Os clones de plantas

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
thiagoluaandrade
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Jan 2015, 21:37
Localização: Fiz do Iguaçú - PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por thiagoluaandrade »

Muito interessante o tópico. A clonagem por rizomas eu já fazia, sem saber que era clonagem, a alguns dias quando me inscrevi no fórum eu criei um tópico com o nome "é uma colônia" sobre minha Dionaea, pensei que devido a falta de cuidado do cultivador as mudas semeadas haviam ficado muito agrupadas mas na verdade eram brotos saídos da própria base da planta original, com a ajuda de um estilete esterilizado eu separei eles da base e plantei em novos vasos! As fotos vocês podem conferir no tópico - acho-que-e-uma-colonia-dionaea-t5499.html - (desculpem, não sei ainda como criar um link). Sobre o hormônio enraizante, eis a questão, já faço mudas por estaquia (de árvores frutíferas para a produção de Bonsai) e pelo método de alporquia, ambas as técnicas, para aumentar as chances do enraizamento podem fazer uso dos chamados "hormônios enraizantes", a composição consiste basicamente em nitrogênio e ácido indolbutírico (AIB), mas pelo que sei o nitrogênio não é bem aceito pelas PCs já que elas absorvem o mesmo através de suas armadilhas e não de suas raízes.

Abaixo segue uma receita de enraizante natural feito a partir das variedades de salgueiro:
Instruções

1- Colha um punhado de ramos de salgueiro com tamanhos entre 10 e 15cm. Ramos mais novos são melhores; evite ramos secos. Qualquer variedade de salgueiro (gênero salix) irá servir, uma vez que todas elas contêm naturalmente o ácido indolbutírico AIB - um regulador natural de crescimento das plantas.

2- Corte em pequenos pedaços, 5 - 10cm, os ramos de salgueiro utilizando uma tesoura de poda ou cutelo. Você deve ter em média 2 copos com pedaços picados de ramos para produzir 3 litros de hormônio enraizante.

3- Coloque os ramos picados em um recipiente maior e adicione 3 litros de água fervente.

4- Deixe essa espécie de chá de ramos de salgueiro descansar por uma noite. Quanto mais tempo os ramos ficarem de molho, mais AIB será desprendido na água.

5- Guarde o hormônio enraizante na geladeira em um recipiente fechado e coloque uma etiqueta no recipiente.

6- Mergulhe estacas de plantas na solução de hormônio enraizante durante uma noite antes de plantá-las no solo. O AIB irá penetrar na casca e no caule das estacas, auxiliando no surgimento de raízes e inibindo fungos, bactérias e doenças virais.

OBSERVAÇÕES:
A solução de hormônio enraizante, quando guardada na geladeira, manterá suas propriedades por até 2 meses.

PS.: Vou fazer uma lista com mais tempo de outras plantas de onde pode-se extrair o AIB e postar abaixo deste.

Só para constar, o hormônio que ele utiliza no vídeo é em pó, segue um link:
https://www.hibiscos.com.br/hormonio-en ... boost-p760

Aqui mais um tipo de "produção natural" de enraizante:
"Tiririca" https://mungoverde.blogspot.com.br/2007 ... irica.html
Editado pela última vez por thiagoluaandrade em 19 Jan 2015, 16:21, em um total de 1 vez.


Três vezes o mal, três vezes o bem...
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Muito bacana cara!

A pergunta agora é: Aonde eu arrumo um salgueiro no meio do cerrado de Brasília?

Abraço


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
thiagoluaandrade
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Jan 2015, 21:37
Localização: Fiz do Iguaçú - PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por thiagoluaandrade »

Você talvez não encontre o salgueiro, mas pode encontrar com toda certeza uma das espécies de "tiririca" Cyperus rotundus, que nasce por todo a brasil, ela também é utilizada para culinária e consumo animal. https://www.plantasquecuram.com.br/erva ... L1MgfldVfA

Ela também é rica em AIB, no segundo link da minha segunda postagem fala um pouco sobre ela.
Hehehehe tenho sorte, aqui praticamente todos os vizinhos tem algum tipo de salgueiro no quintal...


Três vezes o mal, três vezes o bem...
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Ahhhhh verdade! Lembro de ter lido isso. Aqui, inclusive em algum lugar.

Obrigado Thiago!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
thiagoluaandrade
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Jan 2015, 21:37
Localização: Fiz do Iguaçú - PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por thiagoluaandrade »

Nada não! Eu ainda não testei o uso nas PCs, mas vou fazer o teste hoje, finalmente chegou o spagnum que encomendei e vou mudar a Nepenthes e uma das Dionaea de vaso, vou aproveitar e fazer umas estaquias e testar o solução feita com salgueiro e a com folhas de Dio. Abraço.


Três vezes o mal, três vezes o bem...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Informação interessante Thiago, eu confesso que desconhecia que o Salgueiro contivesse AIB. Quanto a Tiririca, por aqui ela é praga e apesar de também ter lido algo a respeito de seu poderes enraizantes aqui no fórum eu nunca a usei para enraizar PCs (Neps, no caso).

Bom quem sabe não é o momento certo de testar este enraizador natural...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
thiagoluaandrade
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Jan 2015, 21:37
Localização: Fiz do Iguaçú - PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por thiagoluaandrade »

rdrgobra escreveu:
Informação interessante Thiago, eu confesso que desconhecia que o Salgueiro contivesse AIB. Quanto a Tiririca, por aqui ela é praga e apesar de também ter lido algo a respeito de seu poderes enraizantes aqui no fórum eu nunca a usei para enraizar PCs (Neps, no caso).

Bom quem sabe não é o momento certo de testar este enraizador natural...

Abs,

Rodrigo F. Costa
Sim cara! Eu fiz o primeiro teste com o AIB extraído da "tiririca" hoje a tarde, após ler sobre o assunto, já que o mesmo é praga no meu lote e o salgueiro tem em todo o bairro não há porque não realizar o teste, fiz com um pequeno rizoma de Dio, um broto sem raiz, cortei ele da planta matriz, deixei de molho no AIB natural por cerca de meia hora a uma hora, agora vamos ver no que vai dar! Mandarei fotos amanhã! Um abraço!


Três vezes o mal, três vezes o bem...
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aqui no fórum tem um tópico sobre o uso da tiririca, inclusive com um vídeo muito interessante.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
thiagoluaandrade
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Jan 2015, 21:37
Localização: Fiz do Iguaçú - PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por thiagoluaandrade »

Paulo escreveu:Aqui no fórum tem um tópico sobre o uso da tiririca, inclusive com um vídeo muito interessante.

Paulo
Este vídeo está em que tópico? Pode me mandar o link por gentileza?


Três vezes o mal, três vezes o bem...
Avatar do usuário
thiagoluaandrade
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Jan 2015, 21:37
Localização: Fiz do Iguaçú - PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por thiagoluaandrade »

Já encontrei! Agora vou assistir ao vídeo, para quem quiser aqui está o link: e-vamos-criar-raizes-com-tiririca-t3795-10.html


Três vezes o mal, três vezes o bem...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem