Os clones de plantas

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Os clones de plantas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Esse tópico sobre os clones é um gancho de um outro sobre droseras que eu postei a alguns dias e vou falar apenas sobre as plantas carnívoras.

Existem muitas plantas por aí que são clones de clones que podem ser estaquias de nepenthes, leaf cutting (corte de folha) de outras plantas ou mesmo cultura de tecido de partes de plantas.
A maravilha é que crescem rápido, mas o grande problema é que a cada geração de clone existe uma degradação porque as plantas já nascem velhas.
Off Topic
Muitos aqui devem se lembrar da ovelha Dolly que foi teoricamente o primeiro animal a ser clonado que para surpresa dos cientistas ela nasceu já velha.
Uma coisa que qualquer capiau que faz clonagem de plantas pelo mundo já sabia, não a fundo apenas sabiam.
O duro é esperar uma planta carnívora ficar adulta partindo de sementes, mas uma hora isso será necessário senão nossas plantas morrerão rápido demais por velhice.

Alguns produtores sérios estão fazendo cultura em tecido usando sementes, o que faz com que a planta cresça mais rápido e são uma nova geração.

Imaginem entre nós que somos amadores e trocamos estaquias ou leaf cutting quantas plantas temos que são velhas.

Bom, sou desorganizado quando quero escrever o que penso, mas acho que isso aqui dá uma idéia.


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ... o grande problema é que a cada geração de clone existe uma degradação porque as plantas já nascem velhas.
Justamente, o hodômetro já vem rodado, rs. Mas se você precisa de uma planta que floresça rápido para propagar por sementes, a solução é essa mesmo.
Paulo escreveu:... duro é esperar uma planta carnívora ficar adulta partindo de sementes, mas uma hora isso será necessário senão nossas plantas morrerão rápido demais por velhice.
É o caso de muitas Dionaeas adultas vendidas no comércio (clones).
Paulo escreveu: ... entre nós que somos amadores e trocamos estaquias ou leaf cutting quantas plantas temos que são velhas.
Boa parte daquelas que não foram geradas por sementes são velhas.
Mas isso é cíclico.
De tempos em tempos, clones de plantas novas acabam repondo as plantas e clones antigos.
Ex: tenho Nepenthes com até seis anos que foram geradas por seeds. Já renderam clones por estaquia.

Abç


Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

por acaso aqui no fórum tem fotos de leaf cutting de dionéias que deram certo queria tentar, mas antes gostaria de ver pelo menos um que que funcionou.


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo e Marciel - Assunto interessante este, creio que o mesmo seja de interesse de toda a comunidade e por isso nas linhas baixo deixo a minha contribuição:

Há exatos 3 meses atrás enquanto moderava o outro fórum de que participo encontrei um tópico de um usuário, da qual não me recordo o nome, que tratava do mesmo assunto. Ali ele, em texto bem bastante incisivo, demonstrava toda a sua preocupação com relação a possível degeneração genética das células de vegetais propagados de forma assexuada (leaf-cutting, haste-cutting, root-cutting e tissue-culture) e tinha como base de apoio o caso da ovelha Dolly, que sendo gerada por meio de clonagem de uma célula animal adulta em poucos anos demonstrava claros sinais de envelhecimento precoce.

Até aí tudo bem, ele possuía argumentos fortes e convincentes, mas es que surgiu uma indagação proposta por um botânico (Nilber, se não me falha a memória) afirmando que tudo isso não passava de "senso comum", em suma puro "achismo". Mas como assim "achismo"? Simples, segundo ele (Nilber) da mesma forma que nenhum estudo científico havia sido feito aprovando a técnica de multiplicação por clones de clones, também não há nada que desabone a mesma, ou seja, a maioria das informações que dispomos são baseadas única e simplesmente em relatos de pessoas que adquiriram plantas clonadas e elas, apesar da aparência saudável, morreram sem mais nem menos. Pode ser que os clones gerados tenham sofrido uma degeneração celular, mas também é possível que algum patógeno agressivo (Fungo ou Fito-vírus) tenha dado cabo delas.

Como podem ver este assunto e escabroso e é possível que não cheguemos nunca há um consenso, porém quero deixar claro que ninguém aqui precisa se desesperar e pensar que suas queridas PCs clonadas irão, da noite pro dia, murchar e morrer. Caso isso ocorra, tenha sempre em mente que outros fatores existentes podem ser os responsáveis pelo infortúnio que tenha se abatido em seus cultivos, portanto fiquem calmos porque mais do que saber germinar PCs, vocês em algum momento precisarão aprender a lidar com a perda.

Tiago - O vídeo abaixo ensina como realizar a divisão de rizoma da Dionaea e de quebra como propagar a planta por meio de leaf-cutting:

]

Note apenas que antes de colocar a folha arrancada no musgo, o indivíduo faz uso de um hormônio enraizador para aumentar as chances de brotação. Já estou lhe adiantando que não faço a minima ideia de que produto seja este e aonde encontrá-lo, OK : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Quando abri esse tópico não foi para dizer que tenho medo de perder plantas, é mais um tópico teórico do que prático.

Uma coisa o Marciel disse e concordo com ele, é a forma mais rápida de conseguir plantas adultas para que produzam sementes.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, ontem quando o Carlos postou aquele comentário no seu outro tópico eu fui enfático em dizer que temia pela degeneração das plantas advindas de múltiplos clones, mas depois lembrei-me do referido tópico no PCBR que abordava tal assunto e resolvi compartilhar tal informação aqui. Desculpe se dei a entender que estávamos discutindo uma bobagem, juro que esta não foi minha intenção.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Ficou um pouco grande, mas essa é minha opinião sobre o tema:
Quando um indivíduo nasce, suas células tronco se dividem para originar tecidos. A divisão dessas células na faze embrionária necessita ocorrer de forma intensa. Isso é possível graças a existência de uma enzima chamada telomerase.

Essa enzima, reconstitui o telômero (localizado nas estremidades dos cromossomos), parte do Cromossomo que se desgasta no ato da divisão celular preservando o DNA e se corroendo no lugar dele. Por motivos ainda desconhecidos, com a idade, cessa-se a produção de Telomerase, caracterizando que um indivíduo atingiu a faze adulta e já está adentrando a velhice.

Nesse ponto, por não haver mais a reconstituição do telômero, este acaba por se desfazer com o tempo. Quando ele esgotar-se, não há mais a possibilidade de ocorrer a divisão, caso o contrário danificaria-se o material genético, causando anomalias. Assim as células mais velhas começão a morrer e não conseguem mais se dividir. Caracterizando o que é popularmente chamado de morte natural.

Uma das particularidades que podem influenciar a produção de telomerase é o metabolismo de um indivíduo. Quanto mais rápido o metabolismo, menor a quantidade de tempo que será produzida a enzima. É o que acontece com nós animais. Nosso metabolismo geralmente é tão acelerado que a produção da telomerase cessa-se cedo. Enquanto que nas plantas, o metabolismo normalmente é mais lento, consequentemente a produção de telomerase persiste muito mais que nos animais.

Com base nisso, pode-se concluir que os clones "permanecem" com a mesma idade de suas matrizes no momento em que elas foram replicadas. De forma a que caso um indivíduo fosse clonado aos 50 anos (por exemplo), seu clone já nasceria com 50 anos de idade do seu tempo de vida reduzido e não como um recém nascido da forma com que a mídia mostra. Essa é uma das possíveis explicações do porquê da morte precoce de Dolly.

Agora, relacionando isso as PC's. Se selecionarmos uma droserácea qualquer que viva x anos e clonássemos ela no tempo em que ela apresentar 5% de x em anos (tempo em que a planta estudada atingiu a faze adulta), seus clones já nascerão com 5% de x em anos a menos. Caso replicássemos esses clones outra vez, teríamos que esperá-los atingir novamente tamanho adulto, o que sairia em torno de 10% de x em anos, e a geração de clones viria ao mundo com 10% de x em anos a menos que a geração paternal. E por aí vai


Como o Paulo também sou meio desorganizado quando escrevo o que penso, então espero que esteja entendível
Editado pela última vez por gasagarcia em 08 Abr 2013, 20:16, em um total de 1 vez.


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

De forma alguma encarei sua postagem de forma provocativa e tem que ser mantida.
Afinal meu amigo para que servem os fóruns?

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel - Belíssimo texto, eu confesso que não poderia ter feito coisa melhor. Agradeço-o pela contribuição prestada ao fórum por discorrer sobre esta questão.

Paulo -
Paulo escreveu:Afinal meu amigo para que servem os fóruns?
Eu identifico duas funções principais, a saber:

1) O debate e a troca de ideias, algo que acaba gerando algo de extremo valor; Conhecimento.

2) Fortalecer os laços de amizade entre os vários membros que compõem esta comunidade.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

Rodrigo- Valew pelo vídeo agora já tenho uma boa noção, embora tenham restado algumas dúvidas, vou pesquisar antes em técnicas e dicas de cultivo, qualquer coisa abro um novo tópico lá mesmo : joia :


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem