P. 'Sethos': Multipla divisão

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

P. 'Sethos': Multipla divisão

Mensagem por rdrgobra »

Bom, geralmente eu costumo tirar a dúvida dos outros, o que faço com muito prazer, porém desta vez quem precisa de um "help" sou eu. É o seguinte; ganhei uma P. 'Sethos' do Marciel há exatos 4 meses e ela estava linda até resolver florir. Foi aí que ela "enfeiou", pois além da floração a mesma resolveu se dividir não em duas mais em quatro plantas conforme pode-se ver abaixo:

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 0f5496.jpg[/thumbnail]

Eu disse que a planta se dividiu em quatro plantas, mas uma delas se sobrepôs a outra e parece que a esta sufocando lentamente, de forma que a questão é; eu removo a planta do substrato e divido os clones ou deixo como esta e espero o "mais forte" prevalecer :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fico feliz em ver que a planta adaptou-se rapidamente aos seus cuidados Rodrigo. : joia :

É isso mesmo, pois na falta de espaço as maiores prevalecem.

Pode separar em vasos individuais, ou se quiser pode arranjá-las em um vaso maior, de modo que quando maiores fiquem bem próximas umas das outras.

Resumindo, agora ela vai ficar quatro vezes mais bonita, rs.

Oportuno seu tópico, lembrou-me que também tenho que fazer o mesmo com minha Sethos matriz.
Olha ela aqui. A flor caiu hoje e na outra haste tem uma capsula ainda verde.
[thumbnail]https://i1185.photobucket.com/albums/z3 ... 5b4292.jpg[/thumbnail]


Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, muito obrigado por sanar minha dúvida, eu já estava pensando que algo de errado estivesse se sucedendo com ela, mas pelo visto foi só uma preocupação boba. Da mesma forma que a sua Ping, a minha também esta terminando de gerar as sementes e creio que em mais 2 semanas eu já possa colhê-las, semeá-las e ver se dali sai algum híbrido novo (lembre-se que polinizei-a com o pólen da P. esseriana), portanto como pode ver por enquanto terei que deixar os clones como estão :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q bacana, Rodrigo! Qdo vcs falavam q ela se dividia (e a minha se dividiu em duas), eu achei bem interessante, mas em 4? :D

Esses dias tava me lembrando dessa polinização com a p. esseriana.... tive curiosidade de saber como ela estava, mas na correria, acabei me esquecendo de te perguntar... estou torcendo tanto pelo seu sucesso... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Aqui já aconteceu algumas vezes e eu tirei as mudas sem problemas.
A única coisa que não aconteceu até agora foi alguma florir. :?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:A única coisa que não aconteceu até agora foi alguma florir. :?
Paulo, talvez isso isso deva pelo fato de suas P. 'Sethos' serem provenientes de sementes e não de mudas adultas. Eu nunca parei para analisar quanto tempo leva para uma Ping florir, quando a mesma não provêm de clone, porém eu deduzo que tais espécimes estão aptos a entrar em floração logo após completarem 4 anos de vida. Certa vez li que você as germinou a exatos dois anos e, sendo assim, tudo leva a crer que ainda tenha que esperar um pouco mais para que elas possam vir a lhe brindar com uma bonita floração :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Aconteceu a mesma coisa com a minha P. Sethos, perdeu as folhas maiores de se dividiu em quatro. A vantagem é que ela laçou varias hastes florais (5 ou 6) assim que eu colher todas as sementes pretendo separa-la. Quer dizer que a partir de sementes ela demora quatro anos para florir!!? :afraid: :afraid:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

camargothi escreveu:...assim que eu colher todas as sementes pretendo separa-la.
Sugiro cautela ao fazer isso, pois fui separar a minha e quase matei a planta :? . Veja a 7ª postagem na página 5 do tópico Como polinizar e colher sementes de Pinguicula e tire suas próprias conclusões ;) .
camargothi escreveu:Quer dizer que a partir de sementes ela demora quatro anos para florir!!? :afraid: :afraid:
Isso é apenas uma estimativa ;) , mas de qualquer forma algumas PCs costumam ser chatinhas para florir principalmente se forem perenes e provierem de sementes : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Bom dia pessoal!
Peço desculpas pela ausência no forúm, ocorre que estive doente por esse tempo, mas agora estou melhor graças a Deus.

Bom... Eu ganhei algumas sementes de P. Sethos em 10/05 do Marciel, e só agora foi que eu consegui um lugar bom para elas e já visualizei pelo menos três bebezinhos...
Minha pergunta é: Quantos anos vive uma P. Sethos aproximadamente? E se a primeira floração é em aproximadamente quatro anos, ela vai florir mais vezes ou é sua primeira e única floração?

Abraços.


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

MarcioGRocha escreveu:... Quantos anos vive uma P. Sethos aproximadamente? E se a primeira floração é em aproximadamente quatro anos, ela vai florir mais vezes ou é sua primeira e única floração?
Olá Márcio. Parabéns pelas germinações! : joia :

Quatro anos é uma estimativa. Pode ser mais como pode ser menos.

Vai depender do desenvolvimento das plantas, pois é necessário que atinjam a fase adulta para florescer. A floração da Sethos ocorre no outono/inverno, as vezes se estendendo até meados da primavera.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem