligar e 0,26 pra desliga muito simples to indo no centro agora verificar componentes para um verificador de umidade


Att: DESENHO31
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

posta a imagem no postimage.org ou passa o site de onde você pegou.
se me permitir, posso retirar o rele, colocaríamos um transistor de potência mais forte, um 555 para chavear a tensão em uns 18khz e teríamos uma luz mais econômica / eficiente.


desenho31
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Mai 2013, 10:15
Localização: sao jose dos campos sp
Contato:

Mensagem por desenho31 »

Rodrigo escreveu:posta a imagem no postimage.org ou passa o site de onde você pegou.
se me permitir, posso retirar o rele, colocaríamos um transistor de potência mais forte, um 555 para chavear a tensão em uns 18khz e teríamos uma luz mais econômica / eficiente.
o site e este escol.com.my/Projects/Project-03(Thermo ... oj-03.htmle outra o meus sistema a luz e independente do controlador de temp a luz ta no timer digital e acho o rele mais barato que o processador 555 e outra se ele fizerem as 3 funçao poderiamos usar um 555 ou im pic mas e so pra liga a fan em certa temp e deliga em outra nao precisa de nada robusto pra fazer este trabalho de tapado
agora se fossemos unir um timer digital com o termostato e um controlador de umidade ai usariamos um processador
que sera meu proximo projeto mais ta !@?%$ de acha um esquemade controlador de umifafr com acionamento automático de ultrasom

rodrigo posso participar com mais de um projeto?


Att: DESENHO31
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem