Oh! Dúvida cruel!

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Oh! Dúvida cruel!

Mensagem por rdrgobra »

Fala pessoal, cá estou eu com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês para poder saná-la. É o seguinte; logo que iniciei neste hobby eu comprei semente de tudo quanto foi tipo de PC e uma delas foi a D. indica. A minha primeira tentativa de germinação fracassou (ou eu pensava ter fracassado) e, depois de 3 meses esperando algo germinar no vaso comunitario que montei (ali havia além da planta citada anteriormente, D. burmannii e U. arenaria), eu resolvi reaproveitar o Sphagnum em uma outra semeadura, desta vez de D. x (nitidula x puchella) e, para isso esterilizei o musgo novamanente e semeei as gemas desta PC que havia comprado do Tuco. Como não era de se esperar, em 2 semanas elas nasceram e estão comigo até hoje me trazendo muito alegria.

O problema é que no ano passado uma planta nasceu no centro deste vaso e pensando se tratar do retorno de uma de minhas Drosera pymaea que havia morrido, inicialmente não dei atenção, porém es que ela adquiriu um formato diferente e depois de 1 mês de germinação pude confirmar que era uma D. indica. Como não semeei esta PC no vaso das pygmaeas, eu deduzo que alguma semente de minha primeira tentativa de germinar esta espécie tenha sobrevivido a minha esterilização e, melhor usou isto a seu favor para ativar a germinação.

Atualmente a planta encontra-se assim:

[img]http://farm9.staticflickr.com/8253/8673 ... 1cb3_z.jpg[/img]

Como podem ver a mesma esta saudável, mas é aí que me vem a questão; Posso mudá-la para um vaso a parte ou é melhor deixá-la aí mesmo? Pergunto isso, pois preciso saber se esta especie de Drosera suporta ser replantada estando neste tamanho e, caso a resposta seja negativa irei deixá-la aonde esta. O bom sendo me diz não é prudente perder um espécime que custou-me a fazer germinar, por causa de uma questão meramente "estética".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Rodrigo,

Isso é bem possível que aconteça, aqui de vez em quando nascem droseras em vasos de sarracenias e qdo investigo descubro o mesmo que você.
Acho que pra matar mesmo a semente tem que ferver durante muuuito tempo ou a mesma ficou meio que protegida pelo musgo.
Olha eu não tenho sorte com transplante de Indica não...fico receoso por você...ainda por cima que essa aí é "Highlander - A Imortal" .

Bom minha experiência com ela, no resumo, é má :(

Se alguém tiver alguma dica por favor exponha.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Parabéns pela D.indica Rodrigo. : joia :

Também optaria por não mexer nela.
Aguardaria pela floração e as futuras sementes.

A D.indica é de porte médio e de folhas aéreas finas que não obstruem a luz do sol, que chega fácil as D. x (nitidula x puchella). Não disputam nem as mesmas presas.

Vai ficar bonito de se ver quando todas do vaso estiverem adultas e floridas.

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Rodrigo, eu também não mexeria nela, visto que tem um único indivíduo...
No inicio do cultivo eu tive 5 indicas, fui transplantar elas por achar que elas sufocariam as D.intermedia que apareceram no vaso elas, e acabei perdendo todas...
Outra coisa amigo, você cultiva elas ao ar livre? A D.indica é bem intolerante ao frio, principalmente ao frio aqui de SP... Na minha "segunda vez" com elas, consegui transplantar todas outras que germinei (eram 8) nessa época mesmo de outono, mas na chegada do inverno acabei perdendo todas novamente. Elas são bem intolerantes mesmo no que se diz respeito ao frio...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Muito obrigado pela atenção pessoal, realmente depois de perder 5 exemplares de D. filiformis "Florida Red" (uma tentativa frustrada de replante custou-lhes a vida) e de ouvir a opinião de vocês quanto este assunto, confesso que desisti de minha empreitada. Não convém "mexer em time que esta ganhando", se é que me entendem :mrgreen: .

Obs.:
WFERnando escreveu:Outra coisa amigo, você cultiva elas ao ar livre? A D.indica é bem intolerante ao frio, principalmente ao frio aqui de SP... Na minha "segunda vez" com elas, consegui transplantar todas outras que germinei (eram 8) nessa época mesmo de outono, mas na chegada do inverno acabei perdendo todas novamente. Elas são bem intolerantes mesmo no que se diz respeito ao frio...
O pior é que cultivo Fernando e, pra piorar, a temperatura mínima por aqui neste Outono tem ficado na faixa de 13/10º C :? . Vou ter que providenciar outro lugar para colocá-la, mas confesso que não sei aonde. Os lugares protegidos de minha casa estão a sombra e esta PC precisa de Sol para se desenvolver, ou seja, encontro-me em um impasse; ou o frio matará a planta ou ela irá a óbito por falta de Sol :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Envolve ela em um saco plástico e faz uns furos pra troca de ar para não cozinhar ela.
Uma estufinha emergencial pra ela vai ajudar pra ela, com garrafa pet também dá certo. Uso aqui nas D.tomentosa...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

você pode colocar em ambiente interno com iluminação artificial : joia :


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fernando - A ideia da garrafa PET é uma ótima pedida, irei providenciá-la o quanto antes. Valeu pela dica, amigo : joia : .

Carlos Sampaio - Construir um "terrário carnívoro" será algo que farei futuramante, pois aí terei um melhor controle sobre determinadas espécies de PCs, cujo cultivo outdoor é mais problemático. Em todo caso muito obrigado pela sugestão dada.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem